sábado, 2 de julho de 2011

42º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão

Tradicional evento de inverno da cidade começa hoje 02 de julho e vai até 24 de julho. Pré-estreia acontece hoje, em São Paulo...

A Orquestra Sinfônica de São Paulo realiza o concerto de abertura do festival às 21h deste sábado / Foto: Divulgação/Festival A Orquestra Sinfônica de São Paulo realiza o concerto de abertura do festival às 21h deste sábado Foto: Divulgação/Festival
Do Metro noticias@band.com.br

Chegou a época do ano mais esperada pelos amantes da música clássica. Terá início hoje – com direito a pré-estreia na capital – o “42º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão”.

A programação começa às 20h30, na Igreja São Luís Gonzaga (Av. Paulista, 2.378, Consolação, tel.: (11) 3231- 5954), com o Núcleo de Música Antiga da Emesp (Escola de Música do Estado de São Paulo). Sob a regência de Luís Otávio Santos, os músicos executarão três peças de Bach. A entrada é gratuita.

No fim de semana, as atrações estarão em Campos do Jordão. O destaque de amanhã é a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, que, regida por Pinchas Zukerman, apresentará obras de Ludwig van Beethoven no Auditório Cláudio Santoro (av. Dr. Luís Arrobas Martins, 1.800, tel.: (12) 3662-2334), com ingressos por R$ 100.

No domingo, todos os concertos são gratuitos. Os locais de apresentação estão no site .

  • Programação

Hoje (em SP)

20h30 – Núcleo de Música Antiga da Emesp

O Núcleo de Música Antiga da EMESP Tom Jobim desenvolve um projeto pedagógico único no país: um curso de performance em instrumentos de época, cuidadosamente preparados por uma equipe de professores especializados, de atuação internacional. O Núcleo, que tem a coordenação de Luis Otavio Santos, oferece aos alunos práticas específicas da interpretação histórica da música antiga, tais como: baixo-contínuo, análise barroca, retórica musical, terminologia de época, além de música de câmara e aulas de instrumentos antigos.

(Trechos da ópera Acis e Galatea do compositor barroco Georg Friedrich Haendel (1685-1759) apresentada nos dias 6 e 7 de novembro de 2010 pelo Núcleo de Música Antiga da Tom Jobim EMESP. Direção musical: Luis Otavio Santos. Direção cênica: João Malatian. Cenários e figurinos: Beto Mainieri)

Integram a equipe de professores:

Luis Otavio Santos - violino barroco
Ricardo Kanji - flauta doce
Livia Lanfranchi - traverso
Natalia Chahin - oboé barroco
João Guilherme Figueiredo - violoncelo barroco
Alessandro Santoro - cravo
Guilherme de Camargo - cordas dedilhadas barrocas

Amanhã (em Campos)

12h30 – Coral dos alunos da Fundação Bradesco

21h – Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), regida por Pinchas Zukerman

(Sob a regência do maestro Pinchas Zukerman. A violinista Jessica Linnebach e a violoncelista Amanda Forsyth, tocam pela primeira vez com a Osesp)**A Osesp foi indicada pela revista Gramophone como uma das três orquestras emergentes no mundo...

Domingo (em Campos)

11h – Orquestra Jovem do Estado

12h30 – Orquestra de Metais Lyra Tatuí

15h30 – Núcleo de Música Antiga da Emesp

16h30 – Orquestra Jovem Tom Jobim

18h – Orquestra Experimental de Repertório


Neste vídeo - O vencedor de 2010 foi Ariel Sanches, violinista de 19 anos de idade, nascido em São João da Boa Vista, interior de São Paulo. Como prêmio, ele foi o solista do Concerto nº 3 para violino e orquestra, de Camille Saint-Saëns, na audição que a OER (Orquestra Experimental de Repertório) realizou na Sala Olido, sob a regência da maestrina Érika Hindrikson. A obra é a mesma com a qual Sanches se destacou entre os demais músicos dos naipes de cordas, sopros, madeiras e percussão, que com ele concorreram em 2010: Concerto nº 3 para violino e orquestra, de Camille Saint-Saëns.

FONTE

BAND

Nenhum comentário: