sábado, 26 de novembro de 2011

Anísio Bichara



Anísio Bichara [Circa 1930] Rio de Janeiro/RJ, compositor de música popular brasileira.


Em 1954, o samba "Quero ver você chorar", com Luis Soberano e J. Ferreira foi gravado por Horacina Correia no LP "Carnaval Musidisc" da gravadora Musidisc, sendo relançado dois anos depois no LP

"No mundo do samba - Vol. 2" lançado pela Musidisc, também na voz de Horacina Correia. Ainda em 1954, o samba "Não não amor", com Luis Soberano foi lançado pelo trio vocal As Três Marias no LP "Carnaval Musidisc" da gravadora Musidisc.

Em 1958, o samba-canção "Abandono cruel", com Luis Soberano, um de seus maiores sucessos, foi gravado por Carlos Augusto no LP "Vitrine" da Polydor.

No ano seguinte "Abandono cruel" foi relançado por Aldo Taranto no LP "Sonhos, amor e violinos - Aldo Taranto e Sua Orquestra", editado pela Internacional CID.

Em 1961, o samba "Ana Maria", com Luis Soberano, foi gravado pelo saxofonista Zito Righ no LP "Sax de ouro - Zito Righi e Sua Orquestra", da Musidisc. Três anos depois, esse samba foi regravado no LP "Só vou de mulher" lançado pelo grupo Os Diplomatas do Samba Com Paulo Roberto ao Órgão, pela gravadora Philips.

Ainda em 1964, os sambas "Vai levando Sinhá", com Aldacir Louro, e "A Vila não morreu", com Aldacir Louro e Coló, foram registrados por Gilberto Alves no LP "Os grandes sucessos de Gilberto Alves" lançado pela gravadora Copacabana.

Em 1965, sua marcha "Abrigo" foi incluída no LP "Carnaval RCA 66" da gravadora RCA Victor, na voz do cantor José Ricardo, e o samba "A fonte dos desejos", na voz de Silvinho, foi incluído na coletânea "Carnaval alegria de todos" da gravadora Philips.

No mesmo ano, teve o samba "A minha cascata" gravado por Miltinho no LP "Benvindo ao carnaval do Rio!!!" lançado pela RGE. Nesse ano, o cantor Silvinho gravou o samba-canção "Sargeta da vida" no LP "A voz do povo", também da gravadora Philips.

Em 1966, compôs com Sílvio Lima os sambas "Ausência" e "Ainda serás minha". Nesse ano, Emilinha Borba gravou a marcha "Reserva de domínio", e Paulo Bob a marcha "Carnaval brasileiro", ambas no LP "Carnaval no salão" lançado pela Entré/CBS com diversos cantores visando o carnaval de 1967.

Nesse ano, José Ricardo gravou a marcha "Se tudo na vida é amor", com José Messias, no LP "Carnaval jovem" da RCA Victor, enquanto a cantora Marlene registrou a marcha "Quem tem coragem de bater na Rosa", com José Messias, no LP "Carnaval de verdade - Vol. 1" lançado pela Philips com a participação de diversos artistas. Ainda em 1967, Paulo Bob gravou a marcha "É a vez do morro", com José Messias, no LP "O verdadeiro carnaval" que reuniu vários artistas pela Entré/CBS.

Em 1968, Anísio teve novas composições incluídas em coletâneas carnavalescas: a marcha "Se eu partir" interpretada pela cantora Dilma Leal para o LP "Carnaval de 1969" da Musisicolor/Continental, e a marcha "Você balança meu coração", com José Messias, registrada pelo grupo The Silvery Boys pela RGE.

Ainda nesse período, a marcha "Garota sapeca", na interpretação de Rossini Pinto, foi incluída na coletânea "12 brasas para você", uma gravação independente com produção e direção musical de João Negrão e acompanhamento dos The Sunshines com a participação de diferentes intérpretes. O disco foi lançado como parte do projeto da Companhia Nacional da Criança.

Em 1969, o samba "Vai saudade" foi gravado por Aldacir Louro no LP "Samba dolente, que mexe com a gente - Aldacir Louro e Seu Grupo de Samba" da gravadora Continental.

No ano seguinte, a marcha "Maria Madalena", com Rossini Pinto, foi gravada pelo grupo vocal As Damas em coletânea da CBS, e o samba-canção "Cadê sono pra dormir", com José Messias, foi registrado por Nelson Gonçalves no LP "Só nós dois" da RCA Victor.


Em 1971, Linda Batista gravou a marcha "Tá certo sim", com Walter Dionisio e M. Menezes, incluída em coletânea carnavalesca da CBS.

Em 1973, os sambas "Vai levando Sinhá", com Aldacir Louro, e "A Vila não morreu", com Aldacir Louro e Coló, foram relançados por Aldacir Louro no LP "25 anos de sambashow" lançado pela Alvorada/Chantecler.

Em 1975, o samba-canção "Abandono cruel", com Luis Soberano, foi regravado por Núbia Lafayette sendo título do LP lançado pela cantora pela Entré/CBS.

Quatro anos depois, a cantora Creusa Costa gravou pela Entré/CBS o LP "O milagre da volta" registrando os sambas-canção "Abandono cruel", com Luis Soberano, e "Tudo Foi ilusão".



Em 1987, o samba-canção "Abandono cruel", com Luis Soberano, foi regravado por Robert San em disco Gravasom. Sua produção musical se constituiu basicamente de marchas e sambas com mais de vinte composições gravadas por nomes como Linda Batista, Nelson Gonçalves, Núbia Lafayette, Marlene e José Ricardo, tendo tido como parceiros principais Luis Soberano, José Messias e Aldacir Louro. Seu principal sucesso foi "Abandono cruel", com Luis Soberano.

FONTE

DICIONÁRIO MPB

Nenhum comentário: