quinta-feira, 12 de junho de 2008

Carol e Ana Tereza


As cantoras Carol e Ana Tereza, irmãs, nascidas em São Luís/MA, filhas de Osvaldo Monteiro Rodrigues Filho e Isabel Cristina da Cunha Rodrigues, se dedicam à música desde à infância, participando de Corais como São Joãozinho e Amor e Vida.


Carol (Ana Carolina da Cunha Rodrigues) é aluna da Escola de Música do Maranhão; da Universidade Federal no Maranhão (Licenciatura em Educação Artística) e da Universidade Estadual do Maranhão (Licenciatura em Música) e dedica-se ao estudo de violão e toca vários instrumentos de percussão.

Ana Tereza (Ana Tereza da Cunha Rodrigues) é aluna da Escola de Música do Maranhão e dedica-se ao estudo de cavaquinho, guitarra e violão.


Em 1999, criaram o grupo de pagode “Tô Que Tô No Samba” com o qual conquistam espaço nos palcos de São Luís.

Em 2000, já conhecidas por seus atributos musicais, foram convidadas a participar de vários blocos tradicionais carnavalescos da cidade. Entretanto, optaram por apoiar a estréia do bloco “O Príncipe da Meia-Noite”.


Começaram a fazer apresentações na temporada momesca, nos diversos circuitos carnavalescos maranhenses, inclusive nos “Vivas” de São Luís e, mais tarde, também, se apresentaram em temporadas juninas; apresentações que passaram a ocorrer todos os anos, a partir de então.


No ano seguinte, decidiram criar o grupo de samba denominado “Grupo Ciranda”, fundado por Osvaldo Monteiro, o Goiano, e Isabel Cristina, pais e principais incentivadores de Carol e Ana Tereza. À frente do Grupo Ciranda, granjearam o primeiro lugar no Concurso de Pagode, promovido pela TV Difusora canal 4, Programa Maranhão TV.

Entre mais de 60 grupos inscritos, o Grupo Ciranda classificou-se em 1º lugar nas categorias de a melhor música e o melhor intérprete. Primeiro, de muitos outros prêmios no currículo das irmãs.

Em 2002, já conhecidas pela desenvoltura em palco, elas iniciam uma nova trajetória: nasce a dupla Carol e Ana Tereza, apresentando um repertório maduro que combina grandes composições da MPB, importantes nomes do samba e chorinho brasileiros.

Já, como dupla, Carol e Ana Tereza, no final do ano 2002, recebem o prêmio Revelação da Noite, promovido pela Universidade FM.


No início de 2003, no III Festival maranhense de Músicas Carnavalescas, promovido pelo Sistema Mirante de Comunicação, afiliado da Rede Globo, Carol e Ana Tereza levaram o prêmio como melhores intérpretes, e a música defendida pelas irmãs, PAIXÃO E MAGIA, OH LALÁ FOFÃO, do compositor Oberdan Oliveira, classificou-se também em 1º lugar.


Carol e Ana Tereza, com um repertório eclético e de bom gosto, continuam a fascinar o público nos eventos para os quais são convidadas, como o 4º e 5º Congressos Musicais Promovidos pela Ordem dos Músicos, em 2003 e 2004, respectivamente, e o Círculo de Talento, promovido pela rádio universidade FM em 2003.

A cada ano, elas vêm conquistando maior número de apreciadores. Acompanhadas de sua própria Banda, são possuidoras de um repertório bastante diversificado.

Em todas as suas apresentações: ora nos PALCOS, PRAÇAS ou VIVAS, são sempre muito aplaudidas, pelo talento e graça com que conduzem os seus shows.

Carol e Ana Tereza já fazem parte dos cenários artístico e cultural do Maranhão. Colorem as noites de São Luís com o ecletismo e encantamento de seu repertório.

Algumas vezes, chegam a emocionar o público que lhes assiste quando acasalam música e poesia, ora declamando um dos mais lindos versos de Vinícius de Moraes: Soneto da Fidelidade; ora adicionando à canção Ilha Magnética, de César Nascimento, o poema “Canção sem Rima para uma Ilha”, do grande poeta maranhense Carlos Cunha, de quem as artistas têm a honra de serem netas.

As irmãs encantam pela paisagem de juventude e inteligência que deixam reluzir em cada espetáculo. Declamam Drummond como se ele estivesse presente e fazem do “E agora José?...” um aperitivo para novas músicas, adubadas com a performance que elas irradiam no palco, ora tocando os mais diversos instrumentos musicais, ora dançando.

As vozes melodiosas não são apenas belas, mas traduzem o que há de melhor nas MPB e MPM. Com um repertório eclético, elas disseminam beleza, talento, cultura e arte, na legitimidade do termo. Carol e Ana Tereza lançaram seu primeiro CD no segundo semestre de 2006.


É um trabalho que, sem dúvida alguma, exigiu um certo cuidado por parte das intérpretes quanto à escolha do repertório. Jovens, mas de um gosto musical apuradíssimo, elas incrementam esse trabalho com músicas de sua autoria, de autores maranhenses e nacionais; regravação de chorinho,como é o caso do Urubu Malandro (Louro e João de Barro); e o antigo sucesso dos anos 60, Banho de Lua( F.Migliacci e B. de Filippi), sem falar que essa produção vem essencialmente caracterizada com o estilo das artistas.


Compositores como Antonio Vieira, Marcelo Guimarães, Gerude, César Nascimento, César Roberto, Glad, Carlos Cunha, Wanda Cunha, Isabel Cunha, Jarbas Nojosa e outros estão presentes neste primeiro CD. A produção fica por conta de Marcus Lussaray.

Carol e Ana Tereza já possuem um grande número de admiradores. O Lançamento do primeiro CD teve como fins principais: a divulgação da cultura local através de um show que mostra o trabalho musical das jovens intérpretes, como também o dos compositores da terra e dos demais artistas.

A dupla foi selecionada para participar da programação da FEIRA DA MÚSICA 2005, realizada em Fortaleza, no período de 17 a 21 de agosto.


Como representantes do Maranhão, as artistas aproveitaram a oportunidade para divulgar o seu CD A FIM DE VOCÊ, cujos exemplares foram vendidos em considerável quantidade, revelando a receptividade e a simpatia do público alencarino pelo trabalho desenvolvido pelas maranhenses.


Nos shows realizados, contaram com aplausos e admiração do público; foram requisitadas por vários meios de Comunicação para serem entrevistadas, entre eles, a TV Diário; a TV União; a TV Cultura; a Rádio Universitária de Fortaleza e outros.

Carol e Ana Tereza - Preciso de Alguém

A dupla participou de todas as apresentações comemorativas ao Dia Internacional da Mulher entre 2005 e 2008 no show Mulheres de Upaon-Açu (SECMA/MA) e após realizarem o show Preciso de Alguém (2006, Teatro Alcione Nazaré), participaram da I Semana de Música do Maranhão (2007, Teatro Arthur Azevedo, SECMA/MA).


Após participações no 8º Festival Maranhense de Música Carnavalesca (2008, Sistema Mirante de Comunicação), nas Programações do Carnaval e do São João da Maranhensidade (2008, SECMA/MA), a dupla Carol & Ana Tereza fez em 30/09/2008 o show de abertura do grupo 14 Bis (Centro de Convenções de São Luís) no projeto MPB Petrobrás (Petrobrás/MinC).


Nenhum comentário: