terça-feira, 3 de junho de 2008

Baby do Brasil


Bernadete Dinorah de Carvalho Cidade (Niterói, 18 de julho de 1952) conhecida como Baby do Brasil e também como Baby Consuelo, é uma cantora e compositora brasileira. Fez parte do grupo Novos Baianos de 1969 à 1979.


A carreira artística de Baby caracterizou-se desde sempre pela versatilidade e irregularidade, mas sua presença constante na mídia ao longo de três décadas deveu-se sobretudo ao seu visual extravagante e às suas controversas declarações acerca de discos voadores, supostos poderes mágicos e de clarividência, encontros com Jesus, conversões religiosas e mudança de nome artístico.


A maior parte de seus discos solo não atingiu sucesso de vendas e a maior parte dos fãs de samba e MPB sempre foram relutantes em incluir Baby no panteão dos pesos-pesados desses estilos. De todos os modos, o perfil exótico de Baby, um caso à parte no cenário artístico brasileiro, sempre foi de difícil encaixe em qualquer estética ou corrente musical dominantes.

Baby, oriunda de uma família de classe média alta e criada na cidade do Rio de Janeiro, começa a cantar e tocar violão ainda na infância, inclusive vencendo um festival de música em Niterói aos 14 anos.

No aniversário de 17, foge de casa, rumando para Salvador. Morou embaixo de pontes na cidade e disse ter avistado seu primeiro disco voador nessa época. Em um curto espaço de tempo, participa de um filme do cineasta italiano Giuliano Gemma, passa um período em São Paulo, outro de volta ao Rio e adentra o grupo Novos Baianos.

Em 1969, Baby conhece o guitarrista e futuro marido Pepeu Gomes, que se junta à trupe musical. No ano seguinte, é lançado o primeiro disco dos Novos Baianos, É Ferro na Boneca. Pouco tempo depois, a banda e seus agregados mudam-se para um sítio/comunidade hippie no interior do Rio de Janeiro e, em 1972, é lançado o disco de maior sucesso da banda, Acabou Chorare. Baby e Pepeu permanecem no grupo até seu primeiro hiato, em 1978, iniciando suas respectivas carreiras solo (interdependentes) no mesmo ano.

Seu primeiro grande sucesso solo, a canção "Menino do Rio", aparece no seu segundo disco solo, Pra Enlouquecer, em que Baby aparece posando ao lado de quatro filhos na época: Riroca (que viria a trocar seu nome para Sarah Sheeva), Zabelê, Nana Shara e Pedro Baby.


Os quatro tornaram-se músicos, e as três garotas formaram a girl-band SNZ, que apenas conheceu um esporádico sucesso moderado. Baby ainda daria à luz a outros dois meninos: Krishna Baby (que aparece na contracapa do disco que leva o nome da criança, de 1984) e Kriptus-Rá (presente na capa do álbum Sem Pecado e Sem Juízo, do ano seguinte).


Baby sempre foi muito ligada a correntes místicas e esotéricas, e chegou a integrar a trupe do guru mineiro Thomas Green Morton, que divulgava o poder mágico da palavra Rá e demonstrava entortar talheres e fazer luzes surgirem.

No fim da década de 1990, converteu-se e, atualmente, é pastora da igreja "Ministério do Espírito Santo de Deus em Nome de Jesus".


"SEMPRE busquei os mistérios. Qual é o babado mais profundo que está rolando nas internas do universo. Ficava pensando: “para que serve viver?” Essa foi a razão maior de busca a Deus, tem que haver algum sentido. Tive um encontro com Ele no meu quarto. Uma pessoa entrou na minha casa para me matar. E aconteceu de naquele momento eu me contatar com Deus profundamente e o cara estranho ser colado no chão, não conseguiu mais dar nenhum passo. Quando consegui que ele saísse da minha casa, me ajoelhei e pedi que Deus falasse comigo o que tinha acontecido. Deus falou que queria uma hora comigo durante um mês para me revelar. “De quem é essa voz? Não vou fazer nada, a não ser que você me dê um sinal em português”. E Ele falou: “Em três dias vou testificar”. Em três dias o meu médico, Dr. Eduardo Gomes – um grande divulgador e médico da medicina bio-ortomolecular, que faço há 11 anos – me telefonou dizendo. “Tive uma hora com Deus durante um mês e Ele me revelou muitas coisas”. Tive um ataque: “Quero isso, vou fazer isso”. Ele falou que era na comunidade evangélica. Tomei uma grande decepção. “Deus está com os evangélicos? Aquele povo que não pode nada? E eu com meus cabelos coloridos, minhas roupas?”. Lembrei que as pessoas já me julgaram tanto no passado, eu não ia fazer o mesmo. Fiz os 31 dias de oração na casa dele. No primeiro dia conheci a revelação de Deus sobre o homem ser eterno. Conheci pessoalmente Jesus maravilhoso, que é muito alegre, lindo, muita presença de amor. Ele me levou ao Pai, e eu tive um encontro com nosso Pai tão forte e maravilhoso que deu no que deu esses anos todos. É impossível negar, é impossível retroceder, e impossível me tornar uma pessoa com minhas convicções antigas depois disso. O futuro que me aguarda é um futuro abençoado com Ele, disse Baby sobre a sua conversão.


FONTE

wikipédia

Nenhum comentário: