quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

U2



U2 é uma banda irlandesa de rock formada no ano de 1976. O grupo é composto por Bono (vocal e guitarra), The Edge (guitarra, teclado e backing vocal), Adam Clayton (baixo) e Larry Mullen Jr. (bateria e percussão). O som do U2, inicialmente enraizado no pós-punk, eventualmente cresceu para incorporar influências de muitos gêneros da música popular. Ao longo das mudanças do grupo, eles sempre têm mantido um som construído sobre instrumentos melódicos, com destaque para as texturas e acordes do guitarrista de The Edge e dos vocais expressivos de Bono. Suas letras, muitas vezes embelezadas com imagens espirituais, têm foco em temas pessoais e preocupações sócio-políticas.

O U2 foi formado no Mount Temple Comprehensive School quando os membros eram ainda adolescentes e com conhecimento musical limitado. Após quatro anos, eles assinaram com a gravadora Island Records e lançaram seu álbum de estreia, Boy (1980). Em meados da década de 1980, tornaram-se uma banda de sucesso internacional. Foram mais bem sucedidos com suas performances ao vivo do que com a venda dos álbuns, até lançarem o álbum The Joshua Tree (1987), que, segundo a Rolling Stone, elevou a banda à estatura de "heróis para super-estrelas".


Reagindo à estagnação musical no final da década de 1980, à crítica de sua séria imagem e de sua transformação musical, o grupo se reinventou com o álbum Achtung Baby (1991), e o acompanhamento da turnê Zoo TV Tour.


A banda integrou influências de dance music, música industrial e rock alternativo em seu estilo musical e performances, abraçando uma imagem mais irônica e auto-depreciativa. A experimentação continuou durante o resto da década de 1990 com níveis mistos de sucesso.


O U2 recuperou a seu favor os fãs e os elogios dos críticos musicais logo após o lançamento de All That You Can't Leave Behind (2000) e How to Dismantle an Atomic Bomb (2004), que estabeleceu um som tradicional mais convencional para a banda. Em 2009 a 2011, a U2 360° Tour foi a turnê mais bem sucedida, liderando o ranking da digressão com maior vendas de bilheteria da história.

O grupo lançou 13 álbuns de estúdio e está na lista dos artistas com maior venda de álbuns do mundo, tendo vendido mais de 170 milhões de discos mundialmente. Ganharam 22 Prémios Grammy, mais do que qualquer outra banda. Em 2005 o grupo foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame. A Rolling Stone classificou o U2 na posição de número 22 na lista dos "100 Maiores Artistas de Todos os Tempos", classificando-o a "Maior Banda do Mundo". Por toda sua carreira, como banda e como indivíduos, fizeram campanhas pelos direitos humanos e causas filantrópicas, incluindo a Anistia Internacional, as campanhas ONE/DATA, Product Red, War Child e The Edge no Music Rising (2005).


Em 1998, a banda realizou seu primeiro show no Brasil durante a turnê Popmart Tour, executando três concertos. O primeiro concerto foi realizado no autódromo de Jacarepaguá, na cidade do Rio de Janeiro, com estimativa de 110 mil pessoas, em 28 de janeiro de 1998. Enquanto o segundo e último show da banda, foi apresentada no estádio Morumbi, localizado na cidade de São Paulo, em 30 e 31 de janeiro, respectivamente. Cerca de 250 mil pessoas acompanharam os shows.

Em 2001, o U2 esteve no Brasil para um show fechado no Projac, para divulgação do álbum All That You Can't Leave Behind (2000), que teve partes exibidas pela Rede Globo.


Em 2006, já pela turnê Vertigo Tour, o grupo retorna depois de cinco anos sem ir ao Brasil. A banda realizou dois concertos no estádio Morumbi, em São Paulo, nos dias 20 e 21 de fevereiro. A venda de ingressos para os shows brasileiros foi marcada pela desorganização dos promotores. No primeiro dia de venda de ingressos, somente para o primeiro dia de show, milhares de fãs gastaram até 12 horas na fila, mas poucos conseguiram comprar os bilhetes, e parte dos ingressos foi comprada por cambistas, que alugavam idosos, gestantes e pessoas com crianças de colo para entrar na fila preferencial. Os dois shows tiveram média de público de mais de 70 mil pessoas. O primeiro dos shows foi transmitido pela Rede Globo. Além dos shows, a passagem da banda pelo Brasil, incluiu uma visita de Bono ao ex-presidente Lula, em doação de uma guitarra ao programa fome zero; e a participação dos integrantes da banda no carnaval de Salvador, no camarote e trio elétrico Expresso 2222, do ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil.


Em 2011, durante a U2 360° Tour, a banda apresentou-se nos dias 9, 10 e 13 de abril de 2011, novamente, no estádio Morumbi. Com um público de mais de 90 mil pessoas, Bono fez um discurso em homenagem às 12 crianças vítimas do massacre de Realengo (2011), na Escola Municipal Tasso de Silveira, no Rio de Janeiro. Durante a finalização do primeiro show do U2, na canção "Moment of Surrender", uma lista dos nomes das crianças vítimas do massacre apareciam na tela LED.

A banda de rock britânica Muse, que desde setembro de 2009 como uma das principais bandas de abertura da turnê, foi responsável também, pela abertura dos três concertos no Brasil.




FONTE

https://pt.wikipedia.org/wiki/U2

Nenhum comentário: