terça-feira, 3 de junho de 2008

Arthur Maia


Considerado pela crítica especializada um dos melhores baixistas do mundo, Arthur Maia é também cantor, compositor e produtor musical.

Nascido no Rio de Janeiro, começou a sua vida musical tocando bateria em bailes do subúrbio carioca.

Aos 15 anos de idade, ganhou um baixo elétrico de seu tio, o baixista Luizão Maia, e passou a se dedicar ao instrumento.

Aos 17 anos, iniciou sua carreira de contrabaixista profissional, acompanhando músicos como Marku Ribas, Ivan Lins, Luiz Melodia e Márcio Montarroyos.

Fundou e integrou a banda Pulsar e o grupo Cama de Gato, duas vertentes da música instrumental, de grande influência no cenário musical brasileiro.

Participou da Banda Black Rio e, também, do grupo de música pop Egotrip que, na década de 80, teve suas músicas veiculadas nas principais FMs brasileiras.

Maia criou e desenvolveu um estilo próprio de tocar seu instrumento, além do fretless, que executa como poucos e, com isso, tornou-se muito popular e requisitado para trabalhos e shows com grandes nomes da música internacional, como Jorge Benjor, Gal Costa, Lulu Santos, Caetano Veloso, Roberto Carlos, Martinho da Vila, Djavan, Milton Nascimento, Marisa Monte, Leila Pinheiro, César Camargo Mariano, Plácido Domingo, Ayrto Moreira, Paquito D'Rivera, Carlos Santana, George Benson, Ernie Watts e Sheila E., entre outros, além de ser o baixista que vem acompanhando Gilberto Gil há mais de uma década.

Viajou pelo mundo, participando dos principais festivais internacionais, como os consagrados New York Jazz Festival, Festival de Jazz de Paris, Montreux Jazz Festival, The Hage (Holanda), Lugano Jazz (Suíça), Free Jazz Festival e Heineken Concerts (Brasil), entre vários outros.

Seu primeiro disco solo, entitulado MAIA, foi gravado em 1991, sendo lançado no Brasil e na Europa, com significativa aceitação de mercado. Um ano depois, foi consagrado como músico instrumentista, recebendo o Prêmio Sharp de revelação da música instrumental, onde foi eleito por unanimidade.

Em 1996, o músico lançou o seu segundo CD, SONORA, em um show que lotou o Canecão, no Rio de Janeiro, e foi consagrado pela crítica. Esse show foi apresentado em seis países europeus, no Japão e na casa de espetáculos Town Hall, de Nova Iorque, no Festival Brazil/New York, nos Estados Unidos.

Arthur Maia traz consigo uma vasta bagagem de sucessos e se preocupa cada vez mais em fomentar sua carreira solo.

No ano de 2002, Arthur lançou o seu mais recente álbum, PLANETA MÚSICA, pelo selo que ele mesmo fundou, o Cabeçadura Records.

Atualmente, Maia trabalha no projeto de seu novo CD, O TEMPO E A MÚSICA.

Uma das principais composições deste novo álbum é a música "To Nico", que Arthur compôs em homenagem ao grande baixista Nico Assumpção, que foi, sem dúvida, uma grande fonte de inspiração para ele. O guitarrista Scott Henderson faz uma participação especial nesta gravação.

Além disso, Arthur colocará em prática suas novas ideias neste projeto, cantando e tocando violão em suas próprias composições, além do baixo, é claro.

Vale lembrar, também, que Arthur possui o seu próprio estúdio de gravação, o QG ESTÚDIO, que fica na Lagoa de Piratininga, em Niterói, e tem uma vista privilegiada da Baía de Guanabara.

O local era conhecido dos amigos de Arthur, pois lá existia o Nikiti Pub - bar que ele construiu e comandou – onde rolaram jam sessions memoráveis. O bar foi demolido para dar lugar ao estúdio.

Foram muitos tijolos e muito tempo investido até que a obra fosse concluída e as portas abertas ao público.

Hoje o QG ESTÚDIO está em pleno funcionamento e conta com uma equipe de profissionais especializados para atender às demandas de gravação e produção musical para CDs, trilhas e jingles.

Você Sabia?
*Seu primeiro disco solo foi gravado em 1990, sendo lançado no Brasil e na Europa, com significativa aceitação de mercado. Um ano depois, Arthur recebeu o Prêmio Sharp como revelação instrumental.

*Seu segundo CD foi lançado em show no Canecão, com lotação esgotada e consagração da crítica, e, a seguir, em seis países europeus, nos Estados Unidos e no Japão. Em setembro do mesmo ano, se apresentou na casa de espetáculos Town Hall, de New York, no Festival Brasil / New York.

*Arthur Maia integrou diversos grupos de música instrumental: "Garage", "Varanda", "Pulsar", destacando-se a "Banda Black Rio".

*A partir dos anos 80, Arthur participou de dezenas de shows e gravações com grandes nomes da MPB como Jorge Benjor, Gal Costa, Lulu Santos e Caetano Veloso, Djavan, Milton Nascimento, Marisa Monte, Gilberto Gil, entre outros.

*Desde 1993, Arthur vem acompanhando Gilberto Gil em tours mundiais, além de participar de discos e shows de artistas internacionais, como Ernie Watts, Sheila E., Pat Metheny, Carlos Santana e George Benson.

Arthur Maia - Jú


ARTHUR MAIA - TAGIMA


FONTE

wikipédia

siteletras

Nenhum comentário: