quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Luiz Tatit


Luiz Augusto de Morais Tatit (São Paulo, 23 de outubro de 1951) é músico, lingüista e professor universitário brasileiro. Luiz Tatit é graduado em Letras (Lingüística) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (1978) e em Música (Composição), pela Escola de Comunicações e Artes (1979) da mesma universidade.

Obteve seu doutorado em 1986 na FFLCH da USP, com a tese Elementos semióticos para uma tipologia da canção popular brasileira. É professor titular do Departamento de Lingüística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Luiz Tatit escreveu a letra da canção Capitu, homenagem ao personagem do livro Dom Casmurro, de Machado de Assis, gravada por Zélia Duncan e Ná Ozzetti.

Sua canção Achou foi vice-campeã de júri e de público no Festival da TV Cultura, defendida por Ceumar.

A canção Show, defendida por Ná Ozzetti no "Festival da Música Brasileira", da TV Globo, deu à cantora o prêmio de "Melhor Intérprete", e o direito a gravar um CD pela Som Livre, que recebeu o mesmo título da canção - Show.
  • Livros publicados
A canção: Eficácia e Encanto. Ed. Atual, 1986.
Semiótica da Canção: Melodia e Letra. Ed. Escuta, 1994.
O Cancionista: Composição de Canções no Brasil. Edusp, 1996.
Musicando a Semiótica: Ensaios. Ed. AnnaBlume, 1997.
Análise Semiótica Através das Letras. Ateliê Editorial, 2001.
O Século da Canção. Ateliê Editorial, 2004.
Três Canções de Tom Jobim. (com Arthur Nestrovski e Lorenzo Mammi) Cosac e Naify, 2004.
  • Produção musical
É membro fundador do Grupo Rumo, representante da vanguarda musical paulista da década de 1980. Com o Grupo RUMO, incluindo compactos, Luiz Tatit gravou no total seis discos, relançados em 2004.

A partir da década de 1990 segue carreira solo.

Discos com o Grupo Rumo:

1981 - "Rumo" - Independente
1981 - "Rumo aos antigos" - Independente
1983 - "Diletantismo" - Continental
1985 - "Caprichoso" - Independente

Discos solo:

1997 - "Felicidade" - Dabliú
2000 - "O meio" - Dabliú
2005 - "Ouvidos Uni-vos" - Dabliú
2007 - "Rodopio" - Dabliú (DVD)
2010 - "Sem Destino" - Dabliú


O paulistano Luiz Tatit é músico, compositor e, em sua atividade com o grupo RUMO, gravou 6 CDs com 46 canções de sua autoria. Além disso, é coautor de músicas lançadas por Ná Ozzetti, José Miguel Wisnik, Fábio Tagliaferri, Dante Ozzetti, Chico Saraiva e já teve suas composições gravadas por Daúde, Zélia Duncan, Leila Pinheiro e Ney Matogrosso, entre outros. Tem criado numerosas canções para o público infantil nos projetos temáticos desenvolvidos pelo selo Palavra Cantada. Lançou, pelo selo Dabliú, os álbuns-solo Felicidade (1998), O Meio (2000), Ouvidos Uni-vos (2005), Rodopio (2007), este último gravado ao vivo e lançado também em DVD, e Sem Destino (2010).

Luiz Tatit é também professor Titular do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e autor dos livros A Canção: Eficácia e Encanto (Ed. Atual, 1986), Semiótica da Canção: Melodia e Letra (Ed. Escuta, 1994), O Cancionista: Composição de Canções no Brasil (Edusp, 1996), Musicando a Semiótica: Ensaios (Ed. AnnaBlume, 1997), Análise Semiótica Através das Letras (Ateliê Editorial, 2001), O Século da Canção (Ateliê Editorial, 2004), Todos Entoam – Ensaios, Conversas e Canções (Publifolha, 2007), Elos de Melodia e Letra (Ateliê Editorial, 2008), este em colaboração com Ivã Carlos Lopes, e Semiótica à Luz de Guimarães Rosa (Ateliê Editorial, 2010). Ainda em colaboração com Arthur Nestrovski e Lorenzo Mammì, lançou o volume Três Canções de Tom Jobim (Cosac e Naify, 2004).

Em 2000, Luiz Tatit foi um dos finalistas indicados para o Prêmio Multicultural Estadão (Categoria Criador). Em 2006, o CD Ouvidos Uni-vos ganha o 2º Prêmio Bravo! Prime de Cultura, na categoria Música / CD.

Em âmbito internacional, Tatit publicou os artigos "La mujer en la cancion brasileña" (El Urogallo - Revista Literaria y Cultural, Madri, julho-agosto de 1995, nº 110/111), "Musicalisation de la sémiotique" (Eric Landowski -ed.- Lire Greimas, Limoges, Pulim, 1997), “Questioni di gusto in Il banchetto di Mário de Andrade” (Eric Landowski / José Luiz Fiorin -eds.- Gusti e disgusti - sociosemiotica del quotidiano, Torino, Texto & Immagine, 2000), “Analysing popular songs” (David Hesmondhalgh / Keith Negus -eds.- Popular Music Studies, London, Arnold, 2002), “La verdad extraordinaria” (Tópicos del Seminario, 7 Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, 2002), “O GR de Greimas: um estudo do destinador transcendente” (Perfiles Semióticos – Revista de Estudios Semiolinguísticos, Ano 1, nº 1, Ediciones del Rectorado, Mérida, 2003), “Ordre et désordre dans ‘Fora da Ordem’. Une approche de la chanson brésilienne”, em col. com Ivã Carlos Lopes (Nouveaux Actes Semiotiques, nº 92, 93, Limoges, Pulim, 2004) “Terre! Aborder la chanson”, em col. com Ivã Carlos Lopes (Protée – Revue Internationale de Théories et Pratiques Sémiotiques, V. 33, nº 2, Québec, 2005), “Concevoir le temps à partir de la chanson”, em col. com Ivã Carlos Lopes (Denis Bertrand / Jacques Fontanille (eds) - Régimes sémiotiques de la temporalité, Paris, PUF, 2006), “L’émotion chantée: Eu sei que vou te amar”, em col. com Ivã Carlos Lopes (Semiotica: Journal of the international association for semiotic studies, Vol. 163 – 1/4, 2007) e “Éloge du léger”, em col. com Ivã Carlos Lopes (D. Ablali / Sémir Badir -eds. – Analytiques du sensible pour Claude Zilberberg, Limoges, Lambert-Lucas, 2009.


Felicidade - Liuz Tatit

Não sei porque eu tô tão feliz
Não há motivo algum pra ter tanta felicidade
Não sei o que que foi que eu fiz
Se eu fui perdendo o senso de realidade
Um sentimento indefinido
Foi me tomando ao cair da tarde
Infelizmente era felicidade
Claro que é muito gostoso
Claro que eu não acredito
Felicidade assim sem mais nem menos é muito esquisito

Não sei porque eu tô tão feliz
Preciso refletir um pouco e sair do barato
Não posso continuar assim feliz
Como se fosse um sentimento inato
Sem ter o menor motivo
Sem uma razão de fato
Ser feliz assim é meio chato
E as coisas nem vão muito bem
Perdi o dinheiro que eu tinha guardado
E pra completar depois disso
Eu fui despedido e estou desempregado
Amor que sempre foi meu forte
Não tenho tido muita sorte
Estou sozinho, sem saída
Sem dinheiro e sem comida e feliz da vida

Não sei porque eu tô tão feliz
Vai ver que é pra esconder no fundo uma infelicidade
Pensei que fosse por aí, fiz todas terapias que tem na cidade
A conclusão veio depressa
Sem nenhuma novidade
O meu problema era felicidade
Não fiquei desesperado, não
Fui até bem razoável
Felicidade quando é no começo ainda é controlável

Não sei o que foi que eu fiz
Pra merecer estar radiante de felicidade
Mais fácil ver o que não fiz
Fiz muito pouca coisa aqui pra minha idade
Não me dediquei a nada
Tudo eu fiz pela metade
Por que então tanta felicidade?
E dizem que eu só penso em mim
Que sou muito centrado, que eu sou egoísta
Tem gente que põe meus defeitos
Em ordem alfabética e faz uma lista
Por isso não se justifica tanto privilégio de felicidade
Independente dos deslizes
Dentre todos os felizes sou o mais feliz

Não sei porque eu tô tão feliz
E já nem sei se é necessário ter um bom motivo
A busca de uma razão me deu dor de cabeça, acabou comigo
Enfim, eu já tentei de tudo
Enfim eu quis ser conseqüente
Mas desisti, vou ser feliz pra sempre
Peço a todos com licença
Vamos liberar o pedaço
Felicidade assim desse tamanho só com muito espaço.

Livro apresenta ensaios, conversas e canções Luiz Tatit


Um dos maiores nomes da música paulista, Luiz Tatit fala de suas lembranças, comenta e divide suas reflexões teóricas sobre músicas, cantores e compositores em "Todos Entoam", da Publifolha.

São 16 ensaios sobre a canção popular, os cancionistas e assuntos correlatos e uma grande entrevista com Tatit, que conversa com um elenco seleto de entrevistadores.

De Recife a Roma, de Buenos Aires a Belo Horizonte, de Portugal à Holanda e aos Estados Unidos, músicos como Arnaldo Antunes e Zélia Duncan, professores, editores e o ensaísta e poeta Francisco Bosco fazem perguntas ao músico.

Além dos ensaios, a publicação também traz as letras de músicas de Luiz Tatit como "Eu sou Eu", "A Companheira" e "Deu Pane em São Paulo". Leia trecho sobre a participação feminina na música.

O livro é considerado um marco na carreira de Tatit, que "chega ao meio da vida com a consciência de quem já esteve no centro de tanta coisa e segue lucidamente inteiro no rodopio". O músico e ensaista professor do departamento de Letras da Universidade de São Paulo. Foi um dos fundadores do Grupo Rumo e desde 1997 alçou vôo solo na MPB.

É autor de ensaios extremamente importantes para a compreensão da música brasileira e um dos maiores expoentes da vanguarda paulista. É autor de "O Século da Canção" (Ateliê Editorial, 2004), "Três Canções de Tom Jobim" (CosacNaify, 2004), entre outros. Entre seus discos estão Felicidade (1997), O Meio (2000), Ouvidos Uni-vos (2005) e Rodopio (2007).

"Todos Entoam"
Autor: Luiz Tatit
Editora: Publifolha
Páginas: 448

FONTE


Nenhum comentário: