domingo, 31 de julho de 2011

Marisa Barroso


Marisa Barroso - Beatriz Azevedo de Brito (17/2/1932 Rio de Janeiro/RJ). Foi descoberta por Ary Barroso. Atuou na TV e em clubes noturnos.


Em 1960, gravou pela Copacabana os sambas-canção "Canção do amor que não aconteceu", de Lauro Miranda e Otávio Ferreira e "Que pena", de Antônio Bruno.

No mesmo ano, gravou pela RCA Victor o samba-canção "Prenúncio", de Marino Pinto e Vadico e "Dois amigos" samba-canção de Ary Barroso. Foi escolhida pela crítica especializada como a "Cantora revelação de 1960".

São de 1961 as gravações de "Sinceridade", de Sérgio Malta e de "Dizem por aí", de Manoel da Conceição e Alberto Paz.

Nesse ano, gravou pela Copacabana o LP "Cantigas para enganar o tempo" com acompanhamento de Aloysio e seu conjunto, LP n o qual interpretou "Neste mesmo lugar", de Armando Cavalcanti e Klécius Caldas; "Conselho inútil", de Miguel Gustavo; "Samba de mudar", de Baden Powell e Geraldo Vandré; "Fala amor", de Djalma Ferreira e Luiz Antônio; "Ternura perdida", de Aloysio Figueiredo e Iná Monjardim, e "Triste bonita", de Nilo Queiroz e Billy Blanco, entre outras.

Na contra-capa desse disco, o jornalista Alberto Rêgo assim falou dela: "Marisa Barroso deixa de ser a "reveleção", a "risonha promessa" para - vencidas as naturais limitações da inexperiência e os nervosivos próprios dos estreantes - se afirmar, definitivamente, como grande intérprete da música popular brasileira, conquistando, com sua performance o lugar que lhe cabe, de fato e de direito, entre os "astros" consagrados do disco."


 Em 1962, obteve sucesso com as gravações de "A mesma rosa amarela", de Capiba e Carlos Pena Filho e "Bronzes e cristais", de Alcyr Pires Vermelho e Nazareno de Brito.

Aqui "Bronzes e Cristais", na voz da cantora Maysa. Belíssimo fox-canção de Alcyr Pires Vermelho e Nazareno de Brito, uma das faixas de maior destaque do terceiro LP de Maysa, e primeiro em 12 polegadas, "Convite para ouvir Maysa número 2" (RGE XRLP-5013), lançado em março de 1958. Marisa Barroso gravou Bronzes e Cristais em 78 rpm, em 1962 na Copacabana.


Em 1964, Marisa fez temporada em Portugal. Gravou pela CBS um LP com o regente e instrumentista Astor.


FONTE

Nenhum comentário: