terça-feira, 7 de junho de 2011

Markinhos Moura


Em 2010, o cantor Markinhos Moura lançou o CD Mulheres e Canções. No novo disco, Markinhos divide os vocais com uma seleção de cantoras. Canta, ao lado da conterrânea Amelinha, "Coito das araras", de Cátia de França; "Meias partes", da dupla Irinéia Maria e Sueli Corrêa, em dueto com a paraense Jane Duboc; "Nasci pra sonhar e cantar", de Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho, somando o vocal com Verônica Ferriani; "Me acalmo danando", com a participação de Cida Moreira; e "Vida de artista", de Sueli Costa e Abel Silva, é interpretada pelo cantor em duo com a paulista Vânia Bastos. Além delas, "Rotina", de Vanusa e Mário Campanha, conta com a participação da experiente Claudya; "Grand' Hotel", do Kid Abelha, em sintonia com Márcia Castro, "Minha Nossa Senhora", da autoria de Fátima Guedes, na frequência vocal da novata Tetê Cavalckanti; e "Mulher eu sei", do paraibano Chico César, dividida com a paulista Fabiana Cozza.Sozinho, o intérprete cearense canta a pouco conhecida "A feminina voz do cantor", do repertório de Milton Nascimento e Fernando Brant, música que define o álbum e sua proposta estética. "Bonita", de Tom Jobim, em versão anglófona feita por Ray Gilbert, também traz Markinhos em momento solo.


1. A Feminina Voz Do Cantor
2. Ombro Amigo (com Zeze Motta)
3. Coito Das Araras (com Amelinha)
4. Meias Partes (com jane Duboc)
5. Doce De Pimenta (com Maria Alcina)
6. Nasci Pra Sonhar E Cantar (com Veronica Ferriani)
7. Me Acalmo Danando (com Cida Moreira)
8. Vida De Artista (com Vania BAstos)
9. Rotina ( com Claudya)
10. Grand' Hotel (com Marcia Castro)
11. Minha Nossa Senhora ( com Tete Cavalcanti)
12. Mulher Eu Sei (com Fabiana Cozza)
13. Bonita



Markinhos cantou no Teatro da Galeria Olido (av. São João, 473, centro), às 18h, com entrada gratuita. Além de cantar, Markinhos Moura também já atuou como ator, e se diz aberto a propostas para trabalhos nessa área...

Marcus Antônio Sampaio Moura (Fortaleza, 13 de junho de 1957), mais conhecido como Markinhos Moura, é um cantor brasileiro.


Meu Mel marcou a carreira do artista na década de 80 abrindo oportunidades para que Markinhos Moura fizesse apresentações em vários programas de televisão e para shows no Brasil e nos Estados Unidos, além de alguns países da Ásia.

Markinhos se apresentou durante três meses em Hong Kong e doze meses em Tókio; morou e trabalhou no Japão, em Hong Kong e atuou em transatlânticos.


Markinhos Moura iniciou sua carreira artística em Fortaleza, como ator, protagonizando musicais como "Os Saltimbancos" e o "Reino da Liminúria". Logo Markinhos foi convidado a participar como atração fixa no programa de televisão Augusto Borges, líder de audiência regional. Lá, interpretaria canções que eram sucesso na voz de Elis Regina, Milton Nascimento, Caetano Veloso e Ney Matogrosso.

Em 1990 lançou pela PolyGram o LP "Sem pudor", que causou bastante polêmica, pois o cantor aparecia seminu na capa. A partir daí, Markinhos sumiu um pouco da mídia e optou por sair do país para mostrar seus sucessos lá fora.


(making-off das gravações do clipe Madrugar dos Sentimentos de Markinhos Moura. A música de fundo é Caçador de Mim. Site oficial: http://www.markinhosmoura.com.br)/

Em 2001, Markinhos Moura retornou ao Brasil e regravou Meu mel para o disco "Acústico Brasil". A nova roupagem dada à música incendiou os corações de seus fãs, que sempre mantiveram o cantor presente em suas vidas ao longo dos anos.


Vale lembrar que em 2007, Markinhos, juntamente com o performático Miéle, prestaram uma grande homenagem a cantora Elis Regina, com a montagem do espetáculo “Eternamente Elis”. O show aconteceu no dia de nascimento da cantora, 17 de março e foi um enorme sucesso. Markinhos, inclusive, ficou conhecido em todo o Brasil ao cantar músicas de Elis Regina com um tom muito parecido com o da grande intérprete da MPB.

No dia 06/10/09 Markinhos Moura fez uma participação especial no show do cantor Jair Rodrigues, no Bar Brahma, em São Paulo.

Entrevista com Markinhos Moura aqui.

O Último Pau de arara
by Markinhos Moura
composição: Venâncio/Corumba/J.Guimarães

Clipe do show de lançamento do novo CD do Markinhos Moura, realizado em 18 de dezembro de 2010 no Teatro Olido, em São Paulo.



FONTE


Nenhum comentário: