domingo, 24 de julho de 2011

Cuiabá apresenta: A Flauta através dos tempos


Pavilhão das Artes recebe o concerto com a flautista suíça Myriam Hidber Dickinson, o pianista brasileiro Nilo Cunha e a participação especial do instrumentista norte-americano e pesquisador de música antiga Willian Dickinson.


A atração ocupará o Salão Nobre do Palácio da Instrução na próxima quarta (27) às 19h30 e é uma realização do Conservatório de Música Lorenzo Fernandez com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso. A entrada é gratuita.

Com um repertório que contempla a música erudita internacional o espetáculo terá peças de Johann Sebastian Bach, Wolfgang Amadeus Mozart, Albert Franz Doppler e Philippe Gaubert, bem como músicas dos brasileiros Pixinguinha, Benedito Lacerda e Rodrigo Botter Maio. A escolha das peças em arranjos para flauta e teclas objetiva uma abordagem desde o período Barroco ao Moderno.

Cuiabá é a primeira cidade brasileira a receber o concerto "A Flauta através dos tempos" nessa apresentação única. Os músicos também o apresentarão em Campo Grande/MS e no Rio de Janeiro.

O secretário de Estado de Cultura, deputado João Malheiros, fala da importância de apoiar iniciativas de circulação cultural como essas, no sentido promover o intercâmbio no estado. Essa troca é muito importante para oxigenar a nossa produção artística, além de proporcionar produto cultural de qualidade para o publico matogrossense, diz Malheiros.


Os músicos

O concerto comemora os 22 anos do Conservatório de Música Lorenzo Fernandez e consolida o apoio que os instrumentistas estrangeiros dão para a complementação dos estudos do jovem pianista Nilo Cunha na Europa. Nilo foi aluno do conservatório por 8 anos onde obteve o diploma de técnico em Música. Posteriormente mudou-se para Campo Grande (MS) onde, em 2008, conheceu Myriam e William Dickinson, numa passagem dos músicos pela capital sul-mato grossense.


O casal Dickinson tem uma carreira internacional consolidada no campo da música erudita tanto na academia como nos palcos. É a quarta vez que eles vêm ao Brasil. Myriam teve sua formação musical na Suíça em locais como Schaffhausen Conservatory e Zurich Musikhochschule. Ela vive um momento bem agitado em sua carreira, com uma agenda internacional intensa, como solista de orquestras e outras formações musicais em diversos países, tais como: Suíça, Itália, Áustria, França, Estados Unidos, Bulgária, Egito e Ucrânia.


Nos últimos anos, a musicista em seus estudos deu ênfase maior ao vasto universo da música brasileira e ao choro em particular. A flautista, uma admiradora da nossa música, lançou quatro discos em parceria com outros músicos construindo um repertório erudito eclético. Em cada álbum ela contempla a musica brasileira com pelo menos uma faixa.

Desde 2004 promove um projeto intitulado "Brasil em Cores - the musical colours of Brazil", dedicado a musica nacional erudita e popular. No dia 23 de setembro/2009, Myrian apresentou-se no teatro Glauce Rocha, em Campo Grande/MS.

No site da flautista é possível conferir os trabalhos dela: http://www.myriamflute.ch/

Atualmente, Nillo Cunha cursa Graduação em Piano, pelo Conservatório Brasileiro de Música no Rio de Janeiro. É professor e regente de dois corais em Campo Grande (MS). Por meio do contato com os Dickinsons ele obteve uma bolsa de estudos na Suíça e foi orientado por renomados professores da área musical naquele país. Ao lado de Myriam e William realizou concertos também na Alemanha e na França.

Master Classes

Para músicos interessados em saber mais sobre a forma de interpretar peças de música antiga, história dos instrumentos e história da arte musical, o professor Willian Dickinson vai realizar na quinta-feira (28/07) um ‘Master Classes’, que seria uma aula para músicos que se dividem em executantes ou ouvintes. A aula ocorre no Cine Teatro Cuiabá.

Willian é nascido norte-americano, mas naturalizou-se na suíça. Ele constituiu sua carreia, de mais de 40 anos, em territórios americano, europeu e também asiático. É filho de uma mulher indonésia e por isso passou uma parte de sua vida no país de origem da mãe.

É mestre em música pelo Instituto de Artes da California (Los Angeles) e especialista em música antiga (flauta, canto, baixo continuo e regência) pela Escola Basiliensis Cantorum. Foi regente de grupos de musica antiga e cameratas nos vários lugares onde viveu. Atualmente é professor de Música de Câmara e de Música antiga no Conservatório de Winterthur. Outra curiosidade é que sua primeira formação acadêmica foi em bioquímica na Universidade de Harvard- EUA.

FONTE

CIRCUITOMT

Nenhum comentário: