quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Péricles Cavalcanti


Péricles Cavalcanti é cantor e compositor que já teve canções gravadas por Adriana Calcanhoto, Gal Costa, Caetano Veloso, Cássia Eller, Miúcha entre outros. Com Arnaldo Antunes foi parceiro na elaboração do espetáculo multimídia "Nome", de 1993.



Já compôs trilhas-sonoras para filmes e espetáculos, tais como "A Farra da Terra" do grupo Asdrúbal Trouxe O Trombone (grupo de teatro criado na década de 70 pelo diretor Hamilton Vaz Pereira e pelos atores Luíz Fernando Guimarães e Regina Casé) e "Ham-let", baseada na obra de William Shakespeare e dirigida por Zé Celso Martinez Corrêa. É conhecido também por fazer adaptações musicais a partir de obras literárias como o Finnegans Wake, de James Joyce.

Péricles da Rocha Cavalcanti (Rio de Janeiro, 1947) é um compositor, cantor e cineasta brasileiro. Filho do pernambucano e ex-padre, jornalista esportivo e professor de língua portuguesa e latim Mariano de Moura Cavalcanti (1903-1975), e da baiana Adalgiza da Rocha Cavalcanti (1924-1982). Mudou-se para São Paulo em 1950.

Na década de 1970, vivendo em Londres, Péricles realizou a primeira gravação como músico profissional como vocalista e violonista, na trilha para o filme Copacabana mon amour, acompanhado por Gilberto Gil. Já na década de 1960, compôs para o teatro, quando Regina Casé, Hamilton Vaz Pereira e Luís Fernando Guimarães realizaram "Asdrúbal trouxe o Trombone".

No teatro, colaborou com a Oficina (Usina-usona) de Marcelo Drummond e José Celso Martinez Correa, compondo para a montagem de "Os Sertões", além de "Os Satyros" e "Pranto de Maria Parda", adaptação do escritor Gil Vicente.

É dele a composição de "Eu queria ser a Cassia Eller".


FONTE

http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A9ricles_Cavalcanti

Nenhum comentário: