terça-feira, 29 de março de 2011

Clã Brasil


O Grupo Musical Clã Brasil – uma das bandas paraibana de maior sucesso no Brasil e no exterior – foi homenageado pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) em sessão solene realizada no dia 6 de abril/2010 no plenário da Casa. Os sete integrantes da banda receberam a ‘Comenda Ariano Suassuna’.



Grupo Clã Brasil cantando "Chiclete com Banana", música de Gordurinha e Almira Castilho - no 1° Festival Internacional da Sanfona em Juazeiro/BA, dia 21/03/09.

O Clã Brasil é formado por sete componentes e tem um estilo calcado na herança musical de ‘Dedé do Cantinho’, da cidade interiorana de Itaporanga (PB), ritmado pelos baiões, xotes, cocos e toadas popularizadas por Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino, Elba Ramalho, Dominguinhos, Sivuca, Marinês, Maciel Melo, Pinto de Acordeon, Marcos Maia e Bebé de Natércio. O grupo também tem composições próprias de Badu e Lucyane, com acentuada aceitação do público.

No exterior, o Clã Brasil já se apresentou em Lisboa (Portugal) e Milão (Itália), com o legítimo forró para a apreciação dos europeus. Já participou de vários eventos, dentre eles o ‘Vem Viver a Paraíba’, lançamento do CD e livro de Marinês, em João Pessoa (PB).

Com cinco CDs e um DVD gravados em seus cinco anos de existência, o Clã Brasil já se apresentou nos principais palcos do Nordeste brasileiro e no exterior.

Os integrantes do grupo também participaram da gravação de um CD e um DVD instrumental com Sivuca, que também fez parte do DVD do grupo. Gravou o primeiro DVD ao vivo no Cine Bangüê do Espaço Cultural, em João Pessoa, com participações ao vivo de Sivuca, Marinês, Pinto do Acordeon, Antônio Barros, Parafuso (Três do Nordeste), além de contar com os depoimentos de Elba Ramalho, Dominguinhos, Flávio José e Antônio Nóbrega.



O grupo tem a seguinte formação: Lucyane Pereira Alves (acordeon, fole de oito baixos e voz principal); Laryssa Pereira Alves (zabumba, violino e vocal); Lizete Pereira Alves (flauta transversa, pífano e vocal); Fabiane Fernandes (cavaquinho, viola de dez cordas e vocal); José Hílton Alves, o Badu (violão de sete cordas e vocal); Maria José Pereira Alves (triângulo e vocal); e Francisco Filho (percussão).

Segundo bem destacou o crítico musical, poeta e produtor Ricardo Anísio: "analisar o grupo Clã Brasil é fugir da metáfora sem destrancar-nos da poesia. Realidade cristalina, as meninas que formam esse núcleo de sublime construção musical são ao mesmo tempo doces, amorosas e guerreiras. São flores que têm lá seus espinhos guardiões da sua compreensão musical: a defesa inegociável das legítimas tradições estéticas oriundas de mestres como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Antônio Barros, Jacinto Silva, Gordurinha, Elino Julião, entre outros.


(Vídeo extraído do DVD do grupo paraibano de forró pé-de-serra Clã Brasil, gravado no Teatro Paulo Pontes (Espaço Cultural), em João Pessoa/PA).

Dados Artísticos


Grupo oriundo de Itaporanga (PB) e formado no início dos anos 2000. A formação base conta com as quatro irmãs Lucyane, Laryssa, Lizete e Maria José; e o pai, José Hilton. A família sempre frequentou os bancos acadêmicos de prática e teoria musical.

Com forte influência dos maiores nomes da música tradicional nordestina, como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Antônio Barros, Jacinto Silva, Gordurinha e Elino Julião, lançaram primeiro CD em 2002: "A sedução do Clã Brasil".

No ano seguinte, lançaram o disco "De onde vem o baião", cuja música título foi composta por Gilberto Gil ainda nos anos 1980.

No álbum, também constou uma composição de Chico César: "Paraíba meu amor".

Em 2004, lançaram o primeiro CD ao vivo "Forró pé-de-serra ao vivo", no qual regravaram sucessos como "Asa Branca" e "Paraíba" de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira; e "ABC do sertão" e "Sabiá", de Luiz Gonzaga e Zé Dantas.

Em 2006, lançaram o segundo CD ao vivo, com o mesmo título do anterior. No repertório, canções assinadas por compositores como Accioly Neto, em "Espumas ao vento"; Pinto do Acordeon, "Tem que ser pra ser"; e Sivuca (c/Glória Gadelha) em "Feira de Mangaio".

Ainda nesse mesmo ano, lançaram um DVD ao vivo, que contou com participações especiais de Sivuca, Marinês, Pinto do Acordeon e Marcos César.

Em 2009, gravaram um novo projeto: O CD/DVD "Clã Brasil canta Dominguinhos". O disco contou apenas com composições do referido compositor, cantor e sanfoneiro.

No ano seguinte, no dia 6 de abril, receberam homenagem solene no plenário da Câmara Municipal de João Pessoa e receberam a "Comenda Ariano Suassuna". Ainda em 2010, foram considerados por especialistas como o grupo paraibano de maior sucesso no Brasil e no exterior.


FONTE

Site Oficial

Dicionário MPB

Nenhum comentário: