sexta-feira, 22 de julho de 2011

Melissa Azevedo


Sua carreira começou em 1992, aos 15 anos, quando na ocasião, recebeu a menção honrosa como "melhor intérprete" no Festival Eco MS. Em 1998, Melissa Azevedo gravou com o grupo Chalana de Prata, e no ano seguinte, os programa Som do Mato, Cena Som e o I Temporadas Populares.

Já em 2002, a cantora sul-mato-grossense, que canta em bares e shows, lança seu CD 'Toda Rima', onde se lança também compositora, gravou ainda a canção 'Conversas e Promessas', de Márcio de Camillo e Rodrigo Sater, faixa esta que integra o projeto Gerações.

Em 2006 Melissa Azevedo gravou com Paulo Simões o CD GERAÇÕES • CONVERSAS E PROMESSAS • Paulo Simões & Melissa Azevedo • XIII.



Paulo Simões, um dos principais letristas de MS, em suas composições contextualiza a região pantaneira-sul-mato-grossense, como na frase 'na fronteira onde o Brasil foi Paraguai!'. A música mais popular do estado, Trem do Pantanal, é dele e Geraldo Roca. Como compositor, Paulo Simões aparece no GerAções com Lá Vem Você de Novo, um balada setentista dele e Geraldo Roca.

Conversas e Promessas é uma homenagem ao próprio Paulinho. A dupla Márcio de Camillo e Rodrigo Sater são, digamos, pupilo dele, já que o compositor de Trem do Pantanal acompanhou o amadurecimento dos dois. Paulinho escolheu Conversas e Promessas para cantar a afinada Melissa Azevedo, que já tem um disco solo lançado. Juntos produziram uma verdadeira balada country.

O CD GERAÇÕES reúne três gerações da música sul-mato-grossense num mix de ritmos e temas.

Uma mistura da tradicional música sul-matogrossense com os diferentes ritmos da Bacia do Prata - a guarânea, o chamané e a polca - à estilos contemporâneos, num verdadeiro encontro de gerações.

O disco tem patrocínio da Petrobrás e é produzido pelo músico e publicitário Marcio De Camillo.

Gerações reúne 28 artistas de diferentes idades, representantes da melhor cultura musical do Mato Grosso do Sul. Geraldo Roca, Paulo Simões, Celito Espíndola, Alzira Espíndola, Lenilde Ramos, Alzira Espíndola, Antônio porto, Beth e Betinha, Amambai e Amambay, Bêbados Habilidosos, Olho de Gato, João Fígar, O Bando do Velho Jack, Rodrigo Sater, Guilherme Rondon, Marcelo Loureiro..., alguns dos nomes que compõem essa viagem pela música do Pantanal.

A produção musical do Mato Grosso do Sul é uma mistura da influência dos ritmos dos países vizinhos Uruguai, Argentina e Paraguai associados aos ritmos regionais, que carregam fortes traços da herança indígena e os ritmos inconfundíveis do Cerrado e do Pantanal. O resultado é uma identidade musical que bebeu nas fontes da latinidade.

Em 2008, Melissa Azevedo comemorou no Som da Concha, 16 anos de carreira revivendo o repertório que a acompanhou em toda sua trajetória. Melissa vai interpretar diversas canções do seu CD "Toda Rima", músicas do Clandestino e de Paulo Gê.


No Som da Concha - abril/2008, a cantora interpretou, entre outras músicas, as canções: O que resta, Talento de sorrir (composições próprias), Mês de Maio (Almir Sater e Paulo Simões), Conversas e Promessas (Marcio de Camillo e Rodrigo Sáter), Pois é (Geraldo Espíndola e Paulo Simões), Canção sertaneja (Paulo Gê), Fundamental (Alice Ruiz e Alzira Espíndola) e Hora Contada (Guilherme Rondon).

Em 2009, a cantora Melissa - Acadêmica do curso de Música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)- e com vasta experiência em educação infantil - ministrou uma oficina de “Musicalização para Bebês”, no Centro Cultural José Octávio Guizzo.

Em 2009, a Melissa Azevedo, se apresentou no Teatro Aracy Balabanian, em Campo Grande, no Projeto Quarta Erudita.

O Projeto Quarta Erudita tem por objetivo fomentar e difundir a música erudita, proporcionando à classe artística deste segmento, espaço para suas apresentações e com isso incentivar a formação de público e de mercado, por meio do acesso aos bens culturais a preços acessíveis, acontecendo toda primeira quarta-feira de cada mês.

Em 2010, Melissa apresentou-se no projeto “Sexta no Sesc”, em Campo Grande/MS, em comemoração do Dia Internacional da Mulher. Melissa apresentou canções de seu CD “Toda Rima”, além de clássicos de diversos cantores regionais, como Almir Sater, Paulo Simões, Márcio de Camillo, Rodrigo Sáter, Paulo Gê, Alice Ruiz, Alzira Espíndola e Guilherme Rondon.
Em 2010, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) ofereceu o curso de Musicalização para Bebês e crianças até 5 anos, na Biblioteca Isaias Paim (enquanto o Centro Cultural José Octávio Guizzo (CCJOG) continua em reforma) ministrado pela cantora Melissa Azevedo, a partir de 13 de janeiro e com término em 15 de dezembro.

As aulas acontecerão às quintas-feiras nos períodos matutino e vespertino, divididas em Babies (crianças de 8 meses a 2 anos) com aulas das 9h às 9h30 ou das 14h às 14h30 e os Kids I (crianças de 2 a 3 anos) com aulas das 9h30 às 10h20 ou das 14h30 às 15h20, sendo necessária a participação de mães, pais ou responsáveis. As turmas Kids II (crianças de 4 anos) e Kids III (crianças de 5 anos) serão criadas conforme a demanda em dia e horário definidos pela professora.

"É o terceiro ano que ministro essa oficina de musicalização, onde a criança aprende brincando novas canções que, direcionadas à sua idade, desenvolverão vários aspectos do seu intelecto que extrapolam aos musicais. Para as crianças menores de 2 anos, toda a aula acontece em companhia do pai ou mãe", explica Melissa.

"Assim, além de contribuir para o desenvolvimento social e psicomotor da criança, a musicalização contribui para que a família aprenda junto a se comunicar musicalmente e, assim, estreitarem os laços e proporcionando momentos de prazer aliado ao aprendizado da música", finaliza a professora.

Melissa Azevedo é acadêmica do 4º ano do curso de música da UFMS e cantora sul-mato-grossense no cenário musical regional. Já trabalhou com educação infantil em várias escolas de Campo Grande e participou, ativamente, de diversos projetos musicais, entre eles Festival Eco MS (1992), Festival Universitário da UFMS (2001), Temporadas Populares (1999 e 2002), Cena Som (1999) e outros. A cantora gravou seu primeiro CD, o título "Toda Rima" em 2002. Fez participações especiais nos CD`s "Clandestino" (1999), de Paulo Gê; "Chalana de Prata" (1998), "Rumo a 2 mil e uns" (1998), de - Paulo Simões, "Gerações" (2006), "Cancioneiro Regional - Coro Infantil da Escola Paulo Freire" (2008) e "Animais mais mais - Música, poesia e muito mais" (2010), de Paulo Robson de Souza.

Nenhum comentário: