sábado, 9 de julho de 2011

Itamar Assumpção


Representante da chamada Vanguarda Paulista, que agitou a música brasileira entre os anos 70 e 80, morto em 2003, o músico e poeta Itamar Assumpção ganha documentário inédito chamado 'Daquele Instante em Diante', dirigido por Rogério Velloso. O filme chegou aos cinemas nesta sexta-feira (08/07/2011), em cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Salvador e Santos.

O trabalho foi produzido durante pouco mais de três anos, em que o diretor reuniu material e editou os depoimentos. Tanto tempo de produção levou a descoberta de vasto material com diversos momentos de sua intimidade. Com rico material de arquivo, vindo de arquivo pessoal e de emissoras de TV, conta até com a última aparição pública do artista.


O título 'Daquele Instante em Diante' é inspirado na música 'Por que que eu não pensei nisto antes?' e se trata de mais um trabalho inspirado no vasto legado deixado pelo artista, um dos mais polêmicos e interessantes nomes da música brasileira.



Por Que Que Eu Não Pensei Nisso Antes
Composição: Itamar Assumpção

Pensei seduzir você com algo bem provocante
Gingando num bambolê me equilibrando em barbante
Dançando numa tv coberto com diamantes
Num carrão zero, por que que eu não pensei nisso antes

Pensei seduzir você daquele instante em diante
Além de fazer crochê pensei dar vôo rasante
Ir ao cinema, escrever, reinar nesse caos reinante
Impressionante, por que que eu não pensei nisso antes

Pensei seduzir você fazendo ar de importante
Te oferecendo um ap, um drinque, um refrigerante
Testando hiv, consultando cartomante
Só sobre a gente, por que que eu não pensei nisso antes

Pensei seduzir você domesticando elefantes
Cuidando bem de bebês, kim, kaue, joy, doando-me pra transplantes
Eu mesmo ser meu dublê, meu próprio representante
Por cargas d'água, por que que eu não pensei nisso antes

Pensei seduzir você mostrando-me confiante
Plantando um pé de ipê, ecólogo ambulante
Limpando o rio tietê e outros rios restantes
Ser carioca e baiano, por que que eu não pensei nisso antes

Pensei seduzir você mudando-me qual mutante
De alguma estrela trazer um raciocínio brilhante
Bater no peito e dizer, num brado bem retumbante
Só penso em você, por que que eu não pensei nisso antes
Por quoi je ne pas pense a çá avant

Entre os entrevistados estão a poeta Alice Ruiz, a cantora Suzana Salles, o publicitário Ricardo Guará, o professor Luiz Tatit conceituando, o guitarrista Luiz Waack a cantora Anelis Assumpção, filha do documentado.

O longa dá início a série de filmes 'Iconoclássicos', baseados em vida ou obra de cinco artistas brasileiros. O Itaú Cultural apresenta ICONOCLÁSSICOS, uma série de filmes sobre artistas brasileiros contemporâneos. São cinco documentários, cada um dedicado a um ícone. São eles: o músico e compositor Itamar Assumpção, o artista plástico Nelson Leirner, o dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, o cineasta Rogério Sganzerla e uma adaptação do livro Catatau, do poeta Paulo Leminski. Todos eles são referências importantes no contexto da produção cultural brasileira e suas obras são um legado para as novas gerações.



Estes filmes estão repletos de informações e referencias sobre os artistas, contendo farto material de arquivo e entrevistas. Tratam de suas biografias e mostram a postura iconoclasta e visionária de suas produções. Cada um dos filmes está sendo produzido por um diretor de destaque no contexto cinematográfico brasileiro, imprimindo uma qualidade autoral às obras.

Assista ao trailer:


Itamar de Assumpção (Tietê, 13 de setembro de 1949 — São Paulo, 12 de junho de 2003) foi um compositor, cantor, instrumentista, arranjador e produtor musical brasileiro, que se destacou na cena independente e alternativa de São Paulo nos anos 1980 e 1990.

Itamar foi um dos grandes nomes e contribuidores da cena alternativa que dominou São Paulo nos anos 70-80 do século XX, movimento que convencionou-se chamar de Vanguarda Paulista. A Vanguarda Paulista reuniu artistas que decidiram romper o controle das gravadoras sobre a produção e lançamento de novos talentos nos anos finais da Época das Trevas Modernas - anos anteriores a Internet... LEIA MAIS SOBRE ITAMAR ASSUMPÇÃO AQUI NO BLOG.


FONTE

UOL

DIÁRIO DA MÚSICA

Nenhum comentário: