segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Dani Black


Daniel Espíndola Black (Dani Black) filho de Tetê Espíndola e Arnaldo Black nasceu em São Paulo em 1987. Começou a cantar ainda pequeno influenciado pelo ambiente musical de sua família.

Aos 12 anos, após participar de testes de seleção com centenas de candidatos, foi contratado como cantor do programa "Gente Inocente" da Rede Globo (2000/2001). Foi logo em seguida que desabrochou como compositor, já demonstrando intimidade com seu instrumento, o violão, sempre muito “swingado” e personalista.

Dani Black - "Miragem" - Trama/Radiola 22/06/09

Nessa mesma época fez uma participação no show de Tetê, no Centro de Convenções em Campo Grande (MS), cantando suas composições, acompanhado pelo músico Toninho Porto e banda CROA. A reação do público foi imediata e entusiasmada, deixando claro o forte apelo de suas músicas, bem como sua desenvoltura e boa presença de palco.


Ainda em 2001, participou do “Festival de Boa Esperança” (MG) com a música de sua autoria, "Beije-me". Ganhou o prêmio de melhor intérprete e foi escolhido pelo júri popular como a melhor música. Um fato inédito no festival, em virtude de sua pouca idade, a concorrer somente com adultos.


Em 2003, participa com destaque do CD "Espíndola Canta" interpretando junto com Tetê a música “Ajoelha e Reza” de Arnaldo Black e Carlos Rennó.


Nesse mesmo ano a Família Espíndola grava um DVD, em show ao vivo, onde Dani Black se destaca cantando músicas de sua autoria e dando uma nova versão para "Escrito nas Estrelas" (Arnaldo Black e Carlos Rennó), o sucesso de Tetê.


Grava em Paris faixa especial "Toy Dance" no CD "Babeleyes" do compositor francês Philippe Kadosch e Tetê Espíndola, ainda a ser lançado no mercado Europeu.


Em 2004 se apresenta no lançamento do CD "Espíndola Canta" no Sesc Pompéia, além de participar em shows no Paraná e no Mato Grosso do Sul. Está presente na gravação do recente CD de Tetê Espindola "Zencinema", já lançado em 2005, cantando e tocando em duas faixas ao lado de Arismar do Espírito Santo, Alexandre Mihanovich, Arnaldo Black, Wilson Teixeira e Sandro Moreno.


Participou da turnê de lançamento deste álbum, entre outros no Sesc Vila Mariana, Sesc Interlagos, Sesc Consolação, Espaço Zimbo Trio e Sala Baden Powell – Rio ( com participação especial de Ney Matogrosso).

No fim de 2005, Dani participou de 4 shows em Paris no lançamento do CD "VozVoixVoice", de Tetê Espíndola e do compositor francês Philippe Kadosch. Dani estuda há vários anos na escola de música do Zimbo Trio, o CLAM, e recentemente ingressou na Faculdade de Música Santa Marcelina. Isto por certo está formando, além de um compositor popular, um instrumentista de qualidade, o que já se torna bem visível, na sua técnica e improvisação como guitarrista e violonista.

Recentemente iniciou carreira solo, fazendo apresentações com sua excelente banda. Por mais de 4 meses esteve apresentando-se na casa "AO VIVO", local badalado em São Paulo pela amostra de música de qualidade, especialmente instrumental. Foi acompanhado pela Banda Croa, composta por Adriano Magoo nos teclados e acordeon, pelo baixista Marcelo Ribeiro e Sandro Moreno na bateria. O repertório é formado por composições próprias. Dani já está preparando para este ano o repertório e a gravação de seu primeiro CD.

(Bruna Caram convidou Dani Black para participar de seu show no Bourbon Street dia 22/03/2011 - Terça por Elas. Os dois interpretaram uma nova canção escrita por Chico César chamada 'Seu Torpedo').

Muitos olhares e ouvidos da crítica musical, de artistas, produtores e interpretes estão convergindo com especial atenção para este novo compositor e intérprete. Além disso suas composições estão agradando e muito as pessoas de 8 a 80 anos. São muito consistentes harmonicamente e com muito swing. As letras surpreendem pela sofisticação e temáticas. Misturam a visão de realidades de nossa atualidade e sintonizam o mundo interior dos sentimentos humanos de forma muito comovente. Imaginativas e bem construídas destacam um compositor precoce.


As melodias fortes colam logo no coração musical do público. É visível que Dani Black vem trazendo em sua bagagem cheia de boas referências, algo de si próprio, muito genuíno. E que vai nos oferecer alma e agregar-se a nossa história musical.

Maria Gadú e Dani Black - Só sorriso

FONTE

http://turmadamatriz.blogspot.com/2008/05/dani-black.html

Nenhum comentário: