quinta-feira, 5 de junho de 2008

Carlinhos Vergueiro

Antes de escolher a música como profissão, o cantor, compositor e violonista Carlinhos Vergueiro já trabalhou na Bolsa de Valores de S.Paulo: auxiliar de pregão e, depois, operador.


O cantor e compositor Carlinhos Vergueiro iniciou a carreira artística em 1973, gravando dois compactos, quando ainda trabalhava na Bolsa de Valores de São Paulo. Em 1974 lançou "Brecha", seu primeiro LP, e passou a viver exclusivamente de música, o que faz até hoje.


Tornou-se mais conhecido do grande público ao vencer o Festival Abertura em 1975 na Rede Globo de Televisão, com a música 'Como um Ladrão', de sua autoria. Músico de formação clássica, teve como professor seu avô Guilherme Fontainha, e aos sete anos de idade já se apresentava ao piano por diversas cidades do interior de São Paulo.


Tem gravados: dois compactos (1973), onze Lps e quatro Cds: "Carlinhos Vergueiro", relançado pelo selo Saci (1995), onde comemorou 15 anos de carreira, dividindo cada música do disco com um convidado.

Participaram: Paulinho da Viola, Caetano Veloso, Djavan, Chico Buarque, Martinho da Vila, Toquinho, Ney Matogrosso, Mestre Marçal, Edu Lobo, João Nogueira e Luiz Melodia, "Contra-Ataque - Samba e (1998), "Carlinhos Vergueiro Ao Vivo", gravado em IS (SP) e "Por todos os sonhos"que acaba de sair pela Som Livre.



Já se apresentou na Itália (Prêmio Tenco em 1983 - San Remo), na França (1984) e em Cuba (1981). Carlinhos produziu discos do grande compositor paulista Geraldo Filme (1980), o último disco de Nélson Cavaquinho - "As Flores em Vida" (1985), o disco "A Ópera do Malandro", de Chico Buarque para o filme de Ruy Guerra (1985) e Candeia (1986) reunindo sambas inéditos deste compositor.



É parceiro de Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Toquinho, Sueli Costa, J. Petrolino, Paulo César Pinheiro, Elton Medeiros, João Nogueira, Paulinho da Viola, entre muitos outros e tem mais de 150 músicas gravadas. É um artista contemporâneo que sempre valorizou suas raízes.

Composições principais: Por que será, em parceria com Vinicius de Moraes e Toquinho (1977) Torresmo à Milanesa, com Adoniran Barbosa (1980) Camisa Molhada com Toquinho (1976) Como um ladrão (1975) e Nosso Bolero, com Chico Buarque (1986) Tocaia de Cobra , com Paulo César Pinheiro (1998) Dia Seguinte, com J.Petrolino (1978) gravada também por Beth Carvalho.Biografia enviada por Elizabeth em 30/11/2009

Você Sabia?

*Em 1972, Carlinhos Vergueiro foi finalista do Festival Universitário da extinta TV Tupi. Três anos depois, ganhou o Festival Abertura, da Globo.

*Carlinhos começou a compor por volta dos 16 anos, quando já tocava violão.

*Carlinhos Vergueiro (Carlos de Campos Vergueiro), até os 12 anos estudou piano com o avô, o pianista Guilherme Fontainha; foi também aluno de Osvaldo Lacerda (composição musical) e Tumiko Kavanani (teoria musical).

*Em 1972, Carlinhos Vergueiro foi finalista do Festival Universitário, da TV Tupi, com a música: "Só o tempo dirá", samba gravado em disco compacto (1973), pela Chantecler.

Theo da Cuica - Carlinhos Vergueiro
Camisa molhada


FONTE

http://pt.wikipedia.org/wiki/Carlinhos_Vergueiro

Nenhum comentário: