sábado, 23 de julho de 2011

Carlos Gonzaga


Carlos Gonzaga (Paraisópolis/MG, 10 de fevereiro de 1926) é um cantor brasileiro, que fez sucesso nacional com a versão de Diana (gravação original de Paul Anka) em 1958, com a versão de Oh! Carol e Cavaleiros do céu, Twist outra vez, Escureceu, Juramento de playboy, Só eu e você, Cabecinha no ombro, O diário, Meu coração canta (esta também gravada por Wanderléa) e tantos outros. A música Diana foi tema da novela "Estupido Cupido", em 1976.



Aos 17 anos, mudou-se para Campos do Jordão.

Carlos Gonzaga, além das versões das canções de Paul Anka, alcançaria um grande êxito quando gravou a versão em português da música tema da série de TV Bat Masterson, provavelmente o mais famoso no estilo Bang-Bang dos que foram exibidos na televisão brasileira nos anos de 1960.

Bat Masterson

Fez shows por todo o país e é reconhecido internacionalmente, se apresentando nos principais palcos da América Latina.



No cinema, Carlos Gonzaga atuou em Virou Bagunça, filme brasileiro de 1960 do gênero "Comédia Musical" dirigido, co-escrito e co-produzido (juntamente com Oswaldo Massaini) por Watson Macedo para a Cinedistri.

No elenco, as participações de vários cômicos que ficariam conhecidos nos programas humorísticos da televisão brasileira nos anos seguintes. Interpretando os números musicais compostos por marchas de carnaval e sambas, Trio Irakitan, Linda Batista, Emilinha Borba, Francisco Carlos, Carlos Gonzaga, César de Alencar (com a canção de sucesso, "Índio qué apito") e outros. Na parte final do filme, cenas do carnaval de rua do Rio de Janeiro.


Elenco
Trio Irakitan...
Trio Gerimun (Chico, Tico e Nico)
Nádia Maria...Marli
Zezé Macedo...Biluca
Valença Filho...Josias
Roberto Duval...Granada
Mozael Silveira...Napoleão
Paulo Celestino...Walter
Alberico Bruno...Nero
Chacrinha...Ele mesmo
Átila Iório...Detetive
Adolfo Machado...Ademar

Em 2005, Carlos participou do programa Cidade Nota 10, da Rede Bandeirantes, representando Santo André. Em 2006, Carlos Gonzaga recebeu o título de "Cidadão Andreense".


Não posso ver um broto sem ficar emocionado,
Se eu pudesse teria sempre um ao meu lado,
Quando eu ando pela rua,
Sob o sol ou sob a lua,
Fico torcendo para ver,
Um broto aparecer.
Na praia ou no cinema,
Não gosto de sozinho estar,
E quando vejo um brotinho,
Quero logo conversar.
Se um brotinho me dá toda atenção,
Beijos e abraços, quanta emoção,
Eu não quero mais parar,
E se ela não zangar,
Mais beijos e abraços eu vou dar.
Na praia ou no cinema,
Não gosto de sozinho estar,
E quando vejo um brotinho,
Quero logo conversar.
Se um brotinho me dá toda atenção,
Beijos e abraços, quanta emoção,
Eu não quero mais parar,
E se ela não zangar,
Mais beijos e abraços eu vou dar....

O cantor, um dos pioneiros do rock no Brasil, também tem fez sucesso no carnaval com a marcha "Coração de jacaré", cantada até hoje nos bailes carnavalescos.


É também um dos artistas integrantes do movimento Jovem Guarda. Fez shows por todo o país e é reconhecido internacionalmente, se apresentando nos principais palcos da América Latina.

Carlos Gonzaga cantou a versão feita por Ravel (da dupla Dom & Ravel) para "Abraham, Martin & John", de Holler, um grande sucesso no Brasil em 1969 na voz de Moms Mabley. A música, na verdade, uma homenagem a Martin Luther Ling e aos presidentes norte-americanos Abraham Lincoln e John Kennedy, já ganhou inúmeras regravações pelo mundo afora, como as feitas por Al Hirt, Andy Williams, Bob Dylan, Bobby Darden Smith, Darin, Dion, Harry Belafonte, Leonard Nimoy, Marillion, Marvin Gaye, Paul Muriat, Ray Conniff, Rosetta Hightowe, The Bible, The Coppertones, Tom Clay e outros.

No Brasil, a versão de Carlos Gonzaga foi lançada em 1970 no LP "Eu só canto sucessos", pela RCA Victor.


Em 2008, Carlos Gonzaga participou do Programa Raul Gil... Ele continua sempre o mesmo, alegre e extrovertido, com um arquivo imenso de quase 500 músicas gravadas, entre aquelas que o consagraram: “Diana”, “Bat Masterson”, “Oh, Carol ! ” e tantas outras.



FONTE

Nenhum comentário: