quinta-feira, 28 de julho de 2011

Festival de Inverno de Rio Claro

O 3º Festival de Música de Inverno pretende promover uma verdadeira maratona musical durante 20 dias, com 28 apresentações e oito atividades educativas (duas apresentações didáticas, cinco workshops e uma oficina).


Inúmeros estilos terão vez: música clássica e erudita, canto lírico, canto coral, modinhas, músicas de seresta, chorinho, samba raiz, samba antigo, mpb, bossa nova, jazz clássico e contemporâneo, baladas, pop-rock nacional e internacional, black music, soul, soul-samba, ska e world music.



Clássicos do samba e choro foram destaques no 3º Festival de Música de Inverno de Rio Claro - Festival prosseguiu nesta quarta-feira, no Casarão da Cultura.



André Haik Quarteto apresentou-se no 3º Festival de Música de Inverno de Rio Claro nesta quarta-feira, 20. Ao terminar o primeiro ano de estudos em Tatuí, o rio-clarense André Haik (bandolim), convidou Murilo Begnami (violão), Charles Barreto (percussão) e Beto Amaral (cavaquinho) para formar um grupo que revisita choros e clássicos do samba. Um pouco desse trabalho foi apresentado dentro do festival.

- Quanto mais nos aprofundamos na música, mais percebemos o quanto temos que aprender -, comenta Haik, convidando o público a compartilhar um pouco desse aprendizado nesta quarta-feira no Casarão.

O Casarão da Cultura fica na Avenida 3 com Rua 7. A entrada é franca.
O Festival de Inverno de Rio Claro tem programação especial na sexta-feira (29) com o show Villa/Jobim. Aberto ao público, o evento está sendo realizado no Casarão da Cultura. O espetáculo dessa sexta começa às 20h30. O público rio-clarense verá apresentação de lançamento do CD Tom Jobim para Violão Solo, de Daniel Murray. O show terá a participação especial do violonista Paulo Bellinati, produtor do CD e autor de alguns arranjos.



O show Villa/Jobim, que será apresentado na sexta-feira em Rio Claro inclui composições originais para violão solo, de Heitor Villa-Lobos, intercaladas por arranjos para peças e canções de Antonio Carlos Jobim.

Recém-lançado pelo selo carioca Delira Música, o CD já foi objeto de excelentes críticas.

Daniel Murray é considerado um dos mais talentosos violonistas de sua geração, e desenvolve uma ativa carreira como intérprete, arranjador e compositor. Apresenta-se como solista e em grupos de câmara no Brasil e no exterior ao lado de grandes músicos como Paulo Bellinati, Israel de Almeida, Toninho Carrasqueira, Rogerio Wolf, Heloisa Petri, Andrea Kaiser, Joaquim de Abreu, entre outros célebres violonistas e músicos brasileiros.

leia mais sobre Daniel Murray aqui no Diário
Nascido em 1981, Daniel Murray começou seus estudos musicais aos 6 anos de idade. Com 13 anos, incentivado pelo violonista José Murray, dedicou-se mais intensamente ao estudo do violão, vindo a ter aulas do instrumento com Floriano Rosalino, Celso Brescia (na Cia das Cordas), Edelton Gloeden, Paulo Porto Alegre... Desde então, vem se apresentando como solista e camerista, em espaços como Centro Cultural São Paulo, Teatro Municipal-SP, Masp...

Paulo Bellinati é natural de São Paulo, um dos mais respeitados violonistas brasileiros em todo mundo. Seu primeiro CD “The Guitar Works of Garoto” foi lançado nos Estados Unidos em 1991 pela GSP Recordings com toda a obra para violão do grande compositor/violonista Garoto (Annibal Augusto Sardinha). Premiado e elogiado no mundo inteiro, o CD é referência mundial do violão brasileiro e foi considerado de importância histórica pela crítica especializada.

O show de sexta-feira em Rio Claro tem patrocínio do Proac (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura), do governo do Estado de São Paulo.

O 3º Festival de Música de Inverno é uma verdadeira maratona musical, que durante 20 dias oferece 28 apresentações e oito atividades educativas (duas apresentações didáticas, cinco workshops e uma oficina). Inúmeros estilos têm vez: música clássica e erudita, canto lírico, canto coral, modinhas, músicas de seresta, chorinho, samba raiz, samba antigo, mpb, bossa nova, jazz clássico e contemporâneo, baladas, pop-rock nacional e internacional, black music, soul, soul-samba, ska e world music.

O evento é uma realização da Prefeitura de Rio Claro, através da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Orquestra Filarmônica de Rio Claro; conta com a colaboração das Secretarias Municipais da prefeitura e representantes da comunidade: Aquiles Faneco (músico), Balaio Zen, Boss – Roland, Cia do Tempo, Danilo Vecchiato (web designer), EM&T Campinas, Profa. Dra. Georgina Faneco Maniakas, Jog Music, Lig Chopp Germânia, Loc–Tok eventos, Mundocolor, Music Hall Rio Claro, Proac – Governo do Estado de São Paulo, ProEx-UFSCar e SuperSoft Sistemas.

O Casarão da Cultura fica na avenida 3, 568, Centro, (esquina com a rua 7), com entrada franca para todas as atividades.


Paulo Bellinati (São Paulo, 22 de setembro de 1950) é violonista, guitarrista, compositor e arranjador brasileiro.

Iniciou seus estudos de violão com o pai na infância. Teve aulas de violão erudito com Isaías Sávio e formou-se no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo.

Morou de 1975 a 1980 na Suíça, onde prosseguiu seus estudos no Conservatório de Genebra e lecionou no Conservatório de Lausanne.

Em sua discografia, além de discos com o grupo Pau Brasil, do qual fez parte da formação original e também da atual, estão os álbuns “Garoto” (1986, Discos Marcus Pereira); “Violões do Brasil” (1990, Crescente); “The Guitar Works of Garoto” (1991, GSP); “Serenata - Choros & Waltzes of Brazil” (1993, GSP); “Afro-Sambas”, com a cantora Mônica Salmaso (1996, Pau Brasil); "Lira Brasileira" (1997, GSP) e o DVD “Paulo Bellinati Plays Antonio Carlos Jobim” (2002, Mel Bay).

Como arranjador, trabalhou com Leila Pinheiro, Edu Lobo, Vânia Bastos e Gal Costa. Como compositor foi premiado em 1988 por sua música “Jongo”, gravada por John Williams.

FONTE

Nenhum comentário: