sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Pedro Miranda


Pedro Miranda - Pedro Miranda de Oliveira (27/7/1976 Rio de Janeiro/RJ). Cantor. Compositor. Pandeirista. Percussionista. Nasceu em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro e estudou desenho industrial na PUC-RIO.

Participou por quatro anos de um grupo de teatro amador no teatro no Parque Laje, Zona Sul do Rio de Janeiro, no qual atuou como ator e cantor nas peças "Peter Pan", "Pinóquio" e "Alice no País das Maravilhas", entre outras.

Sambista da nova geração surgida na Lapa, mantém a tradição do samba sincopado, sendo considerado por muitos críticos musicais com herdeiro de João Nogueira, Geraldo Pereira e Cyro Monteiro.

Ainda estudando na PUC-Rio costumava animar as festas interpretando o repertório de Luiz Gonzaga. Incentivado pelo cavaquinista Eduardo Gallotti passou a cantar sambas no circuito de bares da Lapa e a freqüentar rodas de samba.

Integrou vários grupos como Cordão do Boitatá, Grupo Semente, Anjos da Lua e Pé de Moleque. Passou a integrar o grupo Cordão do Boitatá no ano de 1997, em show com Darcy do Jongo da Serrinha. Logo depois passou também a integrar o Grupo Semente, ao lado de Teresa Cristina (voz), João Callado (cavaco), Bernardo Dantas (violão) e Ricardo Cotrim (surdo).

Com este grupo a partir do ano de 1999 realizava uma roda de samba, todos os sábados, no Bar Semente, na Lapa. Logo depois o grupo participou do projeto "Puxando conversa", da TV Maxambomba, acompanhando Jair do Cavaquinho, Argemiro da Portela e Surica, entre outros artistas. Por essa época, ao lado de Eduardo Gallotti, organizava e apresentava-se uma roda de samba no bar Emporium 100, depois conhecido pelo nome de Rio-Scenarium.

Em 2000, integrando o Grupo Semente, apresentou-se no show de aniversário do vereador Eliomar Coelho, no Teatro Rival, com grandes nomes do samba, como Guilherme de Brito, Xangô da Mangueira, Nelson Sargento, Wilson Moreira entre outros.



Ainda neste ano, iniciou o projeto "Roda de samba" na Sala Funarte, onde tocou todas as quintas-feiras, cada semana com um convidado diferente, entre eles Argemiro da Portela, Tia Surica, Tantinho e Xangô da Mangueira. Acompanhou no pandeiro Élton Medeiros no Paço Imperial em show gravado para o CD "Primeiro compasso samba & choro", lançado pela gravadora Biscoito Fino.

Em 2002, como cantor, participou ao lado de Roberto Silva, Mariana Bernardes, Cristina Buarque, Pedro Aragão e Pedro Paulo do disco "O samba é minha nobreza", espetáculo homônimo criado por Hermínio Bello de Carvalho e transformado em disco pela gravadora Biscoito Fino.



Neste mesmo ano de 2002, pela gravadora Deck Disc, Teresa Cristina, lançou um disco duplo sobre a obra de Paulinho da Viola intitulado "A música de Paulinho da Viola", disco no qual foi acompanhada pelo Grupo Semente.

Ainda em 2003, a convite do produtor Lefê Almeida, participou do projeto "Lembranças cariocas", no Bar Carioca da Gema, logo depois registrado em disco, e ainda do CD , e ainda do CD "Um ser de luz - Saudação a Clara Nunes".



No ano de 2004 integrou o grupo carioca Cordão do Boitatá ao lado de Cristiane Cotrim (cavaquinho), Kiko Horta (Acordeom), Melissa Ferraz (pandeiro, candongueiro e voz), Pedro Mazzillo (violão), Pedro Pamplona (sax-soprano, sax-tenor e flauta), Ricardo Cotrim (clarinete, zabumba, tambor e tarol) e Thiago Queiroz (sax-alto e barítono).

Com este grupo gravou o CD "Sabe lá o que é isso?", pela gravadora DeckDisc. Neste mesmo ano participou do disco "Lamartiníadas", ao lado de Alfredo Del Penho e Pedro Paulo Malta, sobre a obra de Lamartine Babo.

Freqüentador do Pagode da Tia Surica é considerado um exímio versador, obtendo elogios da própria Tia Surica.

Em 2005, ainda integrando o grupo Semente, apresentou-se no Centro Cultural Carioca todas às quintas-feiras do mês de abril.


Teresa Cristina e Pedro Miranda - Um Calo de Estimação
Trecho extraído do ótimo documentário "Brasileirinho"
Lançamento 2005
Direção - Mika Kaurismäki

Um Calo De Estimação
Composição Zé da Zilda e José Thadeu

Eu tenho um calo
que parece gente
Quando chega o tempo frio
Ele faz um tempo quente
Mas esse calo só falta falar
Ele adivinha até
Quando o tempo vai mudar
Já me ensinaram
Pra arrancar com alicate
Pra botar tomate
e pimenta-de-cheiro
Tenha paciência,
Dona Margarida
Eu não sou comida
pra levar tempero

Ai, não me pise no calo
Quanto mais eu falo,
mais você me pisa
Por causa desse calo
Estou lhe avisando
Eu acabo rasgando
a sua camisa

Ora, deixa de bobagem
Mude de conversa
Não me rasgue a camisa
Que eu só tenho essa
Quem sofre de calo
não enfrenta a lua
Deixa os pés em casa
Quando vai pra rua



Em 2006, Pedro Miranda lançou o disco "Coisa com coisa" no Teatro Rival BR, no Rio de Janeiro e no projeto "Gente do samba", no Bar Feitiço Mineiro, em Brasília. No CD interpretou, entre outras, "Coisa com Coisa", inédita de Zé Kéti e que dá nome ao disco, "Doze anos" (Chico Buarque), "Nada de rock" (Heitor dos Prazeres), "Sapo no saco" (Jararaca), "Amor sem preconceito" (Candeia e Paulinho da Vila), "Caixa Econômica" (Nássara e Orestes Barbosa), "O samba é meu dom" (Wilson das Neves e Paulo César Pinheiro), além de "Chula cortada" (Roque Ferreira), "Ciúme sem razão" (Alberto Ribeiro e João de Barro), "Cumplicidade" (Teresa Cristina e Marcelo Menezes), "Dona Joaninha" (Ary Monteiro e Zé da Zilda), "O calo de estimação" (Zé da Zilda), "Nada de rock rock" (Heitor dos Prazeres) com a participação do grupo Anjos da Lua, e ainda uma regravação de "Marcha das flores", parceria com Teresa Cristina, gravada anteriormente pelo Cordão do Boitatá e Grupo Semente.

Produzido por Paulão Sete Cordas o CD ainda contou com músicos importantes no cenário nacional, entre eles Luís Filipe de Lima, Maurício Carrilho, Rui Alvim, Eduardo Neves, Bernardo Dantas, João Callado, Pedro Amorim, Esguleba, Márcio Almeida, Alfredo Del-Penho e Paulino Dias.



Em 2009 lançou "Pimenteira", disco no qual interpretou "Hello my girl" (Silvio da Silva), "Baticum" (Mauricio Carrilho e Paulo César Pinheiro), "Caso encerrado" (Alfredo del Penho e Edu Neves), "Meio tom" (Rubinho Jacobina), "Imagem" (Wilson das Neves e Trambique), "Na cara do gol" (Elton Medeiros e Afonso Machado), "Compadre Bento" (Nei Lopes), "Cartas de metrô" (Moyseis Marques), "Samba da moreninha" (Pedro Amorim), "Velhice" ( Alcides Dias Lopes e Nelson Cavaquinho), "Coluna social" (Edu Krieger) e a faixa-titulo "Pimenteira", de Roque Ferreira.


O CD contou com produção do violonista Luís Felipe Lima e seleção de repertório de Cristina Buarque e Paulão Sete Cordas. O show de lançamento do disco aconteceu no Teatro Rival Petrobras, no qual o cantor foi acompanhado por Luis Filipe de Lima no violão de 7 cordas e na direção musical, Pedro Amorim no cavaquinho e no bandolim, Edu Neves, Rui Alvim, Everson Moraes e Aquiles Moraes nos sopros e Paulinho Dias, Pretinho e Thiaguinho da Serrinha nas percussões. Com participações especiais de Teresa Cristina e do Trio Madeira Brasil.

Em 2010 fez show no Teatro Rival BR ao lado de Moysés Marques e Marcos Sacramento. De tão bem sucedido e aprovado voltaria por mais duas vezes ao palco do teatro Rival BR.

Participou como cantor, ao lado de Pedro Paulo Malta e Nilze Carvalho, do CD Lembranças Cariocas, lançado em 2010 pela Biscoito Fino, cujo repertório incluiu composições de sambistas consagrados como Bide, Marçal, Cartola, Carlos Cachaça, Moreira da Silva, dentre outros compositores que não eram exclusivamente sambistas, como Dorival Caymmi e Lupicínio Rodrigues. O disco contou com as participações de Chico Buarque e Cristina Buarque.

Em 2011 integrou o elenco do musical "Sassaricando - e o Rio inventou a marchinha", de Rosa Maria Araújo e Sérgio Cabral. Participou, ao lado do grupo Anjos da Lua, do projeto "Lapa de Todos os Sambas", realizado no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro. Idealizado pelo produtor Leonardo Conde, o projeto celebrou a revitalização do bairro da Lapa (RJ), em uma iniciativa que reuniu três gerações de cantores, músicos e compositores de samba.

Nesse mesmo ano se apresentou no Clube dos Democráticos, no Rio de Janeiro, recebendo como convidados os cantores Wilson Moreira e Zé Renato, acompanhado dos músicos Luís Filipe de Lima (violão de sete cordas e direção musical), Eduardo Neves (sopros), Luís Barcelos (cavaquinho e bandolim), Beto Cazes (percussão), Paulino Dias (percussão) e Thiago da Serrinha (percussão).



Discografia

(2010) Lembranças Cariocas • Biscoito Fino • CD
(2009) Pimenteira • Independente • CD
(2006) Coisa com coisa • DeckDisc • CD
(2004) Lembranças cariocas • (vários) • CD
(2004) Lamartiníadas • (vários) • CD
(2004) A vida me fez assim • Deck Disc • CD
(2004) Sabe lá o que é isso? • DeckDisc • CD
(2003) Um ser de luz - saudação à Clara Nunes • Deck Disc • CD
(2002) O samba é minha nobreza • Selo Biscoito Fino • CD
(2002) A música de Paulinho da Viola. (Teresa Cristina e Grupo Semente) • Deck Disc • CD

FONTE

Nenhum comentário: