sábado, 9 de julho de 2011

Zezé Gonzaga


Zezé Gonzaga, nome artístico de Maria José Gonzaga (Manhuaçu, 3 de setembro de 1926 — Rio de Janeiro, 24 de julho de 2008) foi uma cantora brasileira. Iniciou a carreira aos 12 anos de idade, participando do programa de calouros de Ary Barroso.

Apadrinhada por Victor Costa, foi contratada pela Rádio Nacional, passando a integrar em seguida diversos conjuntos vocais, como As Moreninhas e os Cantores do Céu. Zezé chegou a ser a cantora mais tocada da Nacional e tornou-se uma das mais famosas intérpretes da era do rádio.

Estreou em LP no elogiado "Zezé Gonzaga", lançado pela Columbia, em 1956. Dona de uma bela voz soprano, Zezé sempre flertou com a música clássica. Chegou a estudar canto lírico, mas não seguiu carreira porque "o mercado é muito pequeno".

Mas ela deu suas escapadinhas de vez em quando. Na Rádio Nacional, era a preferida do maestro Radamés Gnatalli, de quem vira-e-mexe cantava temas eruditos, juntamente com obras de Villa-Lobos. Muitas vezes, para cantar sambas, ela baixava o tom da voz, para dar às músicas um caráter mais popular.


Zezé Gonzaga - 1957 - "Linda Flor"

(Zezé Gonzaga canta "Linda Flor" de Henrique Vogeler, Luiz Peixoto e Marques Porto em cena do filme "Chico Fumaça" de Victor Lima, arranjos para orquestra de Radamés Gnattali, estrelado por Mazzaropi em 1957.)

Aos 45 anos de idade, desanimada com os rumos que tomava sua carreira, atrelada ao comercialismo da gravadora Columbia (atual Sony Music), Zezé decidiu se aposentar. Passou 3 anos trabalhando numa creche em Curitiba, Paraná.

Um dia, Hermínio Bello de Carvalho — velho fã da época do rádio — reapareceu em sua vida com uma proposta irrecusável: voltar ao Rio para gravar um LP. Mas não um LP qualquer e sim um de canções do velho amigo Valzinho (célebre compositor que atuava como violonista dos regionais da Rádio Nacional), acompanhadas pelo sexteto de Radamés.

Foi um dos melhores discos do ano (1979), com as honras de ter revelado ao grande público a arte de Valzinho, que morreria meses depois, e de ter provado que Zezé Gonzaga ainda era a mesma. Desde então, não parou mais: fez shows, recitais, viagens. Discos, mesmo, só em participações especiais.

Até que Hermínio voltou a ser seu anjo da guarda. Produziu o excelente CD "Clássicos", em que Zezé canta em dupla com Jane Duboc.



A oportunidade de gravar o primeiro CD solo surgiu no início de 2002, quando a cantora mineira fez uma série de apresentações no Paço Imperial, no Rio de Janeiro. Em uma delas estava a cantora Olivia Hime, dona da gravadora Biscoito Fino. O convite para gravar foi imediato. Assim, nasceu "Sou apenas uma senhora que ainda canta", unindo canções do passado a novas composições, num repertório magnífico, esplendorosamente interpretado.

Zezé aos 76 anos gravou pela Bicoito Fino o CD Sou Apenas uma Senhora que Ainda Canta. Mais que uma senhora que ainda canta, Zezé Gonzaga é uma rainha da época de ouro da rádio brasileiro que continua encantando com sua interpretação e jeito de ser.

Aos 81 anos, completados em setembro/2007, Zezé Gonzaga se auto-proclama 'apenas uma senhora que ainda canta', título de seu primeiro álbum lançado pela gravadora Biscoito Fino, em 2002. Foi mais um trabalho idealizado por Hermínio Bello de Carvalho, com quem mantém efetiva amizade há mais de meio século. "Esse cara eu apelidei de 'meu anjo barroco' por causa dos cachinhos. Se eu tivesse um filho, gostaria que fosse como ele: inteligente e dono de um coração que não tem tamanho", diz a cantora mineira, nascida Maria José Gonzaga, na pequena cidade de Manhuaçu, neta de maestro e filha da união da flautista Oraida com o luthier Rodolpho Gonzaga. "Acho que vim ao mundo com o passaporte para cantar", brinca.

Para ler o texto completo, no Overmundo, clique em:
Zezé Gonzaga, a linda flor da canção brasileira


(Voz: Zezé Gonzaga - Piano: Maria Teresa Madeira - Clipe que encerrava cada capítulo da Minissérie Chiquinha Gonzaga, exibida em 1999, pela Rede Globo de Televisão. Em 2008, foi lançada em DVD, mas os clipes foram cortados).

A cantora Zezé Gonzaga faleceu na cidade do Rio de Janeiro, em 24 de julho de 2008.

FONTE

WIKIPÉDIA

Nenhum comentário: