sábado, 16 de julho de 2011

Jane Moraes


Jane Vicentina do Espírito Santo (Tatuí, 1943), mais conhecida como Jane Moraes, é uma cantora brasileira.

Jane Moraes, nasceu em família de músicos,( pai e irmãos) Aos seis anos de idade começou a cantar no Clube Papai Noel, na radio Tupy e foi a estrelinha do Canguru Mirim, no programa infantil de Ribeiro Filho, também na radio Tupy.



Participou dos primeiros teatros de vanguarda, na televisão Tupy , ao lado de Walter Foster, nesta época, já trabalhava como modelo em comerciais de televisão.

Iniciou sua carreira como profissional na orquestra do Zezinho e Luiz Arruda Paes, como crooner e vocalista com seus irmãos Sidney, Geraldo e Roberto. Apresentou-se em seguida durante um ano e meio no saudoso “João Sebastião Bar”,com o grupo de Ely Arcoverde. Neste mesmo tempo, gravou seu primeiro disco solo Janinha, com músicas de Walter Santos (Amanhã e Caminho) pela gravadora Farroupilha.

Logo depois entrou, junto com seus irmãos Sidney e Roberto para a formação do inesquecível conjunto vocal "Os 3 Moraes". Só para se ter uma idéia da importância deste trio, além de seus próprios discos, participaram das gravações e dos shows dos artistas: Baden Powell, Chico Buarque, Eduardo Gudin, Johnny Alf, entre outros. Participaram de todos os festivais de música da época, lançando grandes nomes, como o de Eduardo Gudin, Tom Zé, Egberto Gismonti entre outros.

Jane Moraes foi convidada, então, por Chico Buarque, para cantar solando em seu disco a música “Com açúcar e com afeto”, numa gravação que se tornou insuperável.



Em 1972 ganhou o primeiro lugar no Festival Universitário da TV Tupi, canal 4. Gravou, já em carreira solo, pela gravadora Odeon, músicas de Lupicínio Rodrigues, Tom Jobim e Eduardo Gudin.

Atuou em publicidade, onde gravou varias peças (jingles) e trilhas sonoras para TV e filmes, e se apresentou durante 11 anos também na música comercial.

Na década de 70, Jane formou, ao lado de seu marido Herondy Bueno, a dupla Jane & Herondy, que fez enorme sucesso com a canção "Não se vá", entre outras.

Em 1991, Jane Moraes voltou a se apresentar, retornando ao seu estilo jazz e Bossa Nova, cantando no Sesc Pompéia no projeto “Via Paulista” ao lado de Heraldo do Monte e Johnny Alf e no “Ópera Room”, com o Show “Jane Moraes lado A”.

No momento ela lidera o projeto Clube da Bossa - que visa trazer de volta a Bossa Nova com releituras de músicas da época e divulgando músicas novas no estilo.

FONTE

WIKIPÉDIA

Nenhum comentário: