domingo, 31 de julho de 2011

Marcelo Dias



Depois do sertanejos, cantor lírico de MS ganha destaque nacional. Marcelo Dias já se apresentou no principal palco da música clássica do país Barítono começou a carreira em 1997 e atualmente mora em Curitiba (PR)...

Mato Grosso do Sul é um celeiro de cantores de música popular, principalmente sertaneja, que se destacam no âmbito nacional. Luan Santana, Michel Teló e a dupla Maria Cecília & Rodolfo são os mais recentes exemplos. Porém, um ou outro cantor desponta para a música erudita. Um deles é o campo-grandense Marcelo Dias, 30 anos, que está soltando a voz de barítono em palcos importantes, como a Sala São Paulo, considerada a mais importante da América Latina e reconhecida internacionalmente.


O cantor lírico começou a carreira musical em 1997 na capital sul-mato-grossense e, atualmente, mora em Curitiba (PR). Dias mudou para lá em setembro do ano passado, após passar no concurso da Camerata Antíqua de Curitiba, onde integra o coro. Meses depois, começou a estudar na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, com as professoras Neyde Thomas e Denise Sartori.

"A Camerata Antíqua é bem tradicional e bastante renomada, com profissionais de alto nível. Para mim, foi um salto muito grande entrar lá, pois em Campo Grande não tem um grupo tradicional de música erudita", conta o cantor em entrevista ao G1.

Algumas das apresentações de Marcelo Dias com a Camerata foram realizadas na Sala São Paulo e também no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão (SP) no mês de junho. Em solo, o cantor lírico interpretou uma suíte da ópera Porgy end Bess, do compositor norte-americano George Gershwin.

"Todo músico sonha em um dia pisar naquele palco, que é um grande templo da música erudita. A emoção foi inigualável, as apresentações estavam lotadas, um público atento e participativo. Este é um momento muito importante e feliz da minha carreira", disse o músico.

Emoção descrita, em poucas palavras, pelo primeiro professor de música do barítono, o regente do coral da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Manoel Câmara Raslan. "Quando a voz dele fluiu na sala, as pessoas ficaram emocionadas".

Dias destaca a influência de seu primeiro mestre na carreira. "Raslan é o grande responsával por tudo isso. Foi ele que me viu no meio da multidão e descobriu que eu tinha aptidão. Ele fez um trabalho emocional e psicológico em mim e me incentivou a correr e buscar todas as coisas", relata o cantor.
  • Trajetória
No início da carreira, Marcelo Dias aliava a música lírica e a popular. Ao mesmo tempo em que se apresentava com o coral da UFMS, cantava em festas e barzinhos na noite campo-grandense. No tempo em que ficou no coral, atuou em cortinas líricas, recitais, óperas e concertos com a Orquestra Sinfônica de Campo Grande.

"Ele é uma boa pessoa, cheia de valores interessantes. Não perde a essência dele. Isso é uma coisa muito legal de ver"- Regente do coral da UFMS, Manoel Raslan

O cantor já teve destaque no Festival Música nas Montanhas em Poços de Caldas (MG) e no 1º Concurso de Canto Lírico do Rotary Club de São Paulo.

"De lá para cá, tive oportunidade de estudar com muitos professores", disse o cantor. Na capital sul-mato-grossense, estudou com Manoel Raslan, Suelly Espinosa, Edineide Dias e Cristina Passos. O aprimoramento da formação foi feito com os professores Francisco Campos Neto, Celine Imbert, Regina Helena de Mesquita e Marco Antônio da Silva Ramos, todos de São Paulo (SP).

Raslan lembra que Dias começou a cantar bem cedo e se agarrou a todas as possibilidades que apareciam. "Ele foi ganhando respeito e aproveitando oportunidade de estudar." Além disso, o regente do coral da UFMS destaca características do músico que influenciaram na trajetória dele.

"Ele é uma boa pessoa, cheia de valores interessantes, que nos dá muita alegria e contentamento. Não perde a essência dele, de amigo, de família, de cidade. Isso é uma coisa muito legal de ver", disse Raslan.

Seu nome começa a ser reconhecido em Curitiba com o recebimento de convites para diversas óperas e concertos. "Tem sido ótima a contrapartida do meu traballho, conquistei um espaço bom em pouco tempo", afirma o cantor lírico, que finalizou dizendo que sonha em chegar ainda mais longe na carreira.

FONTE


Nenhum comentário: