sexta-feira, 15 de julho de 2011

Grupo Tradição


Michel Teló, ex-grupo tradição saiu do grupo em 2009 pra seguir carreira solo... O grupo se destacou como uma das grandes revelações sul-mato-grossense dos últimos anos. A música “Barquinho” virou hit nacional e projetou o ritmo diferenciado do Tradição no Brasil e no exterior. A frente do Grupo desde 1997, Michel afirmou ter tomado essa decisão que já havia sendo cogitada com os outros integrantes há algum tempo. Ele ainda deixou claro que todos esses anos no Tradição foram fundamentais para o seu amadurecimento profissional e por isso, será eternamente grato.



Com um estilo musical que mescla vários gêneros regionais, entre eles: vanerão, forró, axé, chamamé, sertanejo, música romântica, rasqueado, polca e guarânias o Grupo Tradição, formado em 1995,  pode ser incluído entre os representantes do Maxixe moderno (dança e música contemporâneas à moda da vaneira gaúcha) e da Tchê Music, de grupos musicais como Expresso Tchê, Tchê Barbaridade, Tchê Garotos, Tchê Guri, Garotos de Ouro (formação atual), Tchê Chaleira, Tchê Sarandeio, Balanço do Tchê, Grupo Furacão e Bandavanera.



A história do inconfundível batidão do Tradição começou em outubro de 1995, com a criação do grupo pelo então músico e, depois, empresário Wagner Hildebrand. A ideia era formar um grupo capaz de misturar ritmos como chamamé, rasqueado e vanera à música sertaneja e criar algo contagiante, alegre e dançante. O resultado surpreendeu.

Em 15 anos de trajetória, o grupo sul-mato-grossense soma várias conquistas: tornou-se fenômeno local; contabiliza 14 discos lançados; já incluiu canções em trilhas especiais e em novelas da Rede Globo; gravou com grandes nomes da música nacional, como Chitãozinho e Xororó, Bruno e Marrone e Zezé di Camargo e Luciano e colocou algumas canções na parada nacional.



Sem falar nas megaproduções que sempre foram as gravações de seus DVDs sobre trio elétrico, uma inovação criada pelo grupo e na indicação ao Grammy Latino em 2009. Há um ano e meio em nova fase, com novos integrantes (o guitarrista e vocal Wagner Pecóis é o único da antiga formação) o Grupo Tradição mantém a marca própria de tocar suas músicas e a proposta inicial de levar muita alegria e energia ao público, agora contando com jovens como o vocalista e gaiteiro Guilherme Bertoldo e seu irmão Leonardo Bertoldo (o Leko), baterista; o acordeonista Jeferson Villalva; Leandro Azevedo (baixo e vocal) e Márcio Pereira (percussão).



O estilo Tradição de fazer música continua mais contagiante do que nunca, sendo muito comum bandas do Brasil fazerem dele uma referência quando vão gravar ritmos como o batidão, a vanera ou mesmo o rasqueado. Por tudo isso, o Grupo Tradição continua na estrada, colocando seu caldeirão pra ferver.


FONTE


Nenhum comentário: