domingo, 27 de novembro de 2011

Marquinho Mendonça


Compositor, multi-instrumentista e arranjador. Após alguns anos de experiência profissional em São Paulo, graduou-se como guitarrista pelo ‘Musicians Institute’ de Los Angeles, em 1992. De volta ao Brasil, deu continuidade aos estudos de percussão latina com Dinho Gonçalves, e de pesquisa de ritmos regionais com os grupos Cachuera (tradição do sudeste) e Cupuaçu (cultura maranhense).

Marquinhos aperfeiçoou-se no violão em aulas com o músico Ulisses Rocha, e passou a dedicar-se também ao cavaquinho e ao bandolim, pesquisando os compositores de choro tradicional.


Em 1995 formou a banda Mafuá, com a qual tocou durante 5 anos em bailes de forró e gafieira. Viajou por todo o Brasil e alguns países da Europa, realizando shows e oficinas de música. Nos palcos, participou de shows dos artistas Zé Menezes, Renato Anesi, Celso Viáfora, Dominguinhos, Tião Carvalho, Francis Hime, Luiz Melodia, Toninho Carrasqueira, Yamandu Costa, Fabiana Cozza, Flavia Bittencourt, Tom Zé, Bicho de Pé, da Orquestra Popular do Recife, etc.

Formou a ‘Banda do Beco’, que realiza anualmente bailes de carnaval. Tem participado de diversos discos como músico, arranjador ou produtor.

Sempre atuando em conjuntos e também como solista de cordas, procura compor de forma livre, mesclando elementos de diversos gêneros. O envolvimento com a música regional brasileira e a divulgação desses ritmos têm sido seus principais objetivos.

Em seus dois primeiros discos autorais (FilosoFolia e Tempo Templo) pode-se ouvir samba, choro, jongo, boi, frevo, valsa, baião, maracatu, toada, etc. Reconhece a “música” como ferramenta fundamental para transformações sociais, vendo-a como uma possibilidade real de construção de uma identidade cultural que educa e alimenta uma nação.


Em 2005, lançou o Cd “Filosofolia”, um passeio pelos ritmos do Brasil, em 10 composições inéditas e duas leituras de gêneros tradicionais.

Em 2010, lançou o seu 2º Cd solo “Tempo Templo”, onde passeia pelo universo da música popular e instrumental brasileira, o disco contou com a participação de mais de 30 músicos.

Songbook Marquinho Mendonça 1

Este songbook inicia a coleção dedicada a promover os compositores considerados revelações da música instrumental brasileira nos últimos 10 anos, tendo como destaque o compositor, instrumentista e arranjador Marquinho Mendonça.



FONTE

Marquinho Mendonça
http://www.marquinhomendonca.com.br/

www.myspace.com/marquinhomendonca


Nenhum comentário: