sábado, 10 de setembro de 2011

Diário da Música ♪♫: Fernando e Sorocaba


Diário da Música ♪♫: Fernando e Sorocaba - Em 2009, Fernando & Sorocaba lançaram o álbum Vendaval. Ainda em 2009, a dupla estreiou na Som Livre com Fernando & Sorocaba – Acústico.

O projeto acústico era um sonho antigo da dupla Fernando & Sorocaba. Atendendo aos pedidos dos fãs, a dupla resolveu lançá-lo em paralelo ao seu terceiro trabalho ao vivo, "Vendaval". Gravado em um estúdio de TV em São Paulo, o show foi integralmente captado por câmeras de alta definição (full HD) e contou com 4 músicas inéditas: "A Casa Caiu", "Até o Final", "Celebridade" e "Madri", a música mais pedida pelos 70 fãs presentes na gravação.




Os outros destaques do espetáculo ficaram por conta das canções: "Chevetão", uma composição irônica em estilo new country que narra o envolvimento com uma "Maria Gasolina", e o maior hit da dupla, "Paga Pau".

Juliana / Força de um Furacão / Estrela Solitaria (DVD Acústico 2010).


O espetáculo acústico contou ainda com a participação especial da dupla João Neto & Frederico na música "Delegada", hit já estourado em todo o Brasil.

Em agosto de 2010, a dupla gravou o terceiro DVD da carreira, na cidade de Campina Grande do Sul, região metropolitana de Curitiba com o apoio do produtor Francisco Sabella. A maioria das canções da dupla em todos os trabalhos são de Sorocaba, que também compõe para outros cantores – a exemplo de "Meteoro" e "Você não Sabe o que É Amor", hits na voz de Luan Santana.


Os dois compartilham não apenas o sucesso, mas também o nome de batismo. Ambos se chamam Fernando. O primeiro, nascido em Ji-Paraná (RO), roubava o violão do avô aos sete anos para mostrar seu talento. Aos 15, deixou sua cidade natal para tentar a carreira musical em Cuiabá (MT). Já o outro Fernando recebeu o apelido Sorocaba por se dividir entre a capital de São Paulo e a cidade do interior que carrega em seu nome. Também foi o avô o responsável por seu gosto musical: aos 11 anos ganhou dele seu primeiro violão.

Sorocaba mudou para Londrina, onde cursava faculdade de Agronomia, e lá alcançou o reconhecimento com suas composições. Foi nesta cidade do Paraná que os xarás se conheceram e resolveram formar uma dupla sertaneja. A consagração chegou com o lançamento do CD e DVD Bala de Prata, em 2008.

O show que deu origem ao primeiro trabalho da dupla contou com um público de 10 mil pessoas, em Santa Fé (PR). No ano seguinte, lançaram o também CD e DVD Vendaval. Agora, a dupla estréia na Som Livre com Fernando & Sorocaba – Acústico.

Dupla lança terceiro DVD da carreira, gravado na maior arena coberta do Brasil

No dia 21 de agosto a dupla Fernando & Sorocaba subiu ao palco da maior arena coberta da América Latina, situada em Campina Grande do Sul, região metropolitana de Curitiba, acompanhada de convidados especiais e mais de 35 mil pessoas para gravar seu novo trabalho: o CD e DVD Bola de Cristal. Lançado agora pela Som Livre, o terceiro DVD e quarto CD dos amigos, juntos há quatro anos, emocionou o público, que cantou as músicas e fez um show à parte.



No repertório estão grandes sucessos e inéditas, onde, com exceção de "Vê Se Para Com Essa Marra", de Rangel Castro, todas são da autoria de Sorocaba, que se destacou como compositor em 2010, sendo o segundo maior arrecadador de direitos autorais de acordo com o ECAD.




Entre as músicas já conhecidas pelo público estão "Paga Pau", sucesso das rádios em 2009, "A Casa Caiu", "Celebridade", "Delegada", "Até o Final", "Que Raiva que Dá/ Da Cor do Pecado", "Joga no Lixo", e "Madri", canção embalada por Fernando que conquistou o Brasil e o mundo e abriu as portas para que a dupla realizasse seu primeiro show na Europa no ano passado.


Madri


Com mais de um milhão de acessos no canal oficial da dupla no Youtube - antes de seu lançamento -, "Teus segredos" é o primeiro single, inédito, deste novo DVD, que também apresenta ao público "Tô Passando Mal", "Por Que Tá Comigo" e "Me Engana".


Teus segredos


Tô Passando Mal


Na mesma linha de novidades, "Desorientado" e a faixa título "Bola de Cristal" são de Sorocaba em parceria com Marco Aurélio.




Fernando e Sorocaba receberam convidados especiais que incrementaram ainda mais a noite, como a dupla Henrique & Diego canta "Vacilei", enquanto Thaeme, vencedora do programa Ídolos de 2007, leva "6 de Janeiro de 2003" e o cantor Edson marca presença na música "Boca a Boca".




Além das 18 faixas do CD, o DVD ganhou mais três: um pot-pourri de "Bala de Prata/ Vem Ficar do Meu Lado/ Noite Enluarada/ Luz da Minha Manhã /Volta Lá pro seu Lugar", "A Louca" e "Juliana/ Força de um Furacão/ Estrela Solitária", canções que encerram o repertório capaz de agradar gregos e troianos, com baladas românticas, músicas animadas e divertidas, que levaram o nome da dupla do norte ao sul do país – passando pelo sudeste e outras praças que não conseguiram resistir ao gênero, que agora veio para ficar.

Aliando dinamismo, novos instrumentos (como banjo e percussão) e um cenário assinado por ninguém menos que Zé Carratu, Bola de Cristal promete fazer deste o maior DVD da carreira da dupla Fernando e Sorocaba.



Discografia

2006 - Ao Vivo em Londrina
2008 - Bala de Prata Ao Vivo
2009 - Vendaval Ao Vivo
2010 - Acústico
2011 - Bola de Cristal Ao Vivo

Videografia

2008 - Bala de Prata Ao Vivo
2010 - Acústico
2011 - Bola de Cristal Ao Vivo



Fernando & Sorocaba, em entrevista exclusiva à Contigo! contam como se tornaram um fenômeno da música - o segredo é falar uma linguagem mais jovem...

"Você está querendo eu? Eu também estou te querendo. Pega eu, leva eu, chama eu, que eu vou correndo.” O refrão da música Pega Eu tem sido o lema de Fernando & Sorocaba. “É só chamar que a gente vai facinho”, brinca Fernando Fakri de Assis, 30 anos, o Sorocaba, que, apesar de ter nascido em São Paulo, ganhou o apelido por frequentar a cidade desde pequeno.

Super-requisitada e com a agenda repleta de shows, a dupla dedica todo o tempo para fazer a carreira dar certo. “Não viemos para brincar”, avisam, em coro, os cantores durante entrevista exclusiva para a CONTIGO!. O “projeto’ – como costumam se referir à dupla – surgiu há cinco anos quando Sorocaba e Fernando Zorzanello Bonifácio, 27, de Ji-Paraná (Rondônia), foram apresentados por um amigo em comum.

A empatia entre os dois foi imediata. Além do mesmo nome de batismo, eles descobriram que também tinham uma paixão incondicional pela música. Com apenas três anos de estrada, o “projeto” é um sucesso. Para se ter uma ideia, os videoclipes da dupla têm mais de 90 milhões de acessos na internet.


Na verdade, o segredo de Fernando & Sorocaba é falar uma linguagem mais jovem, com direito a gírias da moda. “Sabemos qual é o papo, o que está rolando e o que querem ouvir. Perguntamos ‘qual é que é?’, falamos que a mulher tá ‘pagando pau’... Quem já não falou isso um dia?”, questiona Sorocaba, que compôs alguns dos principais sucessos do cantor Luan Santana, 20, como Meteoro, Adrenalina, Você Não Sabe o Que É Amor e Um Beijo.


Já Fernando acredita que o melhor da dupla é encarar o trabalho com profissionalismo. “Temos diferencial vocal, de arranjo e na produção dos shows”, enumera. A impressão que se tem é que eles administram a carreira como uma empresa, em que se tem as funções muito bem determinadas.

Sorocaba cuida das composições, escolha de repertório e Fernando se dedica mais aos arranjos e às gravações. A “pegada jovial” também é levada para os shows, que tem direito a muita pirotecnia, gruas e bolhas gigantes de plástico. Eles ainda cantam alguns sucessos internacionais como Black Eyed Peas (I Gotta Feeling), Yolanda Be Cool – We No Speak Americano, além de axé music e pagode.





FONTE

Revista Contigo

site

Nenhum comentário: