sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Getúlio Macedo


Getúlio Macedo (13/11/1922 - Sabino Pessoa/ES). Compositor. Produtor. Em 1938 mudou-se para o Rio de Janeiro. Em 1942, ingressou na UBC, da qual ocupou entre outros, o cargo de conselheiro.

Covarde

Com um repertório predominantemente romântico, compôs boleros, samba-canção, fox, mambo, samba e rumba. Um de seus principais parceiros foi Lourival Faissal, com quem compôs mais de vinte músicas. Entre outras, o bolero "Covarde", o mambo "A louca", o bolero "Intenção", o ragtime "Ano novo, ano bom" e a marcha "Nosso Natal".

Entre seus intérpretes estão Emilinha Borba, Marlene, Gilda de Barros, Alzirinha Camargo, Ângela Maria, Carlos Galhardo, Adelaide Chiozzo e Ellen de Lima, entre outros.

Em 1952, Carlos Galhardo gravou na RCA Victor a valsa "Mãezinha querida", pioneira nas homenagens às mães e que se tornou um clássico do cancioneiro popular e que vendeu cerca de 6 milhões de cópias ao longo dos anos com diferentes intérpretes.

MÃEZINHA QUERIDA
AGNALDO TIMOTEO PART. ESP. ANGELA MARIA

No mesmo ano, Linda Batista gravou também na RCA o samba-canção "Divórcio", parceria com Lourival Faissal.

Se Correr o Bicho Pega (Samba - 1969)

Em 1953, Fafá Lemos gravou pela RCA o baião "ABC do amor", parceria com Augusto Alexandre, Gilberto Milfont gravou o samba-canção "Confissão" e Francisco Carlos o samba-canção "Primeiro amor" e o samba "A saudade eu vou levar", os três da parceria com Lourival Faissal.

No mesmo ano, Carlos Galhardo gravou a valsa "Tanta mentira" parceria com Mário Lago e Emilinha Borba e Trio Madrigal gravaram o mambo "É o maior", parceria com Bené Alexandre.

Telefonando

Em 1954, Orlando Melo gravou pela Odeon, de sua parceria com Lourival Faissal, a toada "A canção do Jerônimo", abertura da famosa novela de rádio "Jerônimo, o herói do sertão" e o baião "Apanha flor, sá Nanci".

A canção do Jerônimo

No mesmo ano Nelson Gonçalves gravou na RCA Victor o samba-canção "Como eu previa", parceria com Lourival Faissal.


Em 1955, Jorge Veiga gravou de sua parceria com Lourival Faissal o "Hino da torcida do Flamengo" e Chiquinho do Acordeom o bolero "Horas íntimas", parceria com Oscar Maneck.

Em 1956, o Trio Itapoã gravou o beguine "Praia Vermelha", com Lourival Faissal, Hélio Chaves gravou na Mocambo o samba "Este é o samba", parceria com Almeida Batista e Gilberto Milfont na Continental o fox trot "Até a lua se escondeu".

Em 1957, Cauby Peixoto gravou o samba-canção "Onde ela mora", com Lourival Faissal, e o bolero "O louco".

Cauby Peixoto canta "Onde Ela Mora" de Getúlio Macedo e Lourival Faissal
no filme "Chico Fumaça" com direção de Victor Lima,
arranjos para orquestra de Radamés Gnattali,
produzido e estrelado por Mazzaropi em 1957.

No mesmo ano, Adelaide Chiozzo gravou a marcha "Tua companhia" e os Vocalistas Modernos o bolero "Covarde", ambos com Lourival Faissal.

Em 1958, Emilinha Borba gravou na Continental "Botões de laranjeira", parceria com Lourival Faissal. Ângela Maria pela Copacabana gravou o samba-canção "Voltei", parceria com Irani de Oliveira e Gilda de Barros pela Sinter o fox "Trágica mentira", parceria com Ilza Silveira.

Ainda em 1958, Os Cariocas gravaram pela Columbia o "Cha cha cha baiano".

OS CARIOCAS - "Chá-Chá-Chá Baiano" (Getúlio Macedo) 1958


Em 1959, Agnaldo Rayol regravou na Copacabana o bolero "Trágica mentira".


Em 1960, Carlos Galhardo gravou pela RCA Victor o samba-canção "Presença viva do amor", com Lourival Faissal, e o Trio Nagô gravou também na RCA o samba "Meu apelo", parceria com Irani de Oliveira.

No mesmo ano, o palhaço de circo Carequinha gravou na Copacabana o fox "É mamãe", parceria com Irani de Oliveira.

Em 1961, Leo romano gravou na Odeon o bolero "Aliança". No mesmo ano produziu e compôs com Hamilton Sbarra as músicas para o disco "Carequinha no Parque Xangai", que foi um grande sucesso.

Em 1962, Ellen de Lima gravou na RCA Victor o samba-canção "Meu amor lhe acompanhará" e Carlos Galhardo o bolero "Tu e eu", parceria com Irani de Oliveira.

Em 1963, Dalva de Andrade gravou na odeon o bolero "Cigana".

Teve mais de 50 composições gravadas. Atuou durante trinta anos como produtor e diretor de televisão, tendo trabalhado nas TVs Tupi, Excelsior e Globo. Compôs vinhetas e jingles. Compôs cerca de 400.

FONTE

Nenhum comentário: