sábado, 16 de julho de 2011

Robson Santos


O carioca Robson Santos é formado pela Faculdade de Medicina de Itajubá, mestre em ciências biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutor em fisiologia pela Universidade de São Paulo. Fez pós-doutorado na Cleveland Clinic Foundation, nos Estados Unidos.

Atualmente, mora em BH e é professor titular do Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, além de presidente da Comissão Científica da Sociedade Brasileira de Hipertensão.

Dono desse vasto currículo, o doutor dará lugar, esta noite, ao compositor compulsivo e apaixonado por música que já fez cerca de 100 canções. Robson Santos subirá ao palco da Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes, para lançar Legos, seu quinto CD.



O nome foi inspirado numa palestra. Diziam que quanto mais peças do brinquedo Lego um país tinha, mais desenvolvido era”, conta o músico. O título do CD leva o nome de uma das faixas: “Meu bem, meu bem/ O mundo é uma besteira/ Legos e fronteiras”, diz a canção. Ele garante: seu trabalho musical não deixa de ser uma reunião de peças, pois jazz, blues, reggae, rock e outros gêneros estão presentes.

Como compositor, não sou preso a um estilo. O que vem da inspiração coloco para fora e componho”, explica. Ele dá o exemplo de um recente sambinha, meio bossa nova, Samba do gatuno, inspirado no ladrão que entrou em sua casa e roubou um violão. “Quem sabe ele pode virar sambista”, canta Robson ao telefone, brincando.


Robson Santos abre espaço para gêneros musicais, mas avisa: diversidade tem limite. “Em meu trabalho, há temas sociais mais sérios, muita coisa de amor e o ritmo varia de acordo com o assunto. É um pouco freestyle. Só não faço sertanejo e pagode”, conta.

No show, ele estará acompanhado de Bruno Vellozo (baixo), Rafael Vellozo (bateria), Claudio Kiari (guitarra) e Deangelo Silva (teclados). Quatro convidadas especiais vão se apresentar com Robson: Carla Villar, Glaucia Coutinho, Cibele Codonho e Holly Holmes – amiga americana, cantora e compositora, está no Brasil pesquisando sobre o Clube da Esquina.

Robson Santos lança seu mais novo CD Legos, na Sala Juvenal Dias, do Palácio das Artes, na quarta-feira (18). Com a participação especial dos músicos Holly Holmes e Cibele Cononho, o show apresenta canções com arranjos de Adriano Campagnani, Filó Machado e Amaury Ângelo.

Robson começou a compor músicas aos 12 anos de idade. As diversas influências culturais que ele teve podem explicar, em parte, a variedade de gêneros de suas canções. Já compôs mais de 150 títulos, incluindo baiões, rocks, sambas, jazz e bossa nova. Já realizou parcerias com Nonato Luiz, Henrique Annes, Filó Machado, Ângelo Amaury e Adriano Campagnani, entre outros músicos.

Legos, que tem a participação de Carla Villar e Glaucia Coutinho, cantores de Minas Gerais. Os arranjos foram feitos por Adriano Campagnani, que também tocou baixo, guitarra e violão no álbum. Na bateria André Campagnani e Hugo Soares. Claudio Farias participou de uma faixa “Legos”, tocando teclados. Acompanham ainda Robson Santos no show os músicos Bruno Vellozo, Rafael Vellozo, Claudio Kiari e Deangelo Silva.



Nascido no Rio de Janeiro, Robson Santos já residiu em várias cidades no Brasil (Campo Grande-MS, Santos/SP, São Paulo, Belo Horizonte/MG, Ribeirão Preto/SP) e mesmo no exterior (Cleveland-OH). Isso talvez seja uma das explicações para a variedade de estilos de suas composições.

Robson tem parcerias com Nonato Luiz, Henrique Anes, Filó Machado e Amaury Angelo (Aranha) , entre outros. Acabou de gravar seu quarto disco que contou com a participação de Filó Machado, Cibele Codonho e da cantora americana Holly Holmes com quem divide a autoria de uma das 16 musicas do CD Límbico Trem.



Além de Filó Machado, outros músicos importantes participaram das gravações: Nenen (Esdras), Adriano Campagnani, Amaury Angelo e Daniel Silveira (teclados). Dividiram os arranjos Amaury Angelo, Adriano Campagnani, Filó Machado e Daniel Silveira, parceiro de Robson na música "Pra você".

No primeiro disco, LP Confraria gravado em 1980, Robson Santos contou com a participaçào de Celso Machado, Filó, Sizão Machado e da cantora Nilza Maria. Várias parcerias suas com Nonato Luiz foram incluidas nesse disco.

Já no segundo disco, o CD Profissão de Menino, gravado em 1994, Robson Santos optou por incluir musicas essencialmente de sua autoria. Participaram desse CD o cantor Tadeu Franco, a cantora Cibele Codonho e Filó Machado, que também ficou responsável pelos arranjos.

No terceiro CD Verniz de 1999, Robson contou com a participação de Beto Guedes e Filó Machado dentre outros. Amaury Angelo fez os arranjos.

Além de compositor e interprete, Robson Santos é cientista atuando na área cardiovacular. Tem mais de cem trabalhos publicados mas a música não fica para tras. Já passam de cem suas composições que vão do rock ao baião, passando pelas baladas, samba e jazz e bossa nova.


FONTE

TOQUE MUSICAL

divirta-se

Um comentário:

robsonsant disse...

Oi Beth,
Gostei muito do seu post. Estou no momento vivendo em Berlim. Em breve volto pro Brasil. A intenção é gravar mais um CD até o final do ano.
Obrigado.
Um abraço,

Robson Santos