quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Jussara Silveira


Jussara Silveira é uma cantora brasileira. Ficou conhecida em Salvador, numa época em que a música axé era forte por lá. Foi lançada pelo jornalista Carlos Maltez e tornou-se referência de bom gosto e afinação musical.

Tem quatro discos lançados, várias participações em discos de amigos e em 2007 se apresentou ao lado da pianista portuguesa Maria João Pires cantando versões de Arthur Nestrovisky para canções de Schubert.

É considerada pela crítica especializada como uma das melhores cantoras da nova geração.

Em seu quarto cd solo, ‘Entre o amor e o mar’ Jussara Silveira apresenta 10 canções inéditas de novos compositores como Quito Ribeiro (‘Braço de Mar’), Rômulo Fróes e Gustavo Moura (‘Só pra ver onde dá’) e Guilherme Wisnik e Vadim Nikitin (‘Só’), ao lado de compositores já consagrados, como Adriana Calcanhotto (‘ Meu coração só’), Ná Ozzetti e Luiz Tatit (‘Entre o amor e o mar’) e Itamar Assumpção (‘Oferenda’), e Dorival Caymmi (Morena do Mar), entre outros. Jussara propõe uma viagem entre os múltiplos caminhos e segredos contidos entre o amor e o mar.

O CD tem o Patrocínio da Petrobras e foi contemplado na seleção pública do Programa Petrobrás Cultural. A produção é de Luiz Brasil. Selo Maianga Discos.



Jussara Silveira estreou como cantora em 1989, no Teatro Castro Alves, maior casa de espetáculos da Bahia. No ano seguinte, já ganhava fôlego para mostrar seu trabalho no grande auditório do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MASP). A partir daí, tem cantado nas mais importantes casas de shows de São Paulo, do Rio de Janeiro e muitas outras cidades do Brasil e do exterior.

Jussara não representa. É o que é: uma apaixonada por canções. Sabe ser vigorosa ou cool. Ter leveza ou densidade. Brincar ou ficar séria. Sua voz tem um timbre todo seu, que se molda expressivamente às mais diversas circunstâncias de letra e música.


Ela cresceu ouvindo o repertório erudito, na casa da família em Salvador (Bahia). Depois cursou a prestigiada Academia Música Atual. Estudou canto com Adriana Widmer, no Curso Preparatório de Canto da Universidade Federal da Bahia, e canto coral com o maestro Lindembergue Cardoso.

Mais adiante, viria a estudar técnica vocal com Maria Helena Bezzi, no Rio.


Jussara Silveira canta "Dama do Cassino" (Caetano Veloso). A primeira vez que Jussara cantou esta música foi no disco "Elas cantam Caetano", de 1994, e alcançou grande repercussão na época, sendo esta canção escolhida para entrar na trilha sonora da novela "Irmãos Coragem" da Rede Globo.
 
O show "Três Meninas do Brasil", foi registrado, no dia 24/08/2008,
no Teatro Municipal de Niterói, Rio de Janeiro.

Em 1996, Jussara grava novamente esta música no seu primeiro CD, que foi produzido por ela e por Luiz Brasil. O recurso desse álbum, veio de um edital de Salvador, provavelmente, o Prêmio Braskem. Luiz, iniciou a produção do disco sozinho, mas na metade do álbum, começou a viajar com Caetano Veloso, assim ficou à Jussara a finalização do mesmo, em Salvador.

O disco saiu com a pequena tiragem de mil cópias, mas que deu para apresentar seu trabalho à crítica especializada no eixo Rio-São Paulo, que a qualificou de revelação da música baiana. No ano seguinte, Jussara assinou contrato com a Dubas Música e relançou com uma tiragem maior este disco.


Vencedora do Prêmio Copene de Cultura e Arte (hoje Prêmio Braskem), na Bahia, Jussara lançou seu primeiro disco solo em 1997 (selo Dubas Música/Universal). Participou de várias coletâneas, como o antológico CD Diplomacia - Tributo a Batatinha (EMI) e Cole Porter e George Gershwin – Canções, Versões, de Carlos Rennó (selo Geléia Geral/Warner).

Em 1998, lança seu segundo disco, Canções de Caymmi (selo Dubas Música/Universal), eleito um dos melhores do ano pelos críticos do jornal carioca O Globo.

Em 2000, gravou duas faixas no álbum do guitarrista português António Chainho, Lisboa – Rio; e foi convidada pelo mestre lusitano e por Maria Bethânia para se apresentar com eles no Rio e em São Paulo.

As participações especiais seguem com a gravação de sete faixas do elogiado CD São Paulo Rio (selo Maianga Discos), do compositor paulista Zé Miguel Wisnik, e, mais tarde, no disco Pérolas aos Poucos (Maianga Discos). Com Zé Miguel, ela tem feito shows regularmente, no Brasil e no exterior, na companhia de artistas como a cantora Ná Ozzetti e do violonista e letrista Arthur Nestrovski.

(Em 2006, estiveram juntos em Berlim, durante a “Copa da Cultura”.) Jussara também dividiu a Concha Acústica do Teatro Castro Alves em shows ao lado de Nana Caymmi, Maria Bethânia e Alcione.

O terceiro CD da cantora, Jussara, foi lançado em 2002 (selo Maianga Discos). Nesse disco, ela interpreta um repertório que navega pelo Oceano Atlântico para estabelecer um elo entre sonoridades do Brasil, de Portugal e de Angola – sempre privilegiando a voz.

Em 2006, Jussara Silveira lança dois discos (pelo selo Maianga): Nobreza, um duo de voz e violão, em parceria com o violonista Luiz Brasil; e Entre o Amor e o Mar, projeto premiado no programa Petrobras Cultural e que inclui canções de compositores consagrados, lado a lado com novos nomes da música brasileira.

Produzido por Luiz Brasil, o CD tem a participação de nomes como o violonista Arthur Nestrovski, o pianista Leandro Braga e o contrabaixista Jorge Helder, entre outros artistas de ponta da nossa música instrumental.

Também neste ano, teve participação no disco Ode Descontínua e Remota Para Flauta e Oboé - De Ariana para Dionísio, uma seleção de poemas de Hilda Hilst, musicados por Zeca Baleiro.

Em 2008, juntas, Rita Ribeiro, Teresa Cristina e Jussara Silveira formam as Três Meninas do Brasil, uma viagem pela diversidade da música feita nos quatro cantos do país, com direção musical de Jaime Alem, maestro de Maria Bethânia há quase duas décadas. O espetáculo registrado no dia 24 de agosto de 2008, no Teatro Municipal de Niterói, foi lançado em CD e DVD, pela Quitanda, selo de Maria Bethânia.


Ainda em 2008, ao lado de Arthur Nestrovski (violão) e André Mehmari (piano), Jussara Silveira fez o espetáculo “Viagem de Verão: Canções e Versões, de Schubert a Caymmi” em temporada no teatro São Pedro em 2009 e na Virada Cultural de São Paulo.

Em 2011, Jussara Silveira gravou ao lado de Rita Ribeiro e Ná Ozzetti uma canção para o espetáculo "Sem Mim", do Grupo Corpo. A trilha sonora é assinada pelo músico e compositor galego Carlos Núñez em parceria com Zé Miguel Wisnik a partir das canções de Martín Codax, autor do único conjunto de peças do cancioneiro profano medieval galego-portugês.

Em outubro de 2011, Jussara Silveira acaba de lançar seu 6º disco de carreira: "Ame ou se Mande", produzido por Marcelo Costa e Sacha Amback. "Ame ou se Mande" foi lançado pela Joia Moderna, tem direção artística do Dj Zé Pedro.

Sem fazer concessões ao mainstream, Jussara Silveira segue cantando o que acredita e gosta. Expondo sua verdade sem disfarces, acabou transformando-se em uma artista cultuada, com público garantido onde quer que se apresente. “Uma voz carregada de sentidos, que vão se desnudando aos poucos”, escreveu Arnaldo Antunes. O contrário também vale: são sentidos carregados de voz, que ela traduz e transforma em mil e uma canções.

FONTE

SITE
WIKIPÉDIA

Nenhum comentário: