quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Henrique e Hernane



Henrique e Hernane - Dupla sertaneja formada por Marcos Aurélio de Souza, o Henrique, natural de Goiânia/GO e Hernane Marques Júnior - natural do Distrito Federal.

Henrique & Hernane - Por ti

Henrique começou a se interessar pela música aos onze anos de idade quando ganhou um violão de presente do pai. Pouco depois, passou a aprender violão com um professor particular. Aprendeu também a tocar viola e acordeom. Cantou na noite de Goiânia, onde conheceu inúmeros artistas locais. Trabalhou como vendedor em loja de material de construção. Depois, trabalhou também em uma escola de música como professor de violão.

Hernane se interessou por música desde criança, recebendo o incentivo do pai. Estudou três anos no conservatório de música e aprendeu a tocar piano e violão clássico. Chegou a cantar em dupla com um irmão e com primos sem obter sucesso. Sua carreira foi bastante incentivada pelo cantor Leonardo, que se casou com uma irmã sua.

A dupla se formou quando Hernane e Henrique se conheceram através de amigos em 1998. Por sugestão de Leonardo, Marcos Aurélio passou utilizar o nome artístico de Henrique.

O primeiro show foi em novembro de 1998 numa churrascaria chamada Espeto de Ouro em Guapó/GO. "A casa estava lotada! Lotada pela nossa família que foi dar a maior força e encher o local. Cada mãe e cada pai tem 10 irmãos, e vai vendo... aí tem os filhos dos tios... Só aí já deu a lotação. Foi inesquecível. Recebemos o apoio da nossa família que aplaudiu e curtiu nosso primeiro show...”, conta a dupla.

Em 1999, a dupla lançou seu primeiro disco, que teve como destaque a música "Futebol e rodeio", que foi muito tocada nas rádios de Brasília e Goiânia, tornando-se um sucesso regional.

Em 2000, a dupla lançou o segundo CD, pela Chantecler/ Warner Music, com destaque para as faixas "Carminha", de Jairo Góes e Edymar Neves, fez um sucesso impressionante que repercutiu em Goiás, interior de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná. E, não foi só nas rádios, mas também em festas de rodeios e festas em geral; e ainda as músicas: "Levanta esse deitado", de Jairo Góes, Edymar Neves e Eurípedes; "Jogo de sinuca", de Jairo Góes e Edymar Neves; "Quebra esse silêncio", de Jairo Góes e Sérgio Porto; "Não durmo sem ela", de Jairo Góes; "Com a cara e a coragem", de autoria da dupla e "Você vive em mim", de Fernando Fernandes e Magno.

Com o êxito desse segundo disco, a dupla passou a fazer shows por todo o país. A dupla veio para São Paulo e se apresentou no Faustão, Raul Gil, Programa do Ratinho entre outros.

Em 2002, a dupla lançou pela Chantecler/Warner Music o CD "Festa, cerveja e mulher", com a música título de Paulo Nascimento, Babalu e Wagner Luiz. O CD trazia ainda "Ela é dez", de Guilherme Bicalho, Edymar Neves, Geovani Pimpão e Leonardo de Castro; "Bom demais da conta", de Jairo Góes, Valdson e Márcio Camilo; "Dança da botinha", de Jeff Garcia, e "A história de Loló", de Carlinhos Santos e Jairo Góes, além do clássico pagode sertanejo "A coisa tá feia", de Lourival dos Santos e Tião Carreiro, consagrado na voz da dupla Tião Carreiro e Pardinho.

Em 2004, o duo realizou diferentes espetáculos, principalmente em cidades do interior paulista e goiano e lançou novo CD, gravado ao vivo em Goiânia e que teve como destaques as músicas "Tá no meu coração", "Não vou chorar", "Ai que vontade que dá", e "Proposta indecente", além das regravações de "Contradições" e "O cheiro da maçã", sucessos da dupla Leandro e Leonardo.

A dupla seguiu fazendo apresentações pelo país e em programas de televisão como "Domingão do Faustão", "Ratinho", "Raul Gil" e "Marcelo Costa".

Em 2007, a dupla gravou o CD e DVD "Luau ao vivo" no qual foram incluídas as músicas inéditas "Amor ou amizade"; "Alô", que teve oarticipação especial da cantora Leandra Leon, "Maluco por você"; "Te amo tanto", e "Por ti", que contou com a participação do cantor Franco Levine e se tornou sucesso nacional.



Em 2008, a dupla apresentou o show "Luau ao vivo" que serviu de lançamento para o primeiro DVD da dupla na casa de espetáculos Whisred, em Goiânia, na abertura do projeto "Country part", contando com as participações especiais dos cantores Leandra Leon e Franco Levine. O DVD foi gravado ao vivo naquele que foi considerado o primeiro "Luau sertanejo" do Brasil.



FONTE

DICIONÁRIO MPB

Nenhum comentário: