sábado, 9 de julho de 2011

Nicolas Silva


Adolescente alagoano disputa concurso nacional de música no Rio de Janeiro - Nicolas Silva tem no currículo festivais no Ceará, Paraíba e São Paulo. Ele tem apenas 14 anos, mas possui um currículo de fazer inveja a muita gente grande.

O músico alagoano Nicolas Silva vem despontando como um dos grandes talentos da música instrumental local. Com participações em shows e festivais em diversos estados brasileiros, como Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, Nicolas tocou, inclusive, na abertura do show de um dos grandes violonistas brasileiros, Yamandu Costa.

O estilo escolhido pelo garoto não é comum entre os jovens de sua idade, que gostam de algo mais popular. Ele prefere os clássicos. Tanto que uma das primeiras músicas que aprendeu a tocar foi Minueto do compositor alemão Johann Sebastian Bach. “Sempre tive interesse em violão e, como meu pai é professor, houve muita influência para que eu começasse a estudar”, afirmou o jovem que toca violão desde os sete anos de idade.

Ele possui uma incrível capacidade de memorizar as partituras e executar as peças musicais. Os estudos dele começaram aos sete anos, mas antes disso, quando ainda tinha três anos, já demonstrava interesse em aprender”, disse Marcos Silva, pai de Nicolas e principal incentivador do menino.

Nicolas Silva nasceu em 1997, em Maceió (AL) e foi através da Música Erudita que se encaminhou tendo seu pai, Marcos, como professor. Em 2006, marcou o primeiro recital de Nicolas Silva no Conservatório de Música de Olinda (PE).

Ainda em 2006, é convidado pelo Conservatório Pernambucano de Música para apresentar um recital para professores e alunos. No ano seguinte, Nicolas fez sua primeira apresentação em Maceió, no Teatro Sesc Jofre Soares, com o Show Amigos e Violões, onde tocou ao lado de grandes músicos alagoanos.

No espetáculo “Violão em Chamas” realizado em 2010, Nicolas apresentou-se com a participação de seu pai e professor Marcos Silva.

  • Concurso nacional
Nicolas está inscrito no IV Concurso Jovens Músicos, que será realizado em novembro, no Rio de Janeiro. O concurso tem como objetivos incentivar e promover oportunidades para músicos promissores e revelar novos talentos.

Além disso, quem vencer o concurso terá direito a participar do projeto Música no Museu, que pretende formar novas platéias, facilitando e incentivando a presença de crianças e jovens aos concertos em diversos museus do país.

Outro atrativo para quem pretende participar do concurso é a chance de conseguir uma bolsa de estudos na James Madison University, centenária universidade americana.

Esta é uma oportunidade que tenho para fazer o que mais gosto, que é a música, além de tentar conseguir estudar fora do país”, concluiu.

As inscrições para o IV Concurso Jovens Músicos estão abertas até o dia 05 de agosto e podem ser feitas através do site http://www.musicanomuseu.com.br/

CURIOSIDADES/VIDEOGRAFIA

*Aos 13 anos, Nicolas Silva participou da homenagem ao baterista alagoano Beto Batera, realizado no Teatro de Arena Sérgio Cardoso - em 12/07/2010. O show, com o título de “Bate Batera” reuniu diversos nomes da música alagoana, sob a direção artística do guitarrista Geraldo Benson, amigo de longa data do homenageado. Além da Power Jazz houve a participação dos bateristas Ítalo e Téo; Everaldo Borges, Danúbio Lacerda e do trompetista Edson; o jovem de 13 anos de idade, Nicolas Silva, além de dois dos maiores guitarristas do país, os alagoanos Zé Barros & Toni Augusto, e o som afro do grupo Coletivo Afro-Caeté. Nas décadas de 70 e 80 Batera ganhou projeção nacional ao fazer parte das bandas de gente de peso, como Djavan, Roberto Carlos, Moacir Franco e Waldick Soriano.

 Hino Nacional - Nicolas Silva

(Nicolas Silva com 8 anos).

Nicolas ficou nacionalmente conhecido depois de se apresentar no Domingão do Faustão (2009), quando recebeu muitos elogios do músico Caçulinha: “Nicolas é um garoto de extraordinário talento. Não tenho dúvida que em breve se tornará um dos nomes de peso da nossa MPB”, comentou o acordeonista.


Nicolas participou do Programa "Alagoas Arte e Cultura" Programa apresentado pelo Paulo Poeta na TV Assembléia, é exibido diariamente pela Big TV canal 15, um programa de variedades, com músicas, poesias, entrevistas e informações.

 Marcha dos Marinheiros -Nicolas Silva


(Teatro do SESC Jofre soares Maceio-Al . E-mail .nicolasclassicos@hotmail.com)

FONTE

GAZETA WEB

Um comentário:

Unknown disse...

Nícolas Silva, estará no Teatro Deodoro no dia 23 de julho de 2014 as 19hs.