terça-feira, 29 de novembro de 2011

Lolita Rios


Lolita Rios (Judite Monteiro Coimbra - 14/1/1922 Recife/PE). Cantora. Compositora. Transferiu-se de Recife para o Rio de Janeiro, com sua família, em 1927. Estudou canto, desde os 17 anos, com Alda Pereira Pinto.


Em 1948, iniciou sua carreira, cantando no rádio. Participou de programas na Rádio Nacional e na Rádio Tupi, do Rio de Janeiro. Nessa época, integrou, como crooner, a orquestra do maestro Fon-Fon, com a qual excursionou pela Europa e Oriente Médio.

Gravou seu primeiro disco em 1953, na Copacabana, com os sambas-canção "Vinte e sete de setembro", de Ari Monteiro e Irani de Oliveira e "Juntinho de você", de Ari Monteiro e Raul Marques.

No mesmo ano, lançou pela Todamérica o "Baião do paxá" e o samba "Creio em São Paulo", da dupla Ari Monteiro e Irani de Oliveira.

Em 1954, gravou os sambas "Estou com São Jorge", de Ari Monteiro e Irani de Oliveira e "Depois das dez", de Ari Monteiro e Valter Tourinho. Nesse mesmo ano, voltou a gravar na Copacabana lançando em dueto com Hélio Chaves os sambas "De braços abertos", de Roberto Martins e Ari Monteiro e "Não é covardia", e Raul Marques e Ari Monteiro.

No mesmo ano, gravou a valsa "O disco da páscoa", de Ari Monteiro e Irani de Oliveira e o samba-canção "Um de nós dois", de Ari Monteiro, Arnaldo Moreira de Castro e Anselmo Peixoto. Em seguida, gravou mais duas composições da dupla Irani de Oliveira e Ari Monteiro: o "Baião do Mikado" e a "Valsa do marinheiro".

Em 1955, gravou na RCA Victor o baião "Zabelelê", de Ari Monteiro e Tito Neto e o samba "Bolha de sabão", de Ari Monteiro e Valter Tourinho.

No mesmo ano, gravou o bolero "Lua verde", de Valter Gomes, S. Sagnini e Osvaldo Santiago, os sambas-canção "Sou eu", de Valdir Machado e Rubens Machado e "Maledicência", de Anselmo Peixoto, Ari Monteiro e Arnaldo Moreira e o fox "Toda semana", de Ari Monteiro e Ari Rebelo. Trabalhou, ainda, para a TV e nas boates cariocas Night and Day, Casablanca, Drink e Arpège. Fez também várias excusões à Argentina e compôs "Marcha do toureiro", em 1974.

FONTE

2 comentários:

D. Fernando disse...

Sou sobrinho neto de Otaviano Romeiro (Maestro Fon-Fon)- Você teria algum matéria dele que pudesse enviar por -e-mail?

resido em Santa Luzia do Norte/AL...Sou filho de Antônio Romeiro de Lima.

D. Fernando disse...

Meu no nome é Dario Augusto.
e-mail guto_depp@hotmail.com


endereço de meu blog
http://santaluziadonorteal.blogspot.com/

agradecido se responder.