sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Nelson Gonçalves

Nélson Gonçalves (nome artístico de Antônio Gonçalves Sobral, Santana do Livramento, 21 de junho de 1919 — Rio de Janeiro, 18 de abril de 1998) foi um cantor brasileiro. Segundo maior vendedor de discos da história do Brasil, com mais de 75 milhões de copias vendidas, fica atrás apenas de Roberto Carlos, com mais de 120 milhões e Tonico & Tinoco com aproximadamente 150 milhões. Seu maior sucesso foi a canção A volta do boêmio.

Nasceu no Rio Grande do Sul, mudou-se com os seus pais portugueses para São Paulo, no bairro do Brás. Quando criança, era levado, para praças e feiras pelo seu pai, que fazendo-se de cego, tocava violino, enquanto ele cantava.

Foi jornaleiro, mecânico, engraxate, polidor e tamanqueiro. Foi também lutador de boxe na categoria peso-médio, recebendo aos dezesseis anos o título de campeão paulista.

Mesmo com o apelido de "Metralha", por causa da gagueira, decidiu ser cantor. Em uma de suas primeiras bandas, teve como baterista Joaquim Silva Torres. Foi reprovado duas vezes no programa de calouros de Aurélio Campos. Finalmente foi admitido na rádio PRA-5, mas dispensado logo depois.


Nesta época, casou-se com Elvira Molla e com ela teve dois filhos. Sem emprego, trabalhou como garçom, no bar do seu irmão, na avenida São João.

Seguiu para o Rio de Janeiro em 1939, onde trilhou mais uma vez o caminho dos programas de calouros. Foi reprovado novamente na maioria deles, inclusive no de Ary Barroso, que o aconselhou a desistir.

Finalmente, em 1941, conseguiu gravar um disco de 78 rotações, que foi bem recebido pelo público. Passou a crooner do Cassino Copacabana (do Hotel Copacabana Palace) e assinou contrato com a Rádio Mayrink Veiga, iniciando uma carreira de ídolo do rádio nas décadas de 40 e 50, da escola dos grandes, discípulo de Orlando Silva e Francisco Alves.


Alguns de seus grandes sucessos dos anos 40 foram Maria Bethânia (Capiba), Normalista (Benedito Lacerda / Davi Nasser), Caminhemos (Herivelto Martins), Renúncia (Roberto Martins / Mário Rossi) e muitos outros. Maiores ainda foram os êxitos na década de 50, que incluem Última Seresta (Adelino Moreira / Sebastião Santana), Meu Vício É Você e a emblemática A Volta do Boêmio (ambas de Adelino Moreira).

Na década de 50, além de shows em todo o Brasil, chegou a se apresentar em países como Uruguai, Argentina e Estados Unidos, no Radio City Music Hall.

Em 1952, casou-se com Lourdinha Bittencourt, substituta de Dalva de Oliveira no Trio de Ouro. O casamento durou até 1959.

NELSON GONÇALVES - RUAS DO MUNDO
Samba-Canção - Adelino Moreira / Gordurinha

Em 1963 Nelson Gonçalves gravou "Romântico", LP no qual cantou "Mil Ave Marias", de sua autoria e Adelino Moreira; "Chorando o passado", de Mário Rossi e Newton Teixeira; "Precaução", de Adelino Moreira; "Arlequim", de sua autoria e "Ruas do mundo", de Gordurinha e Adelino Moreira.
Em 1965, casa-se de novo, com Maria Luiza da Silva Ramos, com quem teve dois filhos, Ricardo da Silva Ramos Gonçalves e Maria das Graças da Silva Ramos Gonçalves. A caçula tem seu apelido no refrão da música Até 2001. (É no gogo gugu).

No entanto, o seu envolvimento com a cocaína, em 1958, tendo, inclusive, sido preso em flagrante em 1965 e passado um mês na Casa de Detenção, o que lhe trouxe problemas pessoais e profissionais. Superada a crise, lançou o disco A Volta do Boêmio nº1, um grande sucesso.

Após abandonar o vício com o apoio de sua mulher, retomou uma carreira bem sucedida.



Continuou gravando regularmente nos anos 70, 80 e 90, reafirmado a posição entre os recordistas nacionais de vendas de discos. Além dos eternos antigos sucessos, Nélson Gonçalves sempre se manteve atento a novos compositores, e chegou a gravar canções de Ângela Rô Rô (Simples Carinho), Kid Abelha (Nada por Mim), Legião Urbana (Ainda É Cedo) e Lulu Santos (Como uma Onda).

Ganhador de um prêmio Nipper da RCA, dado aos que permanecem muito tempo na gravadora, sendo somente Elvis Presley o outro agraciado. Durante sua carreira, gravou mais de duas mil canções, 183 discos em 78 rpm, 128 álbuns, vendeu cerca de 78 milhões de discos, ganhou 38 discos de ouro e 20 de platina.

Morreu em consequência de um infarto agudo do miocárdio no apartamento de sua filha Margareth, no Rio de Janeiro. Encontra-se sepultado no Cemitério São João Batista no Rio de Janeiro.
  • Dramatizações
A vida de Nélson Gonçalves teve sua biografia dramatizada nas seguintes obras:

Na década de 90, foi encenado nas principais capitais do país o musical Metralha.

Em 2001 foi lançado o documentário Nélson Gonçalves, contando a sua trajetória, com direção de Elizeu Ewald e protagonizado por Alexandre Borges e Júlia Lemmertz, e tendo a sua filha Margareth Gonçalves como produtora executiva.

  • Bar do Nelson Gonçalves
Lilian Gonçalves, filha do mito e incomparável Nelson Gonçalves, convida você para conhecer o Bar do Nelson – O bar do boêmio e saber um pouco mais sobre a vida do melhor cantor de todos os tempos.
Bar do Nelson - O Bar do Boêmio

O bar do boêmio, um dos maiores cantores do Brasil recebeu uma grande honraria quando da inauguração do "Bar do Nelson, o bar do boêmio", uma homenagem ao maior boêmio do Brasil: Nelson Gonçalves. A idéia e o empreendimento são de autoria da filha do cantor, Lílian Gonçalves. Empresária de sucesso, a "Rainha da Noite" quer trazer à memória a história de um inesquecível boêmio.

O Bar do Nelson – o bar do boêmio, foi todo ambientado em homenagem à vida do cantor e da própria música popular brasileira como, por exemplo, nos tampos das mesas que têm o formado de LP's. No mezanino, quadros em PB e coloridos com cenas de Nelson Gonçalves, como nos estúdios dos programas Silvio Santos e Flávio Cavalcanti, além de algumas imagens de taças, drinques e instrumentos musicais.

O Bar do Nelson – o bar do boêmio é um bar temático é um exemplo de bom gosto com arquitetura moderna dispõe de uma linha do tempo mostrando a trajetória do mito além de inúmeros quadros retratando sua vida com fatos e fotos exclusivas incluindo uma relíquia pessoal, uma echarpe original.

Em um ambiente aconchegante você desfrutará de um excelente restaurante com uma cozinha contemporânea e dois bares servindo os melhores drink's da noite. Com piso térreo e mezanino, um restaurante, a casa, tem um espaço refinado, com direito a apresentações de voz e violão. Todos os dias os clientes poderão desfurtar do melhor de Nelson Gonçalves na voz de Paulo Rodrigues no "Momento Nelson Gonçalves", além de um show especial com Stênio Mello, o melhor showman do Brasil, Aline Moura e Rickson com o melhor da MPB, a música ao vivo é o charme da casa.

Na cozinha, a especialidade é o Picadinho do Boêmio, um prato tradicional dos boêmios. No Bar do Nelson Gonçalves você poderá degustar petiscos de época e pratos da cozinha contemporânea. Para os freqüentadores mais assíduos, a casa tem os Clubes do Vinho, do Whisky e da Cachaça. Tudo para deixar os boêmios à vontade para curtir o melhor da noite e do Happy Hour. A casa será o primeiro bar do Brasil a operar no conceito de "Happy Business", que permite falar de negócios em um ambiente descontraído e agradável.

"É uma casa elegante, acolhedora e divertida – uma mescla do passado com a modernidade." afirma, orgulhosa, Lilian Gonçalves, filha de Nelson Gonçalves e proprietária do Bar do Nelson – o Bar do Boêmio.

O O Bar do Nelson – o bar do boêmio está localizado no bairro de Santa Cecília, na rua Canuto do Val, 83, considerada a mais alegre e segura de São Paulo. Na região, este é o quinto empreendimento da empresária Lílian Gonçalves, todos ligados a Rede Biroska. Como todo bar de boêmio, a casa funcionará diariamente das 16h até o último boêmio com música ao vivo. Acesse o site www.biroska.com.br/nelson e conheça mais sobre a casa.

Na década de 50, além de shows em todo o Brasil, Nelson Gonçalves chegou a se apresentar em paises como Uruguai, Argentina e Estados Unidos, no Radio City Music Hall.

FONTE

wikipédia

biroska

Nenhum comentário: