quarta-feira, 8 de junho de 2011

Antenor Bogéa


Antenor Bogéa autor, compositor, piano e voz - Natural de São Luís do Maranhão, berço de poetas no Brasil, Antenor Bogéa divide seu tempo entre a carreira diplomática e sua paixão pela música. Criado em uma família onde a cultura, em geral, e a música, em particular, ocupavam um lugar especial, desde cedo começou a dedilhar o piano.


Foi justamente quando assumiu a função de conselheiro cultural da Embaixada do Brasil em Paris, em 1989, que Antenor Bogéa iniciou verdadeiramente sua carreira de músico. Tornando-se conhecido no meio cultural da capital francesa por sua luta em prol da difusão da cultura brasileira e em ajudar os artistas de seu país a mostrar seus trabalhos, ele também se fez notar pelas muitas canjas que deu em festas e em concertos de amigos.


Incentivado, então, por grandes nomes da música – como a amiga e parceira musical Rosinha de Valença – ele reuniu suas próprias composições e outras de alguns dos compositores de sua preferência (Tom Jobim, Ivan Lins, Chico Buarque, Gilberto Gil, Rosinha de Valença...) em um primeiro CD, “Samba em Paris”, disco que lhe abriu as portas das rádios francesas e de canais de televisão que passaram a mostrar o belo videoclip realizado com o samba-título do CD.


O lançamento de “Samba em Paris” abriu também espaço para diversas apresentações, atraindo um público parisiense cada vez maior e mais fiel, encantado pela voz grave, quente, cheia de ternura e nostalgia deste personagem de uma simpatia irresistível.

Depois de 4 anos em Paris, foi nomeado cônsul do Brasil na cidade de Marselha. Antenor Bogéa levou a música brasileira para as margens do Mediterrâneo, onde realizou primeiramente um concerto em homenagem ao saudoso Tom Jobim, e depois, um outro espetáculo para um público de 15 mil pessoas, quando dividiu a cena com Nina Simone. Logo depois, iniciou uma série de apresentações em clubes de jazz e teatros da região provençal e da Côte-d'Azur.



Estimulado pela calorosa acolhida dos marselheses, Antenor reuniu uma equipe de talentosos músicos locais e com eles gravou seu segundo CD, “Estações”, no qual sambas bem animados como o “Trem das onze” se mesclam aos ritmos de Gilberto Gil .


Após o lançamento deste CD em Marselha, seus concertos inflamaram o verão mediterrâneo. E depois de seu lançamento no New Morning em outubro de 1996, com a presença de Baden Powell, Teca Calazans, Sivuca, Pierre Barouh e Les Etoiles, entre tantos outros, Paris passou a disputar este tão jovial diplomata de quem o público guarda muita saudade.


Em 1998, Antenor retornou ao Brasil, assumindo suas funções diplomáticas em Brasília. Realizou dezenas de concertos no Brasil, entre 1999 e 2006, quando foi transferido para a embaixada do Brasil em Atenas


Ainda no Brasil, em 2005, Antenor Bogéa lançou o CD PEREGRINO, editado pela RobDigital, que teve a participação de consagrados músicos, cantoras e cantores brasileiros. O CD, que recebeu excelentes ceríticas, recebeu indicaçâo para o GRAMMY Latino.


Um cidadão do mundo. Assim pode ser definido Antenor Bogéa, músico, diplomata, viajante, humanista e, sobretudo, como revela a sua música, humano. Leia mais aqui

FONTE

ANTENOR BOGÉA

Nenhum comentário: