quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Diário da Música ♪♫: Zezé Motta


Diário da Música ♪♫: Zezé Motta - A cantora Zezé Motta apresentou-se ontem no palco do Teatro Alberto Maranhão (TAM); e hoje, a "cantriz" se apresenta no Kiko's Eventos. Em Natal e Mossoró, Zezé Motta apresenta seu CD Negra Melodia.

A atriz, cantora e militante Zezé Motta foi homenageada, em 2009, com a Medalha de Honra ao Mérito Zumbi dos Palmares. Considerada uma das mais importantes militantes negras na articulação nacional, Maria José Motta de Oliveira tem criado uma maior projeção no tocante à expansão da cidadania social da população afro-brasileira.

Nascida em Campos (RJ), atriz e cantora brasileira, conhecida como Zezé Motta é militante do movimento negro, presidente de honra do CIDAN (Centro de Informação e Documentação do Artista Negro) atriz e cantora é hoje superintendente da Igualdade Racial do governo do Rio de Janeiro. Uma mulher que não se cansa de trabalhar e militar pela igualdade de gênero e etnia.

A carreira de cantora da atriz Maria José Motta começou em 1971 quando ela começou a se apresentar como crooner das casas noturnas Balacobaco e Telecoteco em São Paulo. Em 1975, gravou, com Gerson Conrad, o LP Gerson Conrad e Zezé Motta. De 1975 a 1979, lançou três LPs. Nos anos 1980, lançou mais três discos. O mais recente foi gravado este ano e se chama Negra Melodia.

Na carreira de cantora, consta na biografia do Dicionário Cravo Álbum da Música, sucessos da "cantriz" os seguintes destaques: Dores de amores e Magrelinha, canções de Luiz Melodia, Trocando em miúdos (Chico Buarque e Francis Hime), Prazer Zezé (Rita Lee e Roberto de Carvalho), Crioula (Moraes Moreira) e Senhora Liberdade (Wilson Moreira e Nei Lopes).



  • Você Sabia?
*A atriz, cantora e militante Zezé Motta foi homenageada, em 2009, com a Medalha de Honra ao Mérito Zumbi dos Palmares já atuou em filmes com Xuxa três vezes. O último foi "O Mistério de Feiurinha" (2009), já visto por mais de 1 milhão de pessoas nos cinemas; com direção de Tizuka Yamazaki, o filme é uma adaptação do livro: "O Fantástico Mistério de Feiurinha", de Pedro Bandeira.

*Zezé Motta contracenou com Tatyane Goulart, na minissérie "Cinquentinha", de Aguinaldo Silva (2009).

*Em 2009, a atriz, cantora e militante política Zezé Motta foi agraciada com um Troféu Raça Negra pelo Conjunto da obra de sua carreira.

*Zezé Motta compareceu à abertura do 3° Encontro do Cinema Negro Brasil, África e Américas/2009, no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), no Centro do Rio de Janeiro.

*Zezé Motta foi destaque da Mocidade Independente de Padre Miguel no Carnaval 2010.

*Zezé Motta cantou "Senhora Liberdade", com Paulinho da Viola, no especial "Grandes Nomes", da TV Globo (anos 80).


*Em janeiro de 2010, Zezé Motta participou do 5º Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual.

*Zezé Motta participou do Circuito Real Rotação - Festival de Música Negra (Salvador - Janeiro/2010). Ela foi entrevistada no "Conversa Afinada", um Talk Show do evento, com o tema "Cultura Negra Dá Dinheiro? Para o bolso de Quem?", juntamente com Pestana (editor chefe da Revista Raça), o cantor Dão, o ativista Gilberto Leal, o publicitário Paulo Rogério do Instituto de Mídia Étnica e o empresário Mário Nelson.

*Em 1968, Zezé Motta participou do musical "A Moreninha", ao lado da amiga Marília Pêra. Zezé também participou do LP da peça, cantando a música "Cafuné", com Gésio Amadeo.

*Em 1989, Zezé Motta participou da novela "Kananga do Japão", de Wilson Aguiar Filho - uma produção da TV Manchete, exibida de 19 de julho de 1989 a 25 de março de 1990, em 208 capítulos.

*Em 1989, Zezé Motta participou da novela "Pacto de Sangue" (TV Globo), de Regina Braga e com direção de Herval Rossano.

*Zezé Motta, que interpretou Maria na novela "Pacto de Sangue", participou da trilha da novela cantando a música "Histórias e Lendas". A cantriz também apareceu na capa e na contra-capa do LP.

*Zezé Motta participou da homenagem que a gravadora Lua Music preparou a Ataulfo Alves (1909 -1969), autor de: Na Cadência do Samba, Mulata Assanhada, Ai, que Saudade da Amélia, entre outros clássicos de nosso cancioneiro, cantando o samba "Cabe na Palma da Mão", de 1967. Ataulfo Alves - 100 Anos reúne regravações de 34 músicas do compositor, agrega nomes da velha guarda da MPB, e traz artistas da cena contemporânea.

*Em 1978, Zezé Motta atuou no filme "Tudo Bem", de Arnaldo Jabor. Estrelado por Fernanda Montenegro e Paulo Gracindo, "Tudo Bem" é uma comédia que retrata uma família da classe média carioca enquanto convive com os operários que realizam uma reforma em seu apartamento, localizado em Copacabana.

*Em 2000, Zezé Motta lançou o CD "Divina Saudade", interpretando o repertório de Elizeth Cardoso (1920-1990), com arranjos e produção musical de Roberto Menescal e Flávio Mendes.

*A estreia de Zezé Motta no cinema ocorreu em 1970, no longa "Em Cada Coração um Punhal", de José Rubens Siqueira e João Batista de Andrade.

*Zezé participou do episódio “Transplante de Mãe”, com direção e roteiro de Sebastião de Souza. O episódio, baseado na canção "Coração Materno" (lançada por Vicente Celestino e regravada por Caetano Veloso), tinha montagem de Glauco Mirko Laurelli, música de Rogério Duprat, e contava também no elenco com John Herbert, Etty Fraser e Liana Duval.

*A estreia de Zezé Motta no teatro profissional não poderia ser mais marcante: em janeiro de 1968, ela integrou o coro do musical "Roda Viva", escrito por Chico Buarque e dirigido por José Celso Martinez Correia.

*A obra "Solistas Dissonantes: História (Oral) de Cantoras Negras", de Ricardo Santhiago, apresenta histórias orais de treze cantoras negras brasileiras: Adyel Silva, Alaíde Costa, Arícia Mess, Áurea Martins, Eliana Pittman, Graça Cunha, Ivete Souza, Izzy Gordon, Leila Maria, Misty, Rosa Marya Colin, Virgínia Rosa e Zezé Motta.



 
FONTE

Diário de Natal

Nenhum comentário: