sábado, 19 de novembro de 2011

Torquato Neto


Torquato Pereira de Araújo Neto (Teresina, 9 de novembro de 1944 — Rio de Janeiro, 10 de novembro de 1972) foi um poeta, jornalista, letrista de música popular, experimentador da contracultura brasileiro.

Torquato Neto era filho de um promotor público e de uma professora primária de Teresina. Mudou-se para Salvador aos 16 anos para os estudos secundários, onde foi contemporâneo de Gilberto Gil no Colégio Nossa Senhora da Vitória e trabalhou como assistente no filme Barravento, de Gláuber Rocha.

Torquato envolveu-se ativamente na cena cultural soteropolitana, onde conheceu, além de Gil, Caetano Veloso, Gal Costa e Maria Bethânia.

Em 1962, mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar jornalismo na universidade, mas nunca chegou a se formar. Trabalhou para diversos veículos da imprensa carioca, com colunas sobre cultura no Correio da Manhã (no suplemento Plug), O Sol (suplemento do Jornal dos Sports) e Última Hora, onde nos anos de 1971 e 72 escreveu sua badalada coluna Geléia Geral, em que defendia as manifestações artísticas de vanguarda na música, artes plásticas, cinema, poesia etc. Fundou também jornais alternativos, o Presença e o Navilouca, que só teve um número mas fez história.

Torquato atuava como um agente cultural e polemista defensor das manifestações artísticas de vanguarda, como a Tropicália, o Cinema Marginal e a Poesia Concreta, circulando no meio cultural efervescente da época, ao lado de amigos como os poetas Décio Pignatari, Augusto e Haroldo de Campos, o cineasta Ivan Cardoso e o artista plástico Hélio Oiticica.

Nesta época, Torquato passou a ser visto como um dos participantes do Tropicalismo, tendo escrito o breviário "Tropicalismo para principiantes", onde defendeu a necessidade de criar um "pop" genuinamente brasileiro: "Assumir completamente tudo que a vida dos trópicos pode dar, sem preconceitos de ordem estética, sem cogitar de cafonice ou mau gosto, apenas vivendo a tropicalidade e o novo universo que ela encerra, ainda desconhecido". Torquato também foi um importante letrista de canções icônicas do movimento tropicalista.

No final da década de 1960, com o AI-5 e o exílio dos amigos e parceiros Gil e Caetano, viajou pela Europa e Estados Unidos com a mulher Ana Maria e morou em Londres por um breve período. De volta ao Brasil, no início dos anos 1970, Torquato começou a se isolar, sentindo-se alienado tanto pelo regime militar quanto pela "patrulha ideológica" de esquerda. Passou por uma série de internações para tratar do alcoolismo, e rompeu diversas amizades.


Em julho de 1971, escreveu a Hélio Oiticica: "O chato, Hélio, aqui, é que ninguém mais tem opinião sobre coisa alguma. Todo mundo virou uma espécie de Capinam (esse é o único de quem eu não gosto mesmo: é muito burro e mesquinho), e o que eu chamo de conformismo geral é isso mesmo, a burrice, a queimação de fumo o dia inteiro, como se isso fosse curtição, aqui é escapismo, vanguardismo de Capinam que é o geral, enfim, poesia sem poesia, papo furado, ninguém está em jogo, uma droga. Tudo parado, odeio."

Torquato se matou um dia depois de seu 28º aniversário, em 1972. Depois de voltar de uma festa, trancou-se no banheiro e abriu o gás. Sua mulher dormia em outro aposento da casa. O escritor foi encontrado na manhã seguinte pela empregada da família.

Sua nota suicida dizia: "Tenho saudade, como os cariocas, do dia em que sentia e achava que era dia de cego. De modo que fico sossegado por aqui mesmo, enquanto durar. Pra mim, chega! Não sacudam demais o Thiago, que ele pode acordar". Thiago era o filho de dois anos de idade.

Nara Leão - Nara Leão - PHILIPS - 1968 - Música - Mamãe Coragem - Composição - Caetano Veloso& & Torquato Neto; Arranjos e regência - Rogério Duprat


Mamãe Coragem
Caetano Veloso& & Torquato Neto

Mamãe, mamãe, não chore
A vida é assim mesmo, eu fui embora
Mamãe, mamãe, não chore
Eu nunca mais vou voltar por aí
Mamãe, mamãe, não chore
A vida é assim mesmo, eu quero mesmo é isto aqui
Mamãe, mamãe, não chore
Pegue uns panos pra lavar, leia um romance
Veja as contas do mercado, pague as prestações
Ser mãe é desdobrar fibra por fibra os corações dos filhos
Seja feliz, seja feliz
Mamãe, mamãe, não chore
Eu quero, eu posso, eu quis, eu fiz,
Mamãe, seja feliz
Mamãe, mamãe, não chore
Não chore nunca mais,
não adianta, eu tenho um beijo preso na garganta
Eu tenho um jeito de quem não se espanta
(Braço de ouro vale 10 milhões)
Eu tenho corações fora peito.
Mamãe, não chore, não tem jeito
Pegue uns panos pra lavar,
leia um romance
Leia "Elzira, a morta virgem",
"O Grande Industrial"
Eu por aqui vou indo muito bem ,
de vez em quando brinco Carnaval
E vou vivendo assim:
felicidade nesta cidade que eu plantei pra mim
E que não tem mais fim, não tem mais fim, não tem mais fim

38 anos depois, na madrugada do dia 27 de setembro de 2010, seu pai, o defensor público Dr. Heli Rocha Nunes, morreu em Teresina, após uma parada cardíaca. A família aguardou a chegada do único filho do poeta piauiense, Tiago de Araújo Nunes (piloto de aeronave em uma companhia aérea brasileira), para realizar o sepultamento do avô.

Artigos da coluna Geléia Geral e poesias inéditas foram reunidos no livro "Os Últimos Dias de Paupéria", organizado por Waly Salomão e a viúva Ana Maria em 1973. Além disso, o cineasta Ivan Cardoso produziu o documentário Torquato Neto, o Anjo Torto da Tropicália. Os Titãs musicaram seu poema Go Back, que deu nome ao disco da banda lançado em 1988.

Frase

"Escute, meu chapa: um poeta não se faz com versos. É o risco, é estar sempre a perigo sem medo, é inventar o perigo e estar sempre recriando dificuldades pelo menos maiores, é destruir a linguagem e explodir com ela (…). Quem não se arrisca não pode berrar. Leve um homem e um boi ao matadouro. Aquele que berrar mais na hora do perigo é o homem. Mesmo que seja o boi."

Jards Macalé e Paulo José cantam e recitam Torquato Neto


Composições

  • A coisa mais linda que existe (com Gilberto Gil)

A coisa mais linda que existe - Gal Costa
Composição: Gilberto Gil/ Torquato Neto

Coisa linda nesse mundo
É sair por um segundo
E te encontrar por aí
E ficar sem compromisso
Pra fazer festa ou comício
Com você perto de mim

Na cidade em que me perco
Na praça em que me resolvo
Na noite da noite escura
É lindo ter junto ao corpo
Ternura de um corpo manso
Na noite da noite escura

A coisa mais linda que existe
É ter você perto de mim
A coisa mais linda que existe
É ter você perto de mim

O apartamento, o jornal
O pensamento, a navalha
A sorte que o vento espalha
Essa alegria, o perigo
Eu quero tudo contigo
Com você perto de mim

  • A rua (com Gilberto Gil)
  • Ai de mim, Copacabana (com Caetano Veloso)
  • Andarandei (com Renato Piau)
  • Cantiga (com Gilberto Gil)
  • Capitão Lampião (com Caetano Veloso)
  • Começar pelo recomeço (com Luiz Melodia)
  • Daqui pra lá, de lá pra cá
  • Dente por dente (com Jards Macalé)
  • Destino (com Jards Macalé)
  • Deus vos salve a casa santa (com Caetano Veloso)
  • Domingou (com Gilberto Gil)
  • Fique sabendo (com João Bosco e Chico Enói)
  • Geleia geral (com Gilberto Gil)
  • Go back (com Sérgio Britto)
Titãs - Go Back (Acústico MTV). Composição : Sérgio Britto e Torquato Neto. Acústico MTV Titãs é um vídeo da banda de rock brasileira Titãs, lançado em 1997 em VHS e em 2002 em DVD. Foi gravado no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro.
  • Juliana (com Caetano Veloso)
  • Let's play that (com Jards Macalé)
  • Lost in the paradise (com Caetano Veloso)
  • Louvação (com Gilberto Gil)
  • Lua nova (com Edu Lobo)
  • Mamãe coragem (com Caetano Veloso)
  • Marginália II (com Gilberto Gil)
  • Meu choro pra você (com Gilberto Gil)
  • Minha Senhora (com Gilberto Gil)
  • Nenhuma dor (com Caetano Veloso)
  • O bem, o mal (com Sérgio Britto)
  • O homem que deve morrer (com Nonato Buzar)
  • O nome do mistério (com Geraldo Azevedo)
  • Pra dizer adeus (com Edu Lobo)
  • Quase adeus (com Nonato Buzar e Carlos Monteiro de Sousa)
  • Que película (com Nonato Buzar)
  • Que tal (com Luís Melodia)
  • Rancho da boa-vinda (com Gilberto Gil)
  • Rancho da rosa encarnada (com Gilberto Gil e Geraldo Vandré)
  • Soy loco por ti, América (com Gilberto Gil e Capinam)
  • Todo dia é dia D (com Carlos Pinto)
  • Três da madrugada (com Carlos Pinto)
  • Tudo muito azul (com Roberto Menescal)
  • Um dia desses eu me caso com você (com Paulo Diniz)
  • Veleiro (com Edu Lobo)
  • Vem menina (com Gilberto Gil)
  • Venho de longe (com Gilberto Gil)
  • Vento de maio (com Gilberto Gil)
  • Zabelê (com Gilberto Gil)
Discografia

  • Tropicália ou panis et circensis (1968) - Philips LP
  • Os últimos dias de Paupéria (1973) - Eldorado Editora Compacto simples
  • Torquato Neto - Um poeta desfolha a bandeira e a manhã tropical se inicia (1985) - RioArte/Prefeitura do Rio de Janeiro e Governo do Estado do Piauí LP
  • Todo dia é dia D (2002) - Dubas Música CD

FONTE

WIKIPÉDIA

Nenhum comentário: