sábado, 19 de novembro de 2011

Patricia Mellodi


Ana Patricia Oliveira Melo, nome artístico de Patrícia Mellodi, é uma cantora e compositora piauiense que reside no Rio de Janeiro, onde passou a atuar em bares na noite carioca.

Participou do grupo Blitz por um curto período e logo depois passou a integrar uma banda judaica, na qual cantava em hebraico, idish e turco. Logo depois passou a desenvolver carreira solo.

Em 1998, quando ainda usava como nome artístico Patricia Mello, gravou "Pérola Negra" (Luiz Melodia), em dueto com Michael Sullivan no CD "Caminhos do coração", de Michael Sullivan.


No ano 2000 participou do "Projeto Novo Canto" apresentado em vários espaços no Rio de Janeiro.

Em 2001 lançou seu primeiro disco no qual interpretou "Única pessoa no mundo" de autoria de Cyro Telles, além de outras faixa, todas de sua autoria, entre as quais "Na beira do mar", em parceria com Carlinhos Brown, "Labirinto", com participação de Paulinho Trumpete, "Filhos e canções", participação especial de Dominguinhos e a faixa "Sem amor", parceria com Eugenio Dale, na qual foi acompanhada pelo grupo Roupa Nova, sendo muito executada em emissoras de todo o país.

A canção "Sem amor" fez parte da trilha sonora da telenovela Porto dos Milagres (2001, Rede Globo). "Sem Amor", grande sucesso da cantora Patricia Mellodi (Patricia Mello) foi tema da personagem Genésia, interpretada pela atriz Julia Lemmertz na novela "Porto dos Milagres" (Globo - 2001).


Patricia Mellodi participou de um concurso no programa Domingão do Faustão, ficando em 3º. lugar.

Neste mesmo ano o cantor Fênix no CD "Eu, causa e efeito". interpretou de sua autoria "Fim de mundo", faixa na qual contou com a participação especial de Ney Matogrosso. Ainda em 2001 "Menino de rua" (c/ Maria Olívia e Rose Serra) foi gravada por Maria Olívia no CD "O baile", disco no qual também participou cantando a faixa "Todas as manhãs", de autoria de Maria Olívia.

No ano de 2002 participou do "Projeto Prêt-a-porter - Coleção Outono inverno da MPB" do poeta Sergio Natureza e Dakar Produções, apresentado no Teatro Café Pequeno, em Copacabana, no Rio de Janeiro.

No ano de 2003 o cantor e compositor Fênix incluiu no CD "Marfim" a composição "Chá de maçã", parceria de Patricia Mellodi, Fênix e Maria Olívia.

Em 2004 fez temporada com o show "Lula com girimum Patrícia à gosto", na Casa de Cultura Arte Clara. O espetáculo, com direção musical da própria cantora, contou com textos de Márcio Paschoal. Neste mesmo ano, fez show no Mistura Fina, para a gravação do primeiro DVD. O espetáculo contou com textos de Marcio Paschoal e participação especial de Rita Ribeiro.

Em 2005 a cantora Nalanda, no disco "Nalanda no samba", interpretou de sua autoria as músicas "Faxina geral" e "Tá fácil". Neste mesmo ano fez todos os vocais no disco "Cruel", CD póstumo de Sérgio Sampaio produzido e lançando pelo selo Saravá Discos.

No ano de 2006 lançou o CD "Pacote completo", no qual interpretou de sua autoria as faixas "Rosa guerreira", "Clara", "Pérola", "Presente do tempo", "Sem razões", "Bobagens" (c/ Tony Pellosi), "É só isso", "Às vezes", "Pacote completo", "Meu bebê, meu neném", "Um pouco menos" e "Tudo vai passar" (c/ Marcelo Miranda).

O disco contou com a participação especial das Pastoras da Portela e foi indicado ao "Prêmio Tim" nas categorias "Melhor Cantora Popular" e "Voto Popular". No ano seguinte fez temporada de lançamento do disco no Teatro Café Pequeno, no Leblon.

A cantora foi indicada em duas categorias (Canção popular e Voto popular) do prêmio Tim de 2007. Patrícia já se naturalizou carioca, já que vive lá por mais de quinze anos. Mellodi já gravou com Evandro Mesquita e a Blitz (num revival nos anos 90), teve musicas gravadas por Ney Matogrosso e Carlinhos Brown.

"Talvez seja tempo de se encontrar Talvez o amor tenha vindo Sem nos avisar Talvez seja pra ir embora Ou Talvez seja pra ficar Talvez seja uma dessas sem razões Pra se apaixonar"


Em 2009 lançou o CD "Pacote mais que completo" no qual foram incluídas as composições do disco anterior e ainda "Faxina geral", "Sem amor" (c/ Eugenio Dalle), "Maniac" (Michel Sembello - versão Dudu Falcão) e a regravação de "As aparências enganam", de Tunai e Sergio Natureza. O disco recebeu duas indicações para o "Prêmio da Música Brasileira" nas categorias "Melhor Cantora Popular" e "Voto Popular".

O álbum traz uma versão da música “Maniac”, também conhecida como faixa de dança do filme Flashdance. A música já foi usada em esquetes humorísticos e até na publicidade pois toca em momento chave do filme. Patrícia (que já foi conhecida por aqui com o sobrenome Mello) fez letra e desacelerou totalmente a faixa, transformando-a num MPB bem, digamos assim, suingado. O Michael Sembello da faixa original participa da faixa o que dá credibilidade a versão brasileira.

Outro destaque do disco é “As aparências Enganam”, também gravada por Elis Regina que na voz de Patricia ganha uma bela reinterpretação da cantora piauiense.

Em 2010, ao lado de Zezé Motta, Flavia Bittencourt, Ana Amorim, Bia Mello e Rita Ribeiro, apresentou-se no espetáculo "Elas Cantam Gullar", uma das muitas homenagens em comemoração ao 80 anos do poeta, no palco do Espaço Cultural FINEP, no bairro do Flamengo, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Neste mesmo ano de 2010 lançou o quarto disco solo intitulado "Do outro lado da lua", no qual foram incluidas de sua autoria "Duas ou três coisas", "Noites em claro", "Últimas palavras", "Não", "Mais uma vez", "Fuja de mim", "Algum tempo", "A melhor pessoa" e "Motivos" (c/ Alexandre Lemos), na qual contou com a participação especial do acordeonista Marcelo Caldi, além da faixa-título "Do outro lado da lua", composta em parceria com sua filha Clara Mello e ainda a composição "Múltiplo amor", música na qual contou com a participação especial de Zeca Baleiro declamando a poesia "O mundo que venci deu-me um amor", do poeta piauiense Mário Faustino.

A música "Não" é tema dos personagens Lucena (Grazi Massafera) e Vicente (Ricardo Pereira), na novela "Aquele Beijo", de Miguel Falabella.

Não - Patricia Mellodi

Haja o tempo que houver
Tempo traga o que vier
Nem beijos, nem desejos
Levarão você de mim

Tempo passe o que passar
Gente linda a rodear
Olhares, nem lugares
Levarão você de mim

Nosso riso, nossa chama
Nossos planos, nossa cama
Não vão levar, não vão levar

Tempo seja o que for
Perto, longe aonde vou
Amor da minha vida
O que fazer pra não sentir

Tempo, tempo, tempo vão
Dias, meses, anos não
Não tem borracha pra apagar

Nosso riso, nossa chama
Nossos planos, nossa cama
Não vão levar, não vão levar

Em 2011 fez lançamento do disco "Do outro lado da lua", no Teatro Rival BR e também no palco do Bar do Tom, em espetáculo no qual contou com direção de Márcio Trigo e direção musical de Felipe Eyer. Apresentou o mesmo espetáculo no Teatro Café Pequeno, no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro, com participação especial do violonista e compositor Mu Chebabi.

Neste mesmo ano foi a convidada do projeto "Palco MPB", da emissora carioca MPB FM, apresentando-se com banda no palco do Teatro Rival Br. Na ocasião, além da entrevista falando sobre seus 20 anos de carreira artística, ainda recebeu como convidado especial o cantor e compositor Zeca Baleiro.

Fez show de lançamento do CD "Do outro lado da lua", no Centro Cultural Carioca, na Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, no qual contou com a participação especial do cantor e compositor João Pinheiro.

Neste mesmo ano participou, ao lado de Simone, Jorge Vercilo, Jane Duboc, Milton Nascimento, Zélia Duncan, Patricia Mellodi, Wagner Tiso, como convidada especial, do CD "Eternamente", de Tunai, interpretando em dueto a com o cantor a faixa "Frisson", de Tunai e Sergio Natureza.


Mesmo tendo escolhido a música, Patrícia não abandonou o trabalho como escritora. Ela é criadora de um jornal de humor chamado "A Marmota" e autora do livro "Crônicas, contos e gozações", além de ter participado da coletânea "Dez contos de Humor", organizada por Márcio Paschoal. O talento acabou servindo de "herança" para sua filha, Clara Mello (17 anos), que em 2010 lançou o romance infato-juvenil "A Casa de Isabel".

FONTE

WIKIPÉDIA

Dicionário MPB

SITE

Blog

conexão pop

Nenhum comentário: