quinta-feira, 12 de junho de 2008

Cátia de França


Cátia de França (João Pessoa, 13 de fevereiro de 1947) é uma cantora e compositora brasileira. Catarina Maria de França Carneiro mais conhecida como Cátia de França, desde menina aprendeu a dominar instrumentos como o piano, a sanfona e o violão. Mais tarde se interessou pelos acordes da flauta e pela percussão.

Cátia de França foi professora de música por algum tempo, até começar a compor em parceria com o poeta Diógenes Brayner. Participou de festivais de música popular na década de 60, época em que viajou à Europa com um grupo folclórico. De volta ao Brasil, foi para o Rio de Janeiro, onde contatou outros músicos nordestinos, como Zé Ramalho, Elba Ramalho, Amelinha e Sivuca.


A compositora e cantora Cátia França começou sua carreira musical no Rio, no final dos anos 1970, quando teve canções gravadas por outros cantores nordestinos, como Amelinha e Xangai.

O primeiro LP solo, 20 Palavras ao Redor do Sol, foi lançado em 1979, com músicas compostas com base em poemas de João Cabral de Melo Neto. Sua música tem como fonte a literatura, fazendo referências à obra de Guimarães Rosa, José Lins do Rego, Manoel de Barros, além do citado João Cabral de Melo Neto.

Uma música da cantora Cátia de França foi trilha sonora do filme Cristais de Sangue, de 1975. Foi parceira de palco de Jackson do Pandeiro durante a primeira versão do Projeto Pixinguinha, em 1980.


Em cerca de 40 anos de carreira, Cátia gravou três LPs: Vinte Palavras ao Redor do Sol, Estilhaços e Feliz Demais, e dois CDs: Avatar (com participações de Chico César e Xangai ) e Cátia de França canta Pedro Osmar, no qual ela demonstra a força criativa da música paraibana.

Cátia também adentrou pelo mundo da literatura e das artes plásticas, com destaque para os livros Zumbi em Cordel, Falando de Natureza Naturalmente (infantil) e Manual da Sobrevivência, um resgate de sua trajetória pessoal e profissional. A cantora, celebrada em todo o país, reside em João Pessoa desde meados dos anos 1990.


Você Sabia?
*Cátia de França é um dos ícones da música nordestina que, a partir da década de 1970, revelou para a Música Popular Brasileira nomes, entre outros, como os de Zé Ramalho (produtor do primeiro vinil de Cátia de França, "Vinte palavras girando ao redor do sol", 1979), Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Alceu Valença e Tânia Alves.


*Para Hermínio Bello de Carvalho: "...quando Cátia surgiu, surgiu com ela também a estranheza. Da voz, do repertório, da coisa comportamental que ela trazia. Ou seja, ela não era uma artista de consumo, ela não era um produto, ela era uma artista genuína, que tinha uma proposta de trabalho muito interessante, uma voz absolutamente original."


*Inspirada nas obras de Manoel de Barros, João Cabral de Melo Neto, José Lins do Rego, Guimarães Rosa e Henry David Thoreau... Cátia de França, paraibana de verve artística e presença de palco inconfundíveis, presenteia o público com décadas de suingue, força poética, e boa música.


*No repertório do show "Cantoria de Cátia de França", além das composições consagradas na sua própria voz e por intérpretes do quilate de Elba Ramalho (Kukukaia –Jogo da asa da bruxa), Amelinha e Chico César (Coito das Araras), Clementina de Jesus (Meu boi surubim) e Xangai (Antoninha), a artista também apresenta músicas inéditas de "Hóspede da natureza", lançado em 2009.


*A artista Cátia França dona de carreira ininterrupta por mais de 40 anos, foi recentemente agraciada com os prêmios "Mestre das Artes Canhoto da Paraíba", pela sua cidade natal e com o "Itaú Cultural", em São Paulo.


*Xangai, cantor, compositor e violeiro, gravou várias músicas de Cátia de França ao longo de sua carreira e, juntos, já realizaram shows pelos quatro cantos do país. Para a "Cantoria de Cátia de França" no Teatro Rival Petrobras, Xangai traz a multiplicidade da música do sertão, com toda a sua beleza, sofisticação e, acima de tudo, simplicidade.


*O álbum "Hóspede da Natureza" foi gravado num estúdio caseiro na cidade de São Pedro da Serra, no interior do estado do Rio, onde a cantora vive desde 2006.

*A cantora, compositora e instrumentista Cátia de França e Banda (Marcelo Bernardes, sax e flauta; Sérgio Chiavazzoli, violão e viola de 12 cordas; Jakaré e Leonardo Hedim Palma, percussão) apresentou o show "A Cantoria de Cátia de França", no palco do Teatro Rival Petrobras no dia 16 de dezembro/2008, e contou com a participação especial de Xangai.



Discografia
1979 – 20 Palavras ao redor do Sol (Epic/CBS)
1 O bonde (Cátia de França)
2 Quem vai quem vem (Cátia de França)
3 Vinte palavras ao redor do Sol (Cátia de França)
4 Djaniras (Israel Semente/Cátia de França/Xangai)
5 Kukukaya - Jogo da asa da bruxa (Cátia de França)
6 Itabaiana (Cátia de França)
7 Porto de Cabedelo (Cátia de França)
8 Ensacado (Sergio Natureza/Cátia de França)
9 Coito das araras (Cátia de França)
10 Os galos (Cátia de França)
11 Sustenta a pisada (Cátia de França)
12 Eu vou pegar o metrô (Lourival Lemes/Cátia de França)
1980 – Estilhaços (Epic/CBS)
1 Panorama (Cátia de França)
2 Menina passarinho (Cátia de França)
3 Porque é da natureza (Abel Silva/Cátia de França)
4 Hoje tem futebol (Cátia de França)
5 Ludovina (Cátia de França)
6 Meu boi surubim (Citações de Guimarães Rosa/Cátia de França)
7 Estilhaços (Flávio Nascimento/Cátia de França)
8 Não marque as horas (Marconi Notaro/Cátia de França)
9 Ponta dos Seixas (Cátia de França)
10 Dança das lanças (Cátia de França)
11 Poço das Pedras (Cátia de França)
12 Não há guarda-chuva (João Cabral de Melo Neto/Cátia de França)
1986 – Feliz demais (Produção independente distribuido pela Continental)
1 Outro rosto (Cátia de França)
2 Serenas águas (Cátia de França)
3 Feliz demais (Cátia de França)
4 Minha vida é uma rede (Cátia de França)
5 Vamos dar as mãos (Cátia de França)
6 Geração (Cátia de França)
7 Do outro lado da baía (Cátia de França)
8 Meu pensamento (Cátia de França)
9 Considerando (Cátia de França)
10 Iorubá (Cátia de França(Tonho Baixinho)
1996 – Avatar (Acacia)
1 Avatar (Cátia de França)
2 Rogacianno (Manoel de Barros/Cátia de França)
3 Dança das lanças (Cátia de França)
4 Lá vem Batista (Cátia de França)
5 Não marque as horas (Marconni Notaro/Cátia de França)
6 Panorama (Cátia de França)
7 Antoninha me leva (Manoel de Barros/Cátia de França)
8 Joana Pé de Chita (Cátia de França)
9 Kukukaya (Cátia de França)
10 Coito das Araras (Cátia de França)
11 Apuleio (Manoel de Barros/Cátia de França)
12 Coisas do campo (Cátia de França)
13 Ponta do Seixas (Cátia de França)

Nenhum comentário: