sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Luciana Rabello


Luciana Maria Rabello Pinheiro (Petrópolis, 1961) é uma cavaquinista e compositora brasileira que se destacou ainda bem jovem no cenário musical.

Nascida em uma família do nordeste do Brasil, teve como seu primeiro e único professor, aos seis anos de idade, seu avô, José de Queiroz Baptista, professor de música, violonista e chorão.

Mais tarde, aos 13 anos, começou a compor. Aos 16 anos já tinha gravado o seu primeiro disco no grupo Os Carioquinhas. Abriu espaço, assim, a uma viagem ao Japão para tocar na comemoração dos setenta anos de imigração japonesa no Brasil.

Em 1979, já desfeito o grupo Os Carioquinhas, foi convidada por Joel Nascimento para tocar no grupo Camerata Carioca, com regência de Radamés Gnattali. Gravou no mesmo ano o LP Tributo a Jacob do Bandolim. Ainda neste ano, Luciana Rabello foi contratada para trabalhar na catalogação e pesquisa do acervo do renomado pesquisador e respeitado musicólogo Mozart de Araújo, acervo hoje considerado um dos mais importantes do país, abrigado no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro.

Primeira mulher a tocar cavaquinho musicalmente, em 1981 Luciana Rabello viaja pela Europa fazendo participação especial como solista de choro em shows do violonista Toquinho.

Em 1982, após ser aclamada pela crítica daqueles países, é convidada a retornar como solista. A partir de então, passa a ser a cavaquinista preferida de vários maestros do primeiro time da música brasileira.


Toquinho (violão e voz) e Luciana Rabello (cavaquinho),
Show Musicalmente Toquinho,
acústico na Suíça em 1983.

Brasileirinho - com Toquinho e Luciana Rabello
Composição de Waldir Azevedo na interpretação de Toquinho e Luciana Rabello.

Em 1999, Luciana fundou com Maurício Carrilho, a primeira gravadora a se dedicar exclusivamente ao choro, a Acari Records. Desde 2000 administra esta, hoje com mais de 60 títulos em seu catálogo.

Em 2000 lançou seu primeiro disco solo "Luciana Rabello" (Acari Records), com composições inéditas de sua autoria e outras músicas que lhe foram dedicadas.

Participou, ainda em 2000, de turnês na Dinamarca e workshops, a convite do quarteto Arranca-Toco e fundou, com Maurício Carrilho, a Oficina de Choro, hoje com mais de 800 alunos e com o nome de Escola Portátil de Música.

Em 2001 foi produtora executiva da coleção Princípios do Choro.

Em 2002 foi produtora executiva da série Joaquim Callado- Pai dos Chorões.

Em 2006 produziu a coleção Choro Carioca-Música do Brasil.

Em 2007 foi responsável pela direção musical da peça Besouro Cordão de Ouro, de Paulo César Pinheiro.



FONTE

WIKIPÉDIA

Nenhum comentário: