domingo, 12 de junho de 2011

Santa Isabel recebeu Violeiros do Brasil


O público que foi ao Teatro Santa Isabel neste sábado (11/06) foi testemunha de um concerto histórico...

Pela primeira vez a viola instrumental pernambucana foi colocada na vitrine e inserida em um meio cuja tradição é dominada pelo eixo São Paulo-Minas Gerais. O espetáculo a Violeiros do Brasil aconteceu no teatro da Praça da República, no Centro do Recife.



Violeiros do Brasil  marcou o lançamento local do livro e do DVD homônimos. De qualidade irrepreensível, as obras, que fazem um mapeamento dos principais instrumentistas do gênero no País e que têm o pernambucano Adelmo Arcoverde entre seus representantes, integram um trabalho muito mais amplo, o Projeto Memória Brasileira, coordenado pela produtora e pesquisadora Myriam Taubkin, que registra a música brasileira e seus principais representantes.

No concerto além de Adelmo, participaram outros dois dos 11 nomes que constam no livro/DVD – Tavinho Moura, de Minas Gerais, e Ivan Vilela, de São Paulo – mais uma surpresa quase inédita no projeto: a participação de músicos locais, aqui representados por Caçapa, Hugo Linns e Eduardo Bueno.

O Projeto Memória Brasileira começou em 1987 com Memórias do piano brasileiro. Desde então já foram realizados oito mapeamentos que contemplaram ainda violão, arranjadores, viola, percussão, sanfona, sopros, mais revisitações ao violão e mais recentemente à viola.

De acordo com Myriam, a base de tudo sempre foi o registro dos concertos realizados com músicos pesquisados e selecionados em todo o País. A partir dos espetáculos surgiram produtos como CDs, livros, DVDs e turnês.

Em Violeiros do Brasil também participaram os músicos Almir Sater, do Mato-Grosso do Sul; Braz da Viola, Passoca, Paulo Freire e Pena Branca (recém-falecido), de São Paulo; Pereira da Viola, de Minas Gerais; e Roberto Corrêa e a dupla Zé Mulato & Cassiano, do Distrito Federal, todos pesquisados dentro do contexto de sua região.



O concerto também foi uma oportunidade única para o público pernambucano conferir um trabalho até o momento apresentado apenas em três cidades na Inglaterra (Londres, Cambridge e Whitstable) e em três Estados no Brasil (São Paulo, Minas Gerais e Paraná), além do Distrito Federal. Nos dias 21 e 23 de dezembro deste ano Violeiros do Brasil se apresenta na Bélgica.

FONTE

JORNAL DO COMMERCIO

Nenhum comentário: