sábado, 24 de setembro de 2011

Martha Mendonça


A cantora Martha Mendonça (Uberaba, 16 de fevereiro de 1940) surgiu nos anos 60 com a canção Tu Sabes, que vendeu muito e ganhou os principais prêmios da época. Gravou vários discos, alcançando um total de 110 musicas entre LPS, compactos e edições especiais.

O bolero "Tu sabes" foi gravado em 1961 pela Chantecler no 78 rpm que trazia no lado B a guarânia "Voltei meu amor", de Alberto Roy e Tony Freddy.


Em 1964, Marta fez sucesso com a música "Saudade de você", versão de Teixeira Filho para "Kimi Koishi", sucesso no Japão de Frank Nagai. A canção, composta por Hidenori Sakae, foi carro-chefe do terceiro LP da cantora, intitulado "Kimi Koishi", e no qual aparece na capa vestida com kimono. É uma das poucas canções de origem japonesa que obteve sucesso no Brasil, ao lado de "Olhando para o céu" (Sukiyaki), gravada pelo Trio Esperança, "Kokoro no Niji", interpretada pelo grupo Os Incríveis, e "Sayonara", também registrada pelo conjunto e pela cantora e apresentadora Rosa Miyake, todas nos anos 1960.


Em 1965 conheceu o cantor Altemar Dutra e casou-se com ele. Tem dois filhos: Deusa Dutra e Altemar Dutra Júnior.

Em mais de 25 anos de carreira gravou oito discos em 78 rpm e mais seis LPs, sem contar os compactos simples e duplos. O último registro em LP aconteceu em 1987, pela 3M, em disco produzido pelo cantor e compositor Terry Winter (08/05/47 - 23/09/98).


Nesse álbum, gravou composições de autores que na época começavam a se destacar no universo sertanejo, como foram os casos de "Vou buscar você", de Antônio Luis e Elias Muniz, "Dois estranhos", de Joel Marques, "Caminhos", de César Augusto e Antônio Hernandes, "Caminhos da paixão", de Elias Muniz e Antônio Luis, "Esse cara", de Carlos Randall, "Minha maneira de ser", versões de Neil Bernardes para composições de Terry Winter, e "Cantando a esperança", de Eunice Barbosa, Antônio Luis e Billy. Gravou, ainda, nessa época, um compacto simples com as músicas "Tigresa", de Caetano Veloso, e "Sem maquiagem", composição da cantora Vanusa. Nesse período, a artista participou ainda como jurada no Programa do Bolinha, na TV Bandeirantes.



FONTE

Um comentário:

ROBERTO disse...

Gosto demais da Martha Mendonça e acho uma das cantoras bem afinadas e tenho todos seus discos é uma pena não ter gravado
ROBERTO PIVA