sábado, 26 de novembro de 2011

Lírio Panicali


Lírio Panicali, regente, arranjador compositor e instrumentista, nasceu em Queluz/SP em 26/6/1906 e faleceu em Niterói/RJ em 29/11/1984. Filho de imigrantes italianos, aos 12 anos transferiu-se para São Paulo SP, ingressando no Liceu Coração de Jesus e depois no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo.

Em 1922, já no Rio de Janeiro/RJ, estudou no I.N.M. e foi maestro e pianista da Companhia Negra de Revista. Nessa cidade, conheceu Lamartine Babo, com quem escreveu o fox Saias curtas.

Lirio Panicalli - Cidade maravilhosa (1956)


Por razões familiares, Lírio precisou voltar à cidade natal, lá tendo desenvolvido intensa atividade musical, organizando bandas e coros.

De volta a São Paulo, começou a trabalhar na Rádio São Paulo, passando, em 1938, para a Rádio Nacional, do Rio de Janeiro, onde participou do programa Canção Antiga, de Almirante.

Nesse ano organizou a Orquestra Melódica Lírio Panicali e, desde então, começou a escrever temas para novelas da Rádio Nacional, destacando-se nesse gênero suas valsas Encantamento, Magia (com Raimundo Lopes) e Ternura (com Amaral Gurgel).

Encantamento - Composição de Lyrio Panicalli e Raimundo Lopes


Magia - Composição de Lyrio Panicalli e Raimundo Lopes


Em 1939, Lyrio Panicalli estreou no cinema, compondo para o filme Aves sem ninhos, dirigido por Raul Roulien seguindo-se as trilhas sonoras para os filmes: em 1943, Moleque Tião, de José Carlos Burle; em 1947, Este mundo é um pandeiro, de Watson Macedo; em 1953, Dupla do baralho, e em 1954 Nem Sansão nem Dalila, ambos de Carlos Manga.

Foi um dos fundadores da gravadora Sinter (1950), onde permaneceu como diretor do setor artístico e gravou, em 1950, seu primeiro LP, Orquestra melódica de Lírio Panicali. Nessa fábrica, gravou inúmeros sucessos carnavalescos. Idealizou com Paulo Roberto o famoso programa Lira de Xopotó, na Rádio Nacional, sobre bandas do interior, de que resultou o LP do mesmo nome com músicas regionais.

Foi maestro contratado da Rádio M.E.C. e fez arranjos para quase todas as gravadoras do país, tendo-se destacado na Columbia, orquestrando discos de artistas como Johnny Alf, Lamartine Babo, Cauby Peixoto, Jararaca e Ratinho, Francisco Alves, Clara Nunes, Tito Madi, Elza Soares, Wilson das Neves, Sérgio Murilo, Maria Bethânia. Fez também arranjos para diversas orquestras, entre as quais a de Zacarias.

Com o aparecimento das telenovelas, na década de 1960, foi convidado a escrever algumas trilhas sonoras.


ORQUESTRA DE LYRIO PANICALI 


Sangue e areia (TV Globo - 1967) - Tema de abertura


Tema de abertura da novela "Sangue e areia", exibida na TV Globo entre 1967 e 1968 no horário das 20h. Tarcísio Meira e Glória Menezes comandavam o elenco. Música: Lírio Panicalli.

Em 1972, resumiu esse seu trabalho no LP Odeon Panicali e as novelas.

FONTE

CIFRANTIGA

Um comentário:

Desobediência Vegana disse...

Olá, estou procurando a letra de Magia, de Lírio Panicali, com letra de Raimundo Lopes, nunca encontrei, ouvi no radio somente. Se souber me avise. abraços.