segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

É Pixinguinha


Exposição inédita percorre a vida do grande compositor e instrumentista, contando um pouco da história da música brasileira. O maior compositor de choro de todos os tempos. O maior flautista que o Brasil já teve. O maior expoente da música brasileira, ao lado de Villa-Lobos. Estes e outros títulos costumam acompanhar o nome de Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha.


Mas talvez nenhum outro ofereça a exata dimensão do artista quanto o depoimento do crítico e historiador Ary Vasconcelos: "Se você tem 15 volumes para falar de toda a música popular brasileira, fique certo de que é pouco. Mas se dispõe apenas do espaço de uma palavra, nem tudo está perdido; escreva depressa: 'Pixinguinha'".

Gênio incontestável da música no Brasil, Pixinguinha vai ganhar uma grande exposição, no ano em que completaria 115 anos de idade. É PIXINGUINHA, mostra realizada pelo Centro Cultural Banco do Brasil Brasília e que ocupará o Pavilhão de Vidro e a Galeria 2 do prédio brasiliense.

Um imenso acervo à disposição do visitante, que além de aprender um pouco mais sobre a vida do grande mestre da música brasileira, vai tomar contato com períodos e acontecimentos pouco comentados da história do Brasil - como o fato de Pixinguinha ter sido o primeiro orquestrador brasileiro a trabalhar junto às gravadoras.

A exposição PIXINGUINHA tem curadoria de Lu Araújo. Há vários anos, a produtora carioca está mergulhada na vida do artista:

"Pesquiso a vida e a obra de Pixinguinha desde 1997. É inegável que ele foi um dos pioneiros na cultura brasileira no século XX. Foi uma dessas figuras raras, um líder nato, um sábio, sem nunca impor condição para isso. Promoveu transformações estéticas, trouxe modernidade à música e participou de importantes momentos para o surgimento da nossa música popular, como a produção em massa de discos e surgimento do rádio no Brasil. Os projetos que realizo visam ampliar o olhar e conhecimento do público sobre este importante artista e as suas plurais atuações", revela.

Lu Araújo é também é responsável pela organização e coordenação do livro Pixinguinha - o gênio e seu tempo, que acaba de ser editado pela Casa da Palavra em parceria com Lume Arte.

O livro, que será lançado em Brasília durante a temporada da exposição, é um belíssimo trabalho de recuperação iconográfica, que apresenta o registro fotográfico de sete décadas da vida do maestro, seus grupos e parceiros, com textos do historiador André Diniz.

A mostra reúne material colhido em diversas coleções públicas e particulares, como MIS - Museu da Imagem e do Som, Fundação Biblioteca Nacional, Arquivo Nacional, Instituto Moreira Salles, Museu Villa-Lobos, Coleção G. Ermakoff e, especialmente do Instituto Moreira Salles, onde o acervo de Pixinguinha está depositado para recuperação e divulgação ao público.



HOMENAGEM MUSICAL

Em parceria com a Secretaria de Cultura do Distrito Federal, o Centro Cultural Banco do Brasil realizará a primeira edição do "CCBB em Concerto". A primeira edição fará homenagem ao grande mestre da música brasileira com apresentação do Concerto Pixinguinha Sinfônico, um precioso conjunto de peças sinfônicas escritas por Pixinguinha para composições como Carinhoso, Stela e Rancho Abandonado. O concerto será realizado pela Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob a regência do maestro Claudio Cohen.

Esse concerto, desconhecido do grande público, foi criado entre as décadas de 1930 e 1950 e destinado, em sua maioria, à execução nas orquestras das rádios onde Pixinguinha atuou. As peças revelam o amplo olhar deste mestre sobre a diversidade musical brasileira. O concerto será no dia 13 de março, na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional, às 20h, com entrada franca, numa parceria do Governo do Distrito Federal, através da Secretaria de Cultura, e do Centro Cultural Banco do Brasil, Brasília.

O repertório do concerto Pixinguinha Sinfônico está registrado em CD, como parte da Série Pixinguinha (que integra três discos), lançada em 2009. A série nasceu por iniciativa de Lu Araújo com intenção de apresentar ao público o lado menos conhecido do compositor, instrumentista e, principalmente, do arranjador. O disco Pixinguinha Sinfônico foi gravado no Rio de Janeiro (outubro/08) e contou com a Orquestra Petrobras Sinfônica, sob a regência do maestro Sílvio Barbato.

Local: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
Data: 13 de março a 6 de maio de 2012
Horário: de terça a domingo, das 9h às 21h
ENTRADA FRANCA

O longa Nós Somos um Poema, produzido pela própria curadora da exposição, recupera esta histórica parceria entre os dois gigantes da música brasileira
Um dos maiores mestres do choro terá sua trajetória exposta na mostra Pixinguinha, em Brasília, de 13 de março a 06 de maio. Fotos, documentos e vídeos preencherão doze salas do Centro Cultural Banco do Brasil, idealizadas pela pesquisadora Lu Araújo, com o neto do artista, Marcelo Vianna, e o maestro Caio Cezar.


Documentário Nós somos um Poema from Lu Araújo on Vimeo.

Um dos espaços será dedicado ao filme Sol Sobre a Lama, longa dos anos 60, dirigido por Alex Viany. Na época, o cineasta convidou Pixinguinha e Vinicius de Moraes para compor a trilha sonora. Assista ao documentário Nós Somos um Poema, produzido pela própria curadora da exposição, que recupera essa histórica parceria entre os dois gigantes da música brasileira.

FONTE

bravonline

Nenhum comentário: