domingo, 20 de novembro de 2011

Mário Jardim


Mário Jardim, [Circa 1925] Rio de Janeiro/RJ, foi parceiro musical do jornalista e colunista social brasileiro Ibrahim Sued com quem assinou algumas músicas.

Em 1956, o samba-canção "Amor não é brinquedo", com Ibrahim Sued, foi gravado por Cauby Peixoto na Columbia no LP "O show vai começar".


No mesmo ano, o samba "Decepção", com Ibrahim Sued, foi lançado na Sinter pela cantora Neusa Maria, enquanto Luiz Bandeira registrou, também pela Sinter, o samba "Amor em Paris", com Ibrahim Sued.

Ainda em 1956, o samba-canção "Se um dia", com Ibrahim Sued, foi gravado por Ester de Abreu na RCA Victor.

Em 1957, a marcha "Maria Shangay", parceria com Ibrahim Sued e Alcir Pires Vermelho, foi gravada na Polydor por Agostinho dos Santos.
  • Agostinho dos Santos 1957 "Maria Xangai"

Dirigido por Victor Lima, o filme "É de Chuá" de 1957 tinha como estrela a então vedete Renata Fronzi. Entre os números musicais Agostinho dos Santos canta a marchinha "Maria Xangai" de Ibrahim Sued, Alcyr Pires Vermelho e Mario Jardim.

No mesmo ano, o samba-canção "Ciúmes", com Ibrahim Sued, foi gravado por Luci Rosana, e o samba-canção "Solidão", também com Ibrahim Sued, foi lançado por Ester de Abreu, os dois na RCA Victor.

Em 1958, Cauby Peixoto gravou o samba-canção "Você e eu", com Ibrahim Sued, no LP "Música e romance", da RCA Victor.

Em 1959, o bolero "Meu romance", com Raul Jardim, foi gravado na RCA Victor por Vicente Celestino.

Quase todas as suas composições foram feitas em parceria com Ibrahim Sued, que como era costume na época, as divulgava através dos meios de comunicação, e gravadas por nomes como Cauby Peixoto, Bill Farr, Ester de Abreu, Vicente Celestino, e Neusa Maria.

FONTE

DICIONÁRIO MPB

Nenhum comentário: