terça-feira, 7 de junho de 2011

Bena Lobo


Bena Lobo, compositor em sintonia com o seu tempo, produz música pop-contemporânea a partir de elementos brasileiros parte de suas vivências: uma mistura empolgante e sofisticada de samba, funk, baião, xote, afoxé...

 Caracteristicas presentes em seu primeiro disco, Nada Virtual, lançado em 2000, como também em Sábado(2006), disco autoral de Bena que traz parcerias com Milton Nascimento, Paulo César Pinheiro, entre outros, e participações especiais de Lenine, Seu Jorge e Pedro Luis e a Parede...


Carioca, filho do compositor Edu Lobo e da cantora e violonista Wanda Sá, neto do compositor, jornalista e radialista Fernando Lobo, Bernardo só resolveu dedicar-se à carreira artística aos 20 anos, quando começou a ter aulas de violão com a mãe. Antes enveredou pelo teatro, atuando em um musical infantil e em um episódio do programa Você Decide, da TV Globo. Depois de acompanhar algumas turnês do pai Edu (não como músico, mas como "roadie"), lançou seu primeiro disco, "Nada Virtual" (2000), pelo selo Jam. No repertório, músicas de sua autoria, de Edu, Djavan, Tom Jobim e outros.

Edu e Bena Lobo - Ponteio

Canções inéditas em parceria com Paulo César Pinheiro e também com outros parceiros da sua geração como Edu Krieger, Gabriel Moura e Rômulo Pacheco, estiveram no show Valentia, dia 19 de maio/2011 às 21h30, no Solar de Botafogo.

Bena (voz e violão) subiu ao palco acompanhado por Daniel Marques nos violões. O Samba não morre, Declaração e Osso Duro são os nomes de algumas das canções que ele apresentou, parte de seu quarto CD, Valentia, previsto para o segundo semestre deste ano.

O roteiro contou ainda com a música Mundo, parceria com Daniel Gonzaga (com quem realizou em 2009 o projeto Tradição, homenageando seus pais e avós, Edu Lobo e Gonzaguinha, e Fernando Lobo e Luiz Gonzaga); e Imagem e Semelhança, parceria com Milton Nascimento, além de músicas de outros trabalhos já lançados pelo compositor.

Esse show foi o mesmo que encantou as platéias de Portugal, Alemanha, Inglaterra e França, quando Bena fez sua turnê pela Europa no fim de 2010.

CURIOSIDADES

O Tempo é o senhor da razão

"confia no tempo que o tempo é o senhor da razão é o ensinamento se não for a hora demora mas pode esperar o tempo no tempo chegar"

Esses versos são de uma canção que fiz recentemente para um projeto infantil sobre um assunto que tem permeado muito a minha mente:o tempo. Acabo de lançar um CD e DVD que gravei há dois anos e só saiu agora. Por quê? as pessoas me perguntam. Não sei, mas acho que foi Ele, o tempo!

Precisei desse tempo.Alguns artistas se acomodam com o tempo,outros buscam o aperfeiçoamento e a evolução. Escolhi o segundo caminho. O Tempo é meu amigo. O meu melhor amigo.

Vejo hoje que realmente precisei desse hiato pra resolver muitas questões. Cada um tem o seu. Noel Rosa fez 300 canções em 26 anos de vida, já Dorival Caymmi compôs 90 músicas em 94 anos. Todas geniais, atemporais. Algumas levaram anos para serem concluídas. Quem foi mais genial? Não há resposta pra mim. Cada um no seu tempo e com o seu tempo.

A gente cisma em atropelar o tempo, querendo estar na frente dele junto com a ansiedade, querendo sempre buscar respostas para tudo,quando na verdade essas respostas precisam do tempo para serem respondidas. Dizem que o tempo é o melhor remédio para tudo. E não é mesmo? A verdade é que só com o tempo nós entendemos as coisas: o fim de uma relação, os erros ali, os acertos aqui, até fatos que a gente não tem capacidade pra entender e aceitar, só se resolvem com o tempo. Precisamos dele. Já dizia Nelson Rodrigues: "Jovens, envelheçam". O tempo é sábio e é ele quem diz. O tempo fala o tempo todo. Basta estarmos conectados com ele. Sincronicidade é a prova dessa sintonia.

Fiz uma canção com o Paulo César Pinheiro em homenagem a Úrsula, meu amor. Mando pra ele a melodia e ele me retorna com uma letra falando de uma declaração de amor. Coincidência? Coincidências não existem, sinais talvez. Amo a canção do Caetano "Oração ao tempo". Trechos como: "Compositor de destinos, Tambor de todos os ritmos, tempo, tempo, tempo". Sabedoria que só o tempo dá. Salve Caetano!


Ninguém tem mais tempo pra nada, seja pra um cuidado pessoal, ou pra encontrar pessoas, ou admirar uma paisagem. Estamos numa época sem tempo e contra o tempo.

Encontros virtuais estão cada vez mais presentes. Acho isso muito triste.As pessoas não doam mais o seu tempo. Por isso cada vez mais penso em aproveitá-lo da melhor forma possível nessa passagem tão breve.


Tempo de sorrir, tempo de sonhar, tempo de brincar, tempo rei.

Tudo na vida depende do tempo. Você planta e só depois colhe. E o tempo da colheita não tem data certa. Acredito muito que ação e reação são deteminações plantadas diariamente.


Precisamos aprender de uma vez por todas que não podemos ir contra o tempo. Que a pressa é inimiga da perfeição sim e que temos que ter calma, sabedoria. Precisamos respirar para esperar o tempo. Certamente o que virá depois será compreendido. Coisas boas e ruins.

Uma coisa eu aprendi com o tempo: o tempo é o senhor da razão.


Escrito por Bena Lobo às 15h12

Um pouco mais da vida de Bena Lobo aqui... (Portal Caras).


FONTE

CLIQUEMUSIC

Nenhum comentário: