domingo, 10 de julho de 2011

Jesy Barbosa


Jesy Barbosa - Jesy de Oliveira Barbosa (15/11/1902 Campos, RJ / 30/12/1987 Rio de Janeiro, RJ). Cantora. Violonista. Jornalista. Poetisa. Rádio atriz. Autora de rádio novelas.

Seu pai era jornalista e a mãe, musicista. Ainda criança aprendeu a tocar violão e teve aulas de canto. Atuou como contista, teatróloga e conferencista. Trabalhou em várias revistas e jornais. Foi das primeiras cantoras da "Era do Rádio" a gravar discos, ainda nos anos 1920.

Iniciou a carreira artística em 1928, quando foi convidada por Roquete Pinto e ingressou na Rádio Sociedade, no Rio de Janeiro.

Gravou o primeiro disco, pela Victor, em 1929 cantando a canção "Olhos pálidos", de Josué de Barros e o samba-canção "Medroso de amor", de Zizinha Bessa, no qual colaborou nos versos, tornando-se a primeira cantora a gravar pela Victor no Brasil.

Nesse ano, gravou em dueto com Mário Pessoa o maxixe "Balaio", de Marcelo Tupinambá. Gravou também a valsa "Cismando", de Rogério Guimarães, com acompanhamento da Orquestra Victor Brasileira regia por Pixinguinha e a marcha-canção "Quero um homem bem vestido", de B. M. de Souza.

Em 1930, foi contratada pela Rádio Clube do Brasil. Nesse ano, foi escolhida em concurso do jornal "Diário Carioca" como a "melhor intérprete de música brasileira".

Gravou no mesmo ano a canção "Minha viola", de Randoval Montenegro, seu primeiro sucesso; as toadas "Coração de cabocla", de Plínio Brito e "Cantiga", de Marcelo Tupinambá; a toada-canção "Volta", de Mário Lopes de Castro e o fox-trot "Amor", de E. Goulding e Elsie Janis / Adpt. Ted Eastwood; com versão sua.

VOLTA
(Mário Lopes de Castro)

Tu disseste que meus olhos
eram dois sóis...
Tu disseste que meus seios
eram ninhos para o amor...
Tu deixaste em minha boca
um esplêndido sabor...
Tu falaste aos meus ouvidos
um segredo que nem sei...
E o disseste tantas vezes
que, por fim, acreditei.

Sim, dei-te tudo que guardava
com avarento pudor...
Dei-te todos os meus beijos,
dei-te todo a meu amor...
Quando, certo dia, por desgraça,
descobri que era enganada,
pois o amor que tu me tinhas
era desejo e mais nada!

E, depois, eu chorei tanto
a intensa dor,
com saudades das perfídias
desse amor só a ilusão...
Eu queria que voltasses
para alegrar o meu viver.
Eu bem sei que me traiste,
mas não te pude esquecer...
Que bem me importa a mentira
se a mentira é o meu prazer...

Vem aos meus braços, novamente,
para que eu possa, com fervor,
dar-te todos os meus beijos,
dar-te todo o meu amor.

Gravou ainda as canções "Quem ama vive a sofrer", de Sátiro de Melo; "Saudade danada", de Joubert de Carvalho; "Lenda sertaneja", de Cândido das Neves e "Romance sertanejo", de João Valença e Raul Valença.

Em 1931, quando de visita ao Brasil, o Príncipe de Gales, futuro rei Eduardo VIII da Inglaterra, a elogiou bastante levando diversos discos da cantora para a Grã Bretanha. Gravou em homenagem ao Príncipe o tango "Príncipe de Gales", de Gastão Lamounier e Mário Lopes de Castro.

Nesse ano, gravou as canções "Porque choro", de Joubert de Carvalho e L. Gonzaga; "No alto da serra",de Roberto Borges e J. C.Marinho e "Saudade que mata" e "Melodia do coração",de Jota Machado; o samba-canção "Gostar de alguém", de Joubert de Carvalho e Crísio Fontes; as valsas "A casa da serra", de Rosina Mendonça e Nunes da Silva e "Lábios que mentem", de João Martins e Carlos Medina e o tango "May",de Renato Leão de Aquino.



Gravou também o samba-canção "Baianinha", de Henrique Vogeler e Freire Júnior.

Registrou em 1932 os tangos "Queixas", de Zelita Vilar e Réa Cibele e "Meu céu, onde estás?", de Ademar Rich e Brodt Filho, as canções "Lá dos pampas", de Gastão Lamounier e "Sabiá cantador", de Randoval Montenegro e o samba "Um beijo não pecado", de Gastão Lamounier e Valdo Abreu.

Em 1933, gravou na Columbia os fox-canção "Saudades do arranha-céu", seu último sucesso e "Olhos perdidos", de Orestes Barbosa e J. Thomaz. Nesse ano, gravou na Odeon a canção "Ninho desfeito" e o fox-trot "Nunca mais", de Zelita Vilar e Réa Cibele.

Em 1935, passou a atuar na Rádio Tupi.

Atuou posteriormente como rádio atriz e escritora de rádio novelas como "Ressurreição", levada ao ar pela Rádio Nacional.

Gravou um total de 26 discos, principalmente na Victor, mas também na Columbia e na Odeon com composições de Joubert de Carvalho, Gastão Lamounier, Orestes Barbosa e outros., principalmente canções. Seus maiores sucessos foram a canção "Sábia cantador", de Randoval Montenegro, a canção-toada "Volta", de M. Lopes de Castro e o tango "Queixas", de Zelita Vilar e Rhea Cibele.

Em 1963, publicou o livro de poesias "Cantigas de quem perdoa", pela Livraria Freitas Bastos, de São Paulo. Foi redatora na Rádio Globo durante nove, atuando ainda como apresentadora. Segundo o compositor e jornalista Orestes Barbosa, sua especialidade, eram "as canções de emoção e pensamento".

Em 1998, o selo Revivendo incluiu sua interpretação de "Medroso amor", parceria sua com Zizinha Bessa no volume 6 da série "Músicas brasileiras".

Aqui na Rádio Batuta além das músicas "A escrava Isaura" (Marcelo Guaicurus) - Alda Verona e Orquestra Rádio Central "Amor" (Sivan Castelo Neto) - Alda Verona e Orquestra Rádio Central "Vingança" (G. Romeo) - Alda Verona; "Glorificação" (Osvaldo Santiago e Peri Pirajá) - Cristina Maristany, você também pode escutar "Cismando", de Rogério Guimarães interpretada por Jesy Barbosa.

FONTE

DICIONÁRIO CRAVO ALBIN

Nenhum comentário: