quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Sadi Cabral

Sadi Sousa Leite Cabral (10/9/1906 Maceió/AL - 23/11/1986 São Paulo/SP). Letrista. Ator. Veio para o Rio de Janeiro ainda pequeno. Em 1923, ingressou na Escola Dramática Municipal, onde iniciou sua carreira no teatro. Em seus 50 anos de carreira artística, trabalhou principalmente como ator em dezenas de peças de teatro, telenovelas e no cinema.

Foi como letrista que deixou sua contribuição para a música popular brasileira. Seu grande parceiro foi Custódio Mesquita. Começou na vida artística pelo teatro. Trabalhou na Companhia de Lucila Pérez e depois nas de Leopoldo Fróes, Abigail Maia e outras.

Em 1930, passou a trabalhar em rádio, primeiro no Programa Casé. Foi um dos primeiros atores brasileiros a adotar o método do teatrólogo russo Constantin Stanislavski (1863-1938).

Em 1938, escreveu uma opereta em parceria com Custódio Mesquita: "A Bandeirante", encenada em outubro do mesmo ano, no Teatro São Pedro, em Porto Alegre/RS.

Em 1940, escreveu letras para composições de Custódio Mesquita, que se tornaram grandes sucessos na voz de Sílvio Caldas: o fox "Mulher" e "Velho realejo".


A música Mulher foi tema de um seriado de mesmo nome, produzido pela TV Globo em 1997 - quase 50 anos depois de composta - na ocasião foi interpretada pelo cantor Emílio Santiago.



A historinha de bastidores de “Mulher” é a seguinte: na época Custódio namorava uma garota chamada Ceci e insistiu bastante com o parceiro para que a canção levasse o nome da amada. Sadi Cabral conseguiu convencer Custódio com o seguinte argumento: “Você está enganado, Custódio. Hoje você namora a Ceci, amanhã pode estar gostando da Maria da Glória, por exemplo. Com a palavra ‘Mulher’, você a dedica a todas as mulheres que foram e são suas musas”.

Em 1941, compôs, também em parceria de Custódio Mesquita, valsas como "Pião" e "Bonequinha", gravada por Carlos Galhardo na RCA Victor.

Em 1943, Carmen Costa gravou a valsa "Velho realejo", em ritmo de samba. Esta valsa foi regravada dois anos depois pelo grupo Anjos do Inferno.

Em 1946, teve o choro "Ciúmes", parceria com David Raw, gravado por Rubens Peniche.



FONTE

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sadi_Cabral

Nenhum comentário: