quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Carol Saboya


Carolina Job Sabóia (10/3/1975 - Rio de Janeiro/RJ). Cantora. Filha do instrumentista, arranjador e compositor Antonio Adolfo. Sobrinha do compositor Rui Maurity.


Aos oito anos de idade, gravou com Miéle o compacto simples "Miéle & Carolina", interpretando a faixa "A menina e a TV" (versão de Antonio Adolfo e Jésus Rocha da canção "Du da im radio", de Rolf Zuckowski).

Ainda menina, atuou como vocalista em discos de Erasmo Carlos e Angela Ro Ro, entre outros artistas, e integrou o elenco do espetáculo "Verde que te quero ver", de Paulinho Tapajós e Edmundo Souto.

Participou dos LPs que registraram as trilhas sonoras dos musicais infantis "Passa, passa, passará" e "Astrofolias", de Antonio Adolfo, Xico Chaves e Paulinho Tapajós (encenados a partir de texto original de Ana Luiza Job, mãe da cantora), e "Eternos meninos", de Paulinho Tapajós.

De 1989 a 1991 morou nos Estados Unidos, onde estudou canto com Mary Rago, participou de shows de Antonio Adolfo, integrou o Coral da John Burroughs High School e gravou no disco "Brasileiro", de Sergio Mendes, contemplado com o Prêmio Grammy, na categoria World Music.


Voltou aos Estados Unidos em 1994, para participar do Encontro da International Association of Schools of Jazz (IASJ), realizado em Nova York. Nessa ocasião, apresentou-se com músicos de diversos países em clubes de jazz do Village e no JVC Fetival.


Em 1996, chamou a atenção da mídia pela interpretação da canção "Carta de pedra" (Guinga e Aldir Blanc), no disco e no show "Aldir Blanc 50 Anos".

Lançou, em 1998, o CD "Dança da voz", seu primeiro disco solo, pelo qual foi contemplada com o Prêmio Sharp, na categoria Revelação MPB.

 

Em 1999, gravou, com o guitarrista Nelson Faria, o CD "Carol Saboya e Nelson Faria interpretam Antonio Carlos Jobim", com destaque para "Caminhos cruzados" (c/ Newton Mendonça), "Fotografia", "Chansong" e "Menino, eu vi" (c/ Chico Buarque), entre outras.



No ano seguinte, lançou o CD "Sessão Passatempo", que incluiu as canções "Cada tempo em seu lugar" (Gilberto Gil), "Passarim" (Tom Jobim), "Canoeiro" (Dorival Caymmi) e "Corrida de Jangada" (Edu Lobo e Capinam), entre outras, além de "Sessão passatempo 1" (Antonio Adolfo e Hermínio Bello de Carvalho). Ainda em 2000, participou do Festival da Música Brasileira (TV Globo), interpretando a canção "Imaginária" (Mario Séve e Suely Mesquita).


Ao longo de sua carreira, apresentou-se em diversas capitais do País, bem como em Nova York, Miami e New Orleans (EUA). Participou, também, de diversos projetos de música brasileira como "Homenagem a Braguinha", com Zé Renato, "Novos Cariocas", com Daniel Gonzaga e Bernardo Lobo, "40 Anos de Bossa Nova", com Roberto Menescal e os Cariocas, e "Homenagem a Cartola", com Paulinho Moska, Nelson Sargento, Dona Zica, Dona Neuma, Delegado, Arranco de Varsóvia, Beth Carvalho e Emílio Santiago.


Em 2001, participou do ciclo de shows "Peixinhos", realizado no Espaço Sérgio Porto, mostra que reuniu filhos de nomes consagrados da música popular brasileira. Concluiu a Faculdade de Música e leciona canto no Centro Musical Antonio Adolfo (RJ).

O álbum Presente (2003) retomava a sofisticada e bem sucedida mistura de música pop e tradicional presente no primeiro. 


Em 2005 Carol preparou um CD inteiramente dedicado ao inspirado letrista Abel Silva, seu primeiro parceiro musical. Em setembro de 2005, teve a oportunidade de gravar o seu primeiro DVD ao vivo (ainda em fase de finalização), no Teatro Leblon, com concepção e direção de Paulinho Moska. No show, interpretou músicas dos seus dois discos lançados no Japão Bossa Nova e Nova Bossa e contou com a participação especial de Marcos Valle, Rildo Hora e Os Cariocas.


O primeiro trabalho gravado integralmente com seu pai veio em 2006, quando lançou Antonio Adolfo e Carol Saboya - ao vivo / live. O CD surgiu a partir do show Bossa Nova Forever, um tributo à bossa nova e ao samba-jazz, que fizeram em outubro de 2005, na Universidade de Miami.

Em parceria com seu pai, o pianista Antonio Adolfo, lançou, em 2006, o CD "Ao vivo live", registro da apresentação realizada no ano anterior, em Miami.



Mais uma vez em parceria com Antonio Adolfo, lançou, em 2010, o CD “Lá e cá - Here and there”. O disco, registrado como se fosse uma gravação ao vivo, contou com a participação dos músicos Jorge Helder (contrabaixo), Rafael Barata (bateria), Leo Amuedo (guitarra) e Serginho do Trombone (trombone).

No repertório, sua composição “Cascavel”, “Toada Jazz (O Retirante)”, de sua parceria com Tibério Gaspar, em medley com “Night and Day” (Cole Porter), "All the Things You Are" (Kern-Hammerstein), “A Night in Tunisia” (Dizzy Gillespie), “Time After Time” (Chet Baker), “Easy to Love” (Cole Porter), “Sabiá” (Tom Jobim e Chico Buarque), “Lullaby of Birdland” (George Shearing), “So in Love” (Cole Porte), “Round Midnight” (Thelonious Monk), "Every Time We Say Goodbye" (Cole Porter)/ "Nuvens douradas” (Tom Jobim).


Dentre os projetos para o futuro, Carol quer se dedicar à carreira de compositora, firmar as parcerias com Abel Silva (com quem compôs Agora, Amanda, Sim, Olhos tontos) e com Marcelo Moutinho (Quando o verbo é partir) e ainda gravar um disco com as novas criações.

FONTE

http://www.dicionariompb.com.br/carol-saboya/dados-artisticos

Nenhum comentário: