sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Alda Rezende


Mineira de Belo Horizonte, Alda Rezende é cantora, compositora, intérprete e dona de uma voz incomum. Cantora de formação erudita, e uma ouvinte assídua - e sem preconceitos - de rock e música popular brasileira - o resultado dessa mistura é patente no trabalho da artista.

Seus shows, marcados por interpretações e arranjos criativos, já lhe valeram ótimas críticas em todas as publicações da capital mineira, e o prêmio de cantora revelação de 97.


Eventos importantes no Brasil:

Participou de várias edições do Festival de Inverno da UFMG - maior festival de arte e cultura da América Latina.

Participou do show “Mautner e Macalé”, no Festival de 96.

Fez o show de encerramento do Fórum das Américas.

Balaio Brasil – SESC Belenzinho.

Participou diversas vezes em shows da Velha Guarda da Mangueira, em Belo Horizonte e Brasília.

Foi solista no espetáculo "Fogueira do Divino", de Fernando Brant e Tavinho Moura, com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, com regência de Nelson Ayres.

Canecão (RJ) e SESC Pompéia, em parceria com Ná e Dante Ozzetti.

Palácio das Artes – BH em parceria com João Bosco.

Festival de Cultura de São João Del Rey, dentre outros.


Conhecida do público das rádios de BH pelo trabalho de apresentação e produção de programas musicais e culturais, Alda Rezende é uma das mais gratas e promissoras revelações da música feita em Belo Horizonte atualmente, trabalhando num segmento da MPB sintonizado com o passado e com a modernidade.

Seu trabalho de pesquisa busca uma interação entre o inesperado e o bom gosto. Navega - com olhar atual - no mais importante movimento musical mineiro, o Clube da Esquina. Cria uma nova forma de se ouvir a música feita em Minas. Com inteligência e sensibilidade, ousa ao interpretar, produzindo o que está sendo considerada a nova revelação da música mineira.


A voz da cantora Alda Rezende já é conhecida há tempos pelo público mineiro, seja pelas locuções, pelos shows ou pela participação em projetos como o Conexão Vivo. Mas agora ela se firma no exterior, mais precisamente na Nova Zelândia, onde a mineira está radicada há alguns anos.

Além de um programa de rádio na capital neozelandense, Alda também mostra no país seu lado de produtora. A artista promove na cidade onde reside atualmente, Wellington, um festival de cultura brasileira no qual leva diversos artistas do Brasil para mostrar as variadas faces da nossa arte.

O “Live Brazil“, criado em 2008, já contou com a participação de nomes como Weber Lopes, Kristoff Silva e André Limão Queiroz que, diretamente de Minas, apresentaram suas músicas e participaram de aulas, oficinas e workshops na comunidade da Nova Zelândia.

Neste ano o Festival se estende até a Austrália, e é Alda Rezende quem conta mais sobre o projeto em entrevista ao Viamundo que vai ao ar nesta segunda-feira. Na conversa ela também fala sobre a difusão da cultura brasileira no país, e sobre seu programa de rádio da emissora Active FM.

O programa ainda traz novidades do Cine PE, que terminou ontem na capital pernambucana, com o jornalista Marcelo Miranda que acompanhou de perto o festival; e um depoimento da instrumentista Maria Bragança, que participa hoje, ao lado de outros artistas mineiros, do show Música para as Montanhas, em pról do movimento para salvar a Serra da Calçada, vítima de mineradoras e construtoras.


FONTE

http://www.mpbnet.com.br/canto.brasileiro/alda.rezende/index.html

VIAMUNDO

Nenhum comentário: