quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Watson


Watson é uma banda de Brasília (DF), formada em 2002, inicialmente como um trio. Em 2006, Filipe Vianna (guitarra, teclados e vocal) se uniu a Miguel Martins (voz e guitarra), Adriano Brasil (baixo) e Jack Coaracy (bateria).



- Eu conheci o Adriano no segundo ano do colégio, em 2002. Tínhamos um amigo em comum, Daniel, que sugerira o nome de “Watson e o progresso da ciência” para uma banda, e eu prometi que se um dia eu formasse uma, esse seria o nome. Compus uma musica também chamada “Watson e o progresso da ciência”, uma piada meio nerd onde o personagem principal era um amp de guitarra fuleiro. Mostrei para o Adriano, compusemos essa e mais umas três canções, e chamamos o Jack, um amigo antigo do Adriano. Em pouco tempo, fizemos nossos primeiros shows pela cidade, e gravamos nosso primeiro EP em 2003. No início, não tinha jeito, como éramos os caçulas, e muito inexperientes, muita gente tirava onda com a banda. Mas muitos daqueles que criticavam hoje são fãs. – Conta Miguel.

O NOME
Miguel explica que Watson é a abreviação do nome original da banda, Watson e o progresso da ciência. Ele ressalta que apesar da banda gostar do nome, dava muito trabalho explicar para outras pessoas que se tratava de uma banda, então eles optaram por abreviar.

- O motivo para o nome é o mesmo que o da maioria, nenhum. Éramos moleques e só queríamos fazer musica, qualquer nome estava bom. E depois, quando pensamos em mudar para algo mais interessante, já não fazia sentido, porque todo mundo chamava a gente de “watsons” em Brasília. – Diz Miguel Martins.

INFLUÊNCIAS E ESTILO
O guitarrista e vocalista conta que a banda começou após um show da banda Prot(o) de Brasília (DF), ele fala que essa é a primeira influência, ele também cita nomes como Blur, Oasis, Pulp, Supergrass, Minutemen, Hüsker Dü, Pixies, Pavement),alem de bandas e artistas brasileiros como Clube da Esquina, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Novos Baianos.

- A gente nunca teve uma conversa do tipo “beleza, vamos tocar esse estilo”. Sempre foi uma coisa muito natural, eu trago canções para a banda, e a gente decide fazer algo mais grunge, ou mais folk, ou mais psicodélico. Mas é sempre rock, no sentido mais abrangente do estilo, nada é proibido, e tudo pode ser influência, pode dar uma idéia, pode estimular uma Jam. - Ressalta Miguel.

PROCESSO DE CRIAÇÃO
De acordo com Miguel, o processo de criação da banda se inicia pelas melodias, que geralmente são compostas por ele, em um violão em casa. Feito isso, os demais integrantes trabalham a musica juntos.

-Não temos uma fórmula para fazer musica, muita coisa surge naturalmente numa Jam, nem tudo é pensado e articulado, às vezes é telepático mesmo. Gostamos de escrever sobre Brasília. Não a Brasília do poder, do congresso, da pressão da mídia, mas uma Brasília “lado B”, aquilo que nenhum cartão postal mostra. A rotina de concursos, as festinhas particulares em quitinetes, a vida que se passa dentro de carros, os relacionamentos frágeis em meio ao tédio. E claro, também falamos de mulheres, ou da falta delas... – Explica Miguel.

TRABALHOS GRAVADOS
A banda Watson tem três Eps “Watson e o progresso da ciência”, “(II)” e “Lei da Seca”, dois singles “Assalto” e “Asa Belhas”, alem de uma trilha sonora para o filme “Rua dos bobos”. Todo esse material está disponível para download no site da banda. Em Abril a banda lança o primeiro disco, pelo selo Senhor F discos, com 13 faixas.


FONTE

http://www.jorps.com/2010/02/sons-do-brasil-conheca-banda-watson.html

Nenhum comentário: