sexta-feira, 10 de junho de 2011

Mario Adnet


O violonista, cantor e compositor Mario Adnet estudou música nos EUA e Áustria nos anos 70. Em 1980, gravou um disco com o pianista Alberto Rosenbilt e foi arranjador da gravadora Polygram (atual Universal).



(Pedra Bonita (Mario Adnet) - do CD "Para Gershwin e Jobim - Mario Adnet: violão e voz; Eddie Gomez: baixo acústico; Randy Braker: flugelhorn; Duduka da Fonseca: batería; Rodrigo Campello: violão solo; Hugo Fattoruso: piano; Maucha Adnet: vocal).


Nos anos 90, algumas de suas composições foram gravadas por grandes nomes da mpb, como Joyce, Leny Andrade e Lisa Ono, entre outros. Mas foi em 94 - quando Tom Jobim gravou o arranjo de Adnet para o clássico Maracangalha, de Dorival Caymmi - que Mario teve seu talento reconhecido.



Em 2004, a Biscoito Fino relançou o CD Pedra Bonita, que conta com participações de Tom Jobim, Joyce, Paulo Moura e Ivan Lins, entre outros. Está previsto para 2005 o relançamento do CD Para Gershwin e Jobim.



Mario Adnet - compositor, violonista e arranjador. Adnet é idealizador e produtor, juntamente com Paulo Jobim, do premiado Jobim Sinfônico, (Grammy 2004, de melhor álbum clássico) e foi o vencedor do Prêmio TIM de Música 2007, na qualidade de melhor arranjador do ano pelo CD Jobim Jazz. Além de produzir seus discos solo como Pedra Bonita, Rio Carioca e Para Gershwin e Jobim, produziu e arranjou projetos como Ouro Negro e Choros & Alegria (ambos em parceria com Zé Nogueira), sobre a obra do compositor e arranjador Moacir Santos.





Mario Adnet - Samba Meets Boogie Woogie - Adventure Music AM1048 2 (2008) - Tempo: 57'43" -


Um Tributo à Música das Décadas de 1940 & 1950


Vale a pena esperar por bons lançamentos. Samba Meets Boogie Woogie foi gravado em maio e junho de 2006, mas a pós-produção deste trabalho levou quase dois anos. Finalmente, o CD foi lançado em outubro de 2008. Minhas expectativas foram satisfeitas. A pesquisa do repertório ficou a cargo de Alfredo Del-Penho, que também se apresenta como um dos vocalistas no CD. Baseados nas gravações originais, os arranjos foram criados por Mario Adnet. Junte-se a estes dois Maucha Adnet, Mônica Salmaso, Zé Renato and Roberta Sá e temos assim Samba Meets Boogie Woogie.

Apresentando-se às vezes como solistas e às vezes em duetos, estes cantores trazem seus talentos para esta coleção memorável com o apoio instrumental de músicos tais como Cristóvão Bastos (piano), Jorge Helder (baixo), Vittor Santos (trombone), Andréa Ernst Dias (flautas), Jovino Santos Neto (piano), Marcos Nimrichter (acordeão), Hamilton de Holanda (bandolim) e outros tantos músicos de calibre semelhantes.





A escolha do repertório em si não foi tarefa simples. As décadas de 1940 e 1950 foram anos férteis na música brasileira. Para se ter uma idéia de alguns sucessos dessa época basta que se mencione que "O Samba da Minha Terra" (Dorival Caymmi), "Morena Boca de Ouro" (Ary Barroso) e "Ai, Que Saudades da Amélia (Ataulfo Alves & Mário Lago) foram canções desse período. E esta pequena lista só vai até 1942!



Dos meados de 1940 aos meados de 1950, a música brasileira construiu uma ponte ligando o tradicional ao moderno. Foi também durante este período que vários críticos apontam os precursores da bossa nova. Neste mesmo período também temos o apogeu do rádio na música brasileira. Para listar todos os cantores e compositores dessa fase aqui seria um tarefa fútil e incompleta.



O que torna Samba Meets Boogie Woogie uma preciosidade é, por um lado, o enfoque na música de Haroldo Barbosa, Denis Brean, Janet de Almeida, Jackson do Pandeiro e Assis Valente, por exemplo. Quando adicionamos os arranjos esmerados no CD, vemos mais uma vez a estampa de qualidade que Mario Adnet apresenta em seus trabalhos. Ele faz tudo parecer muito simples. Estas faixas contam a história do Brasil naquelas décadas.



Por exemplo, "Adeus América" foi composta como um resultado da influência estrangeira no mercado musical brasileiro. A idéia oposta do Brasil mostrando uma influência no exterior se faz presente na letra que Denis Brean escreveu para a "Baiana no Harlem". Nessa ele argumenta como seria o Harlem se uma baiana andasse por suas ruas. A histórica "Boogie Woogie na Favela", como conta as notas do CD, marca a primeira vez que uma canção brincou com a fusão entre o samba e o boogie woogie. E ainda temos também "Chiclete com Banana".




Essa abordagem com o divertido e o histórico faz de Samba Meets Boogie Woogie um lançamento cativante. Os artistas dão apresentações de alta classe. Este é um daqueles lançamentos que você provavelmente vai ouvir com frequência sempre. Ele traz substância e qualidade do princípio ao fim.



FONTE









Nenhum comentário: